dcsimg

Quando a seguradora pode cancelar o seu seguro auto

Muita gente que possui seguro automotivo busca esse serviço para ter uma maior tranquilidade em relação ao veículo, porém se esquece de que tem algumas obrigações. O consumidor quer sempre ter razão, mas para que ele possa ter o serviço contratado, deve cumprir com algumas obrigações.

No caso do seguro auto, se algumas delas não forem cumpridas, o segurado pode sofrer penalidades, como não pagamento dos danos ao veículo em casos de sinistro e até mesmo ter o seu seguro cancelado. Por isso atente-se ao que pode causar o cancelamento da apólice.

Falta de pagamento

Quando as parcelas não são pagas ou quando alguma parcela não é paga até a data do vencimento, em um primeiro momento é comum que as seguradoras suspendam a cobertura do seguro até que essa seja regularizada. Porém, se isso não for feito de forma rápida ou não houver uma negociação com a seguradora, o seguro pode ser cancelado.

Quando o valor do prêmio é feito em uma única vez ou a primeira parcela não é paga até o vencimento, o seguro é automaticamente cancelado porque a seguradora entende que não houve adesão por parte do segurado.

Declarações falsas ou inexatas

Quando se vai contratar o seguro é preciso preencher um formulário que contém informações pessoas, como número de documentos, informações sobre os dados do veículo e sobre a forma de utilização desse. As informações prestadas podem afetar diretamente no risco e também na aceitação do seguro e assim influenciar sobre a tomada de decisão da seguradora.

Por isso, ao preencher o formulário, é preciso prestar informações reais, até porque elas podem influenciar posteriormente no caso de um pagamento de sinistro.

Suicídio

Suicídio não é considerado um acidente ocasional e por isso não será indenizado pela seguradora. Quando houver a perda total do veículo, o valor não será reparado e a apólice será cancelada após o ocorrido.

Perda total

Nesse caso pode-se considerar situações nas quais o veículo roubado não foi recuperado e um acidente que provocou danos irreparáveis no veículo. Nesses casos, como não há mais um carro, não existe o porquê ter um seguro, então automaticamente a seguradora irá cancelar a apólice.

Lógico que antes será paga a indenização, porém vale lembrar que se você tiver parcelado o valor do prêmio, as parcelas restantes serão descontadas da indenização.

Limite Máximo de Indenização ultrapassado

No caso de se acionar o seguro várias vezes, se os valores do sinistro ultrapassarem o limite máximo das indenizações, ele também será cancelado. Isso porque você já utilizou o valor que poderia e não há mais com o que a seguradora arcar. Nesse caso, se houverem parcelas do prêmio a vencer, elas serão descontadas da indenização.

Outras cláusulas previstas em contrato

Nessa situação podem haver diversas cláusulas que estão presentes na apólice que podem levar ao cancelamento do seguro e isso pode variar de uma seguradora para outra. Por isso, antes de fazer seu seguro é importante ler a apólice com atenção.

Leia mais artigos sobre:

Comentários

Rene Romero - 19 de Abril de 2018 às 00:17

Boa noite!

Tenho um carro parado devido a uma aquaplanagem, pois ao acionar o seguro me passaram que havia vencido a 3 meses. Só que não tinha recebido nem o cartão do seguro com 1 ano pois tudo é endereçado à corretora, sempre renovei mediante ao aviso de renovação das duas partes. Em resposta era que ficaria por isso pois eu não tinha seguro. E a seguradora se esquivou e a corretora também. Qual procedimento a se tomar?

Agradeço desde já.

Samira - 13 de Abril de 2018 às 00:26

Bom dia,

Tenho o seguro há mais de cinco anos, fui renovar e a seguradora alegou que o carro tem mais de 10 anos! Isso pode?

Obrigada

Sanaira Silveira - 8 de Janeiro de 2018 às 20:10

Boa tarde Renata,

Obrigada por comentar no SeguroAuto,
Para seu tipo de problema, somente um corretor poderá ajuda-la.

Caso você tenha interesse em fazer uma cotação ou renovação de seguro, preencha o formulário em nossa página clicando no link https://goo.gl/gc1bj1 para que um corretor parceiro entre em contato com você.

Atenciosamente

Renata - 5 de Janeiro de 2018 às 20:37

Olá,

Meu seguro cancelou o meu contrato alegando que não quiseram renovar, pois já passou a vigência de 1 ano, ocorre que um mês antes do vencimento eu paguei duas parcelas adiantadas e eu fechei com Ituran que terceirizou para Cardif, porque no mês passado sofri um acidente, vou entrar na justiça para receber meus direitos e o conserto do meu veículo. O que vocês acham?

Att

Sanaira Silveira - 18 de outubro de 2017 às 12:59

Bom dia Bruno,

Obrigada por comentar no SeguroAuto,
Por favor, entre em contato com seu corretor para que possa ajuda-lo.
Caso você tenha interesse em fazer uma cotação ou renovação de seguro, preencha o formulário em nossa página clicando no link https://goo.gl/gc1bj1 para que um corretor parceiro entre em contato com você.

Atenciosamente

Bruno - 17 de outubro de 2017 às 16:55

Boa tarde,

Fiz o Seguro no Banco do Brasil, nunca atrasei nenhuma parcela, era debitado em conta, e o segundo ano de Seguro, nunca usei o Seguro para nada e de repente me vi com o seguro cancelado, não me avisaram e apenas devolveram meu dinheiro sem nenhuma satisfação. O que pode ter acontecido? Isso cabe um processo? Eu estava com o carro sem Seguro acreditando que estava segurado.

Obrigado

Sanaira Silveira - 31 de agosto de 2017 às 13:19

Bom dia Sergio,

Obrigada por comentar no SeguroAuto,
Visite nosso site e faça sua cotação já! Preencha o formulário em nossa página clicando no link https://goo.gl/gc1bj1 e receba todas as informações necessárias para a concretização de sua proposta.

Atenciosamente.

Sergio - 29 de agosto de 2017 às 22:30

Olá, por favor, por gentileza, tenho a seguinte dúvida, estou comprando um carro novo, e já tratei que na loja mesmo vou fazer o seguro, a partir do momento que eu sair da loja dirigindo o carro, o mesmo já esta segurado.

Att.

Sanaira Silveira - 29 de junho de 2017 às 23:51

Boa noite Samanta,

Obrigada por comentar no seguroauto.org,
Para seu tipo de dúvida, somente um corretor de seguros poderá responder.
Caso você tenha interesse em fazer uma cotação ou renovação de seguro, preencha o formulário em nossa página para que um corretor entre em contato com você.

Atenciosamente

Samanta - 26 de junho de 2017 às 16:36

Olá, bom dia !

Tentaram assaltar meu amigo neste final de semana, ele reagiu e acelerou. Com isto o carro dele bateu com o do assaltante. Mesmo assim ele conseguiu escapar.
Agora estou com a seguinte dúvida, a seguradora pode cancelar a apólice após ele acionar o seguro?

Aguardo.

Sanaira Silveira - 25 de Fevereiro de 2017 às 12:50

Bom dia Reinaldo,

Obrigada por comentar no seguroauto.org,
Entre em contato com a seguradora para que possam tirar suas dúvidas mediante ao seu contrato.
Caso você tenha interesse em fazer uma cotação de seguro, entre em nosso site e preencha o formulário para que um de nossos corretores entre em contato com você.

Abraço

Reinaldo Martins Cardoso - 24 de Fevereiro de 2017 às 09:53

Prezados, bom dia,

Fiz a renovação do meu seguro auto com a Zurich no dia 7/2/17 e paguei a primeira parcela no dia 9/2/17.
Meados estes dias, foi feita a vistoria e constatou algumas Avarias, logo após, o correspondente me ligou informando que o seguro do carro estava sendo cancelado devido às avarias, e que seria feito o reembolso referente ao pagamento.
Minhas dúvidas são:
A seguradora pode cancelar devido este motivo?
Qual é o prazo pra ser feito este reembolso após esta ligação do cancelamento?
Quais procedimentos posso tomar?
Pois a correspondência me informou que não vou conseguir fazer outro seguro enquanto não consertar às avarias, me senti prejudicado.

Att.

Sanaira Silveira - 26 de Fevereiro de 2016 às 14:11

Bom dia Geraldo,

Obrigada por comentar no seguroauto.org,
Faça a cotação de seguro em nosso site, trabalhamos com as melhores e mais confiáveis seguradoras do mercado.
Preencha o formulário na home-page do nosso site que o mais breve um de nossos corretores entrará em contato com você.

Abraço.

Geraldo Alpim Tiburcio Filho - 25 de Fevereiro de 2016 às 13:46

Olá,

Já possuo seguro há 3 anos, agora venceu e renovei o seguro. Como não veio a cobrança, entrei em contato e a seguradora relatou que estaria analisando se vai renovar o seguro.

Grato

Postar um comentário