Seta Balao

COTE AQUI SEU SEGURO AUTO RAPIDINHO!

Qual é a marca do seu carro?

Escolha a sua seguradora de automóvel

Compartilhe nas redes sociais:

Faça uma ótima escolha de seguradora de automóvel para você dirigir com segurança e tranquilidade nas estradas.

Escolha a sua seguradora de automóvel

É sempre aquela mesma história: você economiza o seu dinheiro por vários meses para comprar um carro novo, trocar de moto ou financiar um caminhão e de repente, percebe que tem que fazer urgentemente um seguro de automóvel.

Além dos altos gastos do combustível (saiba como economizar com combustível), você ainda tem que colocar a mão no bolso, comprar um seguro para dirigir com segurança e proteger a vida dos passageiros e a saúde do seu carro. Mas como escolher a seguradora de automóvel?

De fato, o seguro do carro é um acessório indispensável. Ele deve estar sempre em dia e muito bem guardado no porta-luvas dos motoristas brasileiros. Ter o adesivo da sua seguradora favorita colado no vidro do carro é motivo de orgulho, além de significar mais liberdade e segurança para você rodar nas estradas tranquilamente.

E se o pneu furar? Se o motor quebrar? Ou se você perder a chave do seu carro e precisar trocar a fechadura? E se alguém arrombar a porta? Só no primeiro semestre de 2011, quase 200 mil veículos foram roubados ou furtados no território nacional de acordo com a CNSeg (Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais, Previdência Privada e Saúde Suplementar e Capitalização).

São em momentos desagradáveis como esses que ter uma seguradora de automóvel de confiança ao seu lado passa a ser algo indispensável. As operadoras de seguro podem ajudar você a resolver qualquer pepino sem ter muita dor de cabeça.

Como escolher a sua seguradora de automóvel

Hoje em dia, quase 40 milhões de veículos rodam em todo o Brasil e somente cerca de 20% dos motoristas possuem apólices de seguro. Portanto, várias empresas de seguro estão brigando no mercado para cuidar do seu carro e ter você como assegurado.

As opções são muitas na hora de escolher a seguradora de automóvel e por isso é importante se informar. Aqui você encontra várias dicas que vão ajudar muito na hora de escolher a melhor seguradora do mercado, para ter a certeza de estar fazendo um ótimo negócio!

Fique por dentro das dicas de seguro de carro do site seguroauto.org:

1) Quem vai ser o seu corretor de seguros?

O primeiro passo é encontrar um corretor de seguros que vai ajudar você a escolher o seguro que melhor atenda às suas necessidades, já que toda a venda de seguros tem de ser intermediada por um profissional desta área. Se você não tiver um corretor recomendado por parentes e amigos, converse pelo menos com 3 corretores diferentes e compare o que eles têm a oferecer.

As estatísticas de sinistralidade apontam que o preço do seguro pode variar entre as empresas, ou seja, o preço do seguro de um carro pode ser mais barato em uma seguradora do que na outra.

Encare esta pessoa como um especialista no assunto e que vai tentar selecionar o seguro que é melhor para você e para o seu bolso. Tire todas as suas dúvidas e converse com ele sobre o seu perfil e suas características como motorista.

Por exemplo, se você dirige sempre com cuidado e nunca provocou acidentes, é bom escolher um plano onde o valor da franquia é maior (em caso de acidente), e sendo assim, obter um valor do seguro mensal que seja reduzido. Porque se o motorista é cauteloso, vai ter desconto no seguro, certo?

Super Dicas:

  • Mencione que você está conversando com outros corretores. Dessa forma, o corretor pode acabar reduzindo a comissão para fechar o negócio com você.

2) Cobertura x Custo. O que é melhor para o seu carro e o seu bolso?

Escolha a sua seguradora de automóvel

Normalmente esse fator tem um padrão estabelecido pelas corretoras, mas você pode negociar mais a respeito desse assunto. Que tipo de facilidades você quer ter? Guincho básico? Socorro mecânico 24h? Instalação de dispositivo antifurto? Proteção conta incêndio? Cobertura de Danos aos vidros, lanternas e faróis? Existem planos de seguro que oferecem o benefício do Seguro-desemprego, quitando as parcelas em caso de demissão. Leia mais sobre dicas para seguro desemprego em: www.segurodesemprego.org

O mercado é tão competitivo que algumas seguradoras tentam agradar e conquistar os clientes oferecendo assistência jurídica, orientação para primeiros socorros, lanches e descontos em estacionamentos e até aluguel de veículos.

Antes de escolher o tipo de seguro, pegue um papel e uma caneta e faça uma lista com os principais benefícios e vantagens que você gostaria de ter para selecionar o melhor tipo de seguro. Você deixa o seu carro num local que não é muito seguro? Então não abra mão da opção seguro anti-furto. Você costuma fazer longas viagens em rodovias cheia de buracos? Que tal a opção mecânico 24h? Você tem medo de arranhar ou bater o carro ao estacionar na garagem? Então garanta a opção conta riscos e aranhões!

Vai comprar um carro? Não se esqueça de contratar um seguro auto, ;)

Super Dicas:

  • Aprenda a trocar o pneu do seu carro para evitar chamar o seguro. Instale alarme e também rastreadores no seu carro que facilitam a localização do veículo e diminuem o valor do preço do seguro. Recomendamos visitar este site para ter mais informações sobre esse produto: Rastreadores.org

3) Quais são os tipos de Franquia?

Existem no mercado três tipos de franquia: normal, reduzida e facultativa. A franquia normal é cobrada em qualquer apólice. Franquia reduzida pode ter 50% de desconto mas encarece o valor do seguro entre 10% e 15%. A franquia facultativa é bem mais cara que a normal mas oferece um desconto de 10% no valor total do seguro.

4) Seguro contra terceiros: Proteja também aqueles que não tem culpa.

Na hora de escolher a seguradora de automóvel, escolha a opção para danos materiais, corporais e morais de terceiros em caso de sua responsabilidade pelo acidente. Este tipo de cobertura não tem muita influência no preço final do seguro. O RCF ou Responsabilidade Civil Facultativa é um seguro acionado quando o segurado fere outra pessoa e danifica outro veículo. Desta forma, o segurado receberá da seguradora de carros o valor da indenização que possa ser movida contra ele, e não a cobertura do prejuízo de seu veículo. Este tipo de seguro está crescendo no Brasil por ser bem acessível.

5) Que tal checar a tabela de valores da FIPE?

É possível contratar um seguro que opera de acordo com a tabela da FIPE, que divulga o valor médio de mercado para veículos automotores. Porém este valor varia muito de acordo com o perfil de cada motorista. Portanto, jamais minta ou omita informações durante uma avaliação de risco. O seu carro vai dormir na rua? Possui alarmes? É um carro de passeio ou para trabalho? Quem dirige o carro? Quando o seguro é acionado, a indenização será paga após uma investigação da seguradora e por isso todo detalhe a ser mencionado é importante.

Cuidado com os golpes mais comuns em seguro de carro. Siga as nossas dicas, :)

Super Dicas:

  • Carro na garagem paga menos e pode ter uma redução de custos de até 25%.
  • Motoristas jovens pagam mais devido à inexperiência no trânsito, estando mais expostos aos riscos. Se o jovem usa pouco o carro, o ideal é que ele seja declarado como um condutor eventual, (utilizando-o por, no máximo, 15% do tempo) ao invés de fazer o seguro em seu nome.
  • Equipamentos de segurança também reduzem o preço e podem ter um desconto de até 20%. Então, não se esqueça dos equipamentos contra roubos e quem sabe até, instalar um rastreador.
  • Mulheres pagam menos e têm mais benefícios, inclusive isenção de franquia no primeiro sinistro.
  • Carros antigos, esportivos e que saíram de linha também pagam mais. Se for possível, troque de veículo periodicamente (3 a 5 anos) para se prevenir contra um eventual aumento no valor do seguro.

É claro que tudo na vida tem o seu preço. Escolha a cobertura que seja ideal para o seu bolso e a seguradora de automóvel. Por isso, na hora de escolher avalie bem o que é necessário e indispensável para a sua segurança. Faça uma ótima escolha do seguro e seja sempre um motorista exemplar. Assim você poderá rodar vários quilômetros com o seu carro cheio de alegria e disposição.


Compartilhe nas redes sociais:
Leia mais artigos sobre:

1 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *