Seta Balao

Simule o preço do seu Seguro Auto

Qual é a marca do seu carro?

6 segredos para comparar as taxas de seguro automóvel

Ter uma proteção automotiva atualmente é essencial, mas para fazer uma boa contratação é importante estar atento e comparar as taxas de seguro de automóvel. Neste artigo mostraremos como fazer isso e conseguir uma boa economia.

Quem tem um veículo sabe bem a importância de contar com uma boa proteção para ele.

Se este é o seu caso e você ainda não contratou um seguro auto, certamente está fazendo isso pensando em ter mais tranquilidade e menores prejuízos.

No entanto, quando se está pesquisando a contratação de um seguro auto é sempre importante fazer uma série de cotações em empresas diferentes e, com elas surge a necessidade de conhecer e comparar com atenção todas as taxas empregadas.

Afinal, quanto mais cotações você fizer, maior será o número de valores diferentes que terá em mãos e, para não ter nenhum prejuízo nessa contratação é importante saber analisar esses valores.

Para ajudar nessa etapa da contratação do seguro auto, preparamos um artigo explicando melhor como comparar as taxas de seguro de automóvel e quais são os principais segredos para fazer a melhor contratação possível, acompanhe.

6 segredos para comparar as taxas de seguro automóvel

Imagem: Getty Images

Entenda como funciona o pagamento do seguro de carros

Antes de começar a explicar como comparar as taxas de seguro de automóvel é interessante que você entenda melhor como funciona o pagamento do seguro de carros, ou seja, como o valor do seguro é calculado.

A primeira coisa a ficar clara é que o valor do prêmio do seguro é calculado com base no perfil de risco que o condutor principal do veículo a ser segurado oferece.

Ou seja, quanto mais jovem for o motorista, ou mais o veículo for usado, maior será a chance de ele sofrer um sinistro e, consequentemente maior será o valor do prêmio.

Por isso, sempre que você for realizar uma cotação, responderá praticamente as mesmas perguntas, como idade do condutor, tempo de habilitação, local onde reside e trabalha, se existem estacionamentos fechados, se o veículo costuma ficar na rua etc.

No entanto, apesar das perguntas serem sempre quase iguais, as taxas usadas para o cálculo dos riscos envolvidos são diferentes de uma empresa para outra.

Por essa razão é possível encontrar preços tão diferentes de seguro para um mesmo perfil e, também é tão importante comparar as taxas de seguro de automóvel oferecidas entre as diferentes seguradoras.

Como comparar as taxas de seguro de automóvel

Agora que você já entendeu um pouco mais sobre como é pago o seguro de carros, será mais fácil acompanhar as dicas para comparar as taxas de seguro de automóvel a seguir e conseguir colocá-las em prática.

  1. Faça diversas cotações para comparar as taxas de seguro de auto

Quanto mais cotações fizer, maior será sua margem para comparar as taxas de seguro de automóvel e as chances de contratar a empresa com os melhores valores.

No entanto, é importante não se esquecer de sempre usar as mesmas informações para as cotações.

  1. Use sempre as mesmas coberturas e opções de franquia nas cotações

Outro detalhe importante para conseguir uma base de comparação válida e escolher os mesmos tipos de coberturas, limites e franquias para que essas variáveis não dificultem a comparação.

Se não houver uma franquia igual, busque pelas similares, pois assim a discrepância não será grande e ainda permitirá uma comparação justa.

  1. Informe todos os itens de segurança presentes no seu veículo

Atualmente a maior parte dos veículos que circulam em grandes centros urbanos contam com algum item de segurança instalado, alarmes, travas elétricas, rastreadores, bloqueadores e outras opções.

Se este é o caso do seu veículo, não esqueça de informar nas cotações realizadas a existência desses itens.

Eles ajudaram a reduzir o valor do prêmio e precisam constar em todas as cotações para que a comparação de taxas seja completa.

  1. Escolha limites indenizatórios adequados

Você pode optar por receber o valor de 100% da tabela fipe, porém, algumas seguradoras possibilitam receber 110% ou mais do valor.

Veja o que realmente é necessário para cobrir as suas despesas e prejuízos.

Outro limite disponível é o do seguro auto contra terceiros.

Pode-se escolher, por exemplo, um valor de R$ 50 mil ou R$ 100 mil.

Se os riscos envolvidos são pequenos, talvez valha a pena optar por um limite reduzido.

  1. Atente-se a tudo que está incluso nas coberturas

Existem coberturas que são parecidas, mas nem sempre isso significa que são iguais.

As coberturas básicas podem variar de uma seguradora para outra e, para que se equiparem, pode ser necessário que se inclua em alguma delas, coberturas adicionais.

Faça essa inclusão se necessário para garantir as mesmas assistências e somente então compare as taxas de seguro automóvel.

  1. Não se esqueça da franquia

Muitas pessoas acabam errando se preocupando apenas com o valor do prêmio e, deixando de lado o valor a ser pago pela franquia.

Não cometa esse erro, escolha sempre a mesma modalidade de franquia em todas as cotações e compare o valor cobrado em caso de sinistro.

Pode ser que o valor do prêmio seja baixo, mas a franquia seja bem mais elevada.

Às vezes, por conta de poucos reais, vale a pena investir em uma franquia mais acessível e pagar um pouco a mais pelo prêmio.

E então, gostou de conhecer estes 6 segredos para comparar as taxas de seguro de automóvel?

Agora que você sabe melhor como é pago o seguro de carros e como comparar as taxas de seguro de automóvel, será bem mais fácil encontrar a melhor cobertura com o melhor preço.

Foto de Jeniffer Elaina da Silva

Especialista em seguros, Jeniffer Elaina trabalha com redação, revisão e otimização SEO desde 2012. É formada em Marketing com pós em Administração na FGV e atualmente cursa Gestão de Seguros. Possui mais de 2.000 textos e 5 e-books publicados na área de seguros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *