Como funciona o seguro auto intermitente
O seguro auto intermitente permite que pague apenas pelo tempo de uso. Essa modalidade possui regras específicas e pode atender bem quem usa o carro esporadicamente.
Quando se pensa em contratar um seguro é comum encontrar diversas opções,. Mas, na maioria das vezes existe um valor fixo e elevado. A questão é que as pessoas querem produtos personalizados e pagar apenas pelo que utilizam.
O seguro auto intermitente é uma modalidade de seguro de carro relativamente nova no mercado e que chega com outra proposta. Ele tem a intenção de atender a demanda das pessoas que querem pagar apenas pelo que utilizam.

Imagem: Getty Images
O que é o seguro auto intermitente?
Seguro auto intermitente, pay per use ou liga e desliga são apenas alguns nomes dados a esse seguro.
Ele é um produto em que a pessoa decide quando quer usar e quando não precisa da proteção, pode desligar.
A pessoa terá uma apólice como em seguro tradicional, escolherá as suas coberturas, porém, as proteções não estarão disponíveis em tempo integral.
Como funciona o seguro pay per use?
Para que você possa ter esse seguro de carro é preciso primeiro optar por uma seguradora que trabalhe com essa modalidade. De acordo com o modelo do seu veículo e local de residência, ao pedir uma cotação, receberá uma proposta com o valor mensal.
Essa taxa fixa por mês costuma ser acessível, o valor é bastante baixo e serve para garantir a contratação do produto.
Para que ative as coberturas contratadas é preciso ativar o seguro quando for usar o carro. Isso pode ser feito por meio de um aplicativo no celular, serviços de telemetria e outros conforme a seguradora disponibilizar.
Mas, para entender melhor, vamos supor que vá sair de casa para trabalhar. Ao chegar na sua garagem basta acessar o aplicativo e ativar o seguro. Fazendo isso as coberturas serão disponibilizadas e começará a ser cobrado o tempo de uso ou quilometragem percorrida.
Assim, ao chegar no trabalho e deixar o carro no estacionamento, pode desligar o seguro. Quando for voltar para casa, basta fazer novamente o processo, ativando e desativando as coberturas.
O seguro intermitente é mais barato?
Essa é uma pergunta importante de responder, sendo preciso conhecer os valores praticados pelas empresas seguradoras.
Mas, em um seguro tradicional é preciso pagar um valor fixo anual, porém, não existe nenhuma cobrança extra para garantir as proteções.
Em um seguro intermitente, o custo mensal é bastante baixo, esse é um grande atrativo. Em contrapartida, toda vez que existe o uso é cobrada uma tarifa adicional, mesmo que essa seja de menos de R$ 0,10 por quilômetro percorrido.
Fazendo as contas é possível perceber que a economia pode ser bem grande para quem utiliza o carro pouco. Se for apenas para ir e voltar do trabalho e fazer poucas atividades no dia a dia, ele pode ser a melhor escolha.
Por outro lado, quem usa o carro o dia todo, por exemplo, depende dele para trabalhar e percorre longas distâncias, pode não ser tão interessante.
Como cada caso é único, a melhor forma de saber se o seguro intermitente é mais barato é fazendo as contas e comparando.
Quais as vantagens do seguro intermitente?
O seguro pay per use vem aumentando a sua participação no mercado, o preço caiu e cada vez mais seguradoras investem nele. Isso acontece porque ele tem apresentado algumas vantagens para os consumidores.
Uma delas é o fato de que a maioria dos veículos são aceitos, diferente do que ocorre no seguro tradicional. A restrição em relação ao tipo de carro que contratará o seguro é quase mínima.
A possibilidade de escolher as coberturas contratadas é outro atrativo. Apenas de também existir no seguro tradicional. A diferença é que no seguro intermitente as mudanças muitas vezes podem ser feitas online e sem burocracia.
As apólices de seguro possuem validades diferentes, em alguns casos possuem vigência de apenas 1 mês. Essa flexibilidade faz com que as pessoas fiquem mais à vontade em contratar o serviço uma vez que não precisarão ficar vinculadas a eles por muito tempo.
Talvez a principal vantagem esteja no fato de pagar apenas pelo que usa. As pessoas não querem sentir que estão gastando com algo que não tem serventia.
Apesar de todas as vantagens é preciso se atentar a alguns pontos. Não se deve esquecer de ligar o seguro sempre que for usar o veículo.
Além disso, verificar na apólice se quando o carro estiver parado na garagem terá direito às coberturas. Se ocorrer um roubo, como ficaria nesse caso?
O seguro intermitente é uma opção que vem ganhando o mercado e sabendo como ele funciona é mais fácil decidir se ele atenderá às suas necessidades.