Seta Balao

Simule o preço do seu Seguro Auto

Qual é a marca do seu carro?

Seguro auto tem carência?

É comum o plano de saúde ter uma carência para que possa utilizá-lo, mas será que o seguro auto tem carência também? Aqui, explicaremos se essa carência existe e tiramos todas as suas dúvidas sobre o assunto.

Você assinou o contrato em sua seguradora e está na dúvida se tem que aguardar algum tempo para que seu carro fique protegido porque se esqueceu de perguntar sobre a carência?

Não se preocupe, pois, para começar, não existe carência neste tipo de seguro. Porém, mesmo assim, vale entender a partir de quando este serviço passa a valer se algo acontecer com seu automóvel.

Seguro auto tem carência?

Imagem: Getty

Quando a proteção do seguro auto começa a valer?

Quando contrata um seguro é preciso fazer uma vistoria no veículo, a não ser que ele seja considerado um carro zero devido à baixa quilometragem ou que tenha saído da concessionária já segurado.

Depois desta análise da empresa e um protocolo da seguradora em mãos (que pode vir pessoalmente ou pela internet), você já conta com a proteção para o seu carro caso aconteça alguma coisa.

Sua validade é das 24h da data que indica como início da vigência na apólice e vai até às 24h do dia indicado como término da cobertura, também encontrado no contrato de prestação de serviço.

O que fazer após contratar a proteção para seu veículo?

Como dito, o inicio da validade da cobertura começa às 00 horas do dia indicado no contrato, no entanto, este depende da vistoria para começar a valer.

A vistoria realizada pelo seguro funciona de maneira diferente para diferentes tipos de veículos, e em casos diferentes de contratação do serviço. Então acompanhe e entenda melhor:

  1. Contratação de seguro para carros novos

Quando você contrata o seguro auto para um veículo zero quilômetro, basta levar a nota fiscal do carro até a seguradora com os demais documentos necessários.

Comprovando que o veículo ainda não saiu da concessionária, você não precisará passar pela vistoria.

Neste caso, seu seguro auto começará a valer logo após a assinatura do contrato.

  1. Contratação de seguro para carros usados

Se o seu carro não é zero quilômetro, e você está contratando o seguro auto pela primeira vez, então ele deverá passar por uma vistoria realizada por profissionais ligados a seguradora.

Essa vistoria servirá para atestar as condições atuais do veículo e liberá-lo para a proteção oferecida pela seguradora ou não.

Ela é realizada antes da assinatura do contrato, e para que o mesmo comece a valer é necessário que o boleto da primeira parte do contrato ou do valor integral da apólice seja pago.

  1. Renovação de seguro auto

Quando você está em busca de uma renovação de seguro auto, seja na mesma empresa ou em outra seguradora.

Caso você ainda esteja dentro da vigência da sua apólice atual, não há a necessidade de passar por uma nova vistoria. Ou seja, a nova proteção começará a valer logo que a nova apólice for assinada.

No entanto, se sua vigência atual já tiver vencida, você precisará arcar com uma nova vistoria e esperar o tempo de análise e aprovação do veículo para realizar a contratação do serviço.

Quando o seguro auto pode ser cancelado?

Se o pagamento da primeira parcela do seguro não for feito, o serviço é cancelado automaticamente e a seguradora pode recusar sua cobertura pela falta de pagamento.

Da mesma forma, se o cliente não pagar o seguro em dia poderá perder o serviço a qualquer momento.

Por isso, é importante que o cliente se informe junto a empresa como funciona o prazo de carência caso atrase o pagamento de uma parcela, mas queira continuar com o serviço.

Resumidamente, assim que a vistoria do seu carro estiver feita poderá usufruir dos benefícios e vantagens de ter um seguro auto.

Uma vez que este serviço não conta com carência e, mesmo se precisar acioná-lo no mesmo dia após a vistoria seus direitos já estarão valendo.

Então basta fazer tudo com uma seguradora confiável e retirar suas dúvidas na hora de assinar o contrato.

Jeniffer Elaina da Silva

Especialista em seguros, Jeniffer Elaina trabalha com redação, revisão e otimização SEO desde 2012. É formada em Marketing com pós em Administração na FGV e atualmente cursa Gestão de Seguros. Possui mais de 2.000 textos e 5 e-books publicados na área de seguros.

14 Comentários

  • Josiane says:

    Oi, bom dia,

    Gostaria de saber se quando utilizamos uma proteção depois do carro concertado, tem carência.

    Obrigada

  • Leandro says:

    Boa tarde,

    Não gosto de respostas automáticas.

    Até

    • Sanaira Silveira says:

      Boa tarde Leandro,

      Obrigada pelo contato.
      Não são respostas automáticas.
      Muitas perguntas apenas um corretor de seguro pode responder, por isso pedimos para que a pessoa faça a cotação, pois no retorno do corretor, ele poderá tirar todas as dúvidas.

      Atenciosamente.

  • Pedro Augusto says:

    Bom dia,

    Fiz um seguro na AVPS e no contrato não tem nada especificado de carência, porém tem um mês que fiz e um motoqueiro arrancou meu retrovisor no corredor, acionei o seguro e disseram que estava na carência de 90 dias, pode isso?

    Obrigado

    • Sanaira Silveira says:

      Bom dia Pedro,

      Obrigada por comentar no SeguroAuto,
      Para sinistros, entre em contato com a seguradora responsável.
      Caso você tenha interesse em fazer uma cotação ou renovação de seguro, preencha o formulário em nossa página clicando no link https://www.seguroauto.org/cote/ para que um corretor parceiro entre em contato com você.

      Atenciosamente.

  • Askazy says:

    Olá, fiz o seguro do meu veiculo tem 1 semana, trincou o para-brisa do meu veiculo e no contrato marca carência, e agora?

    Obrigado

  • Rosa Cristina Nunes says:

    Boa tarde,

    Um carro bateu no carro do meu filho no sábado, o motorista estava errado, não parou no pare, o carro dele tinha seguro, do meu filho não, porém ainda ia pagar a primeira parcela na segunda.
    Gostaria de saber se o seguro cobre o estrago do meu filho, visto que a primeira parcela ainda ia ser paga?

    Aguardo retorno.

    • Sanaira Silveira says:

      Boa tarde Rosa,

      Obrigada por comentar no SeguroAuto,
      Para sinistros, entre em contato com a seguradora responsável.

      Caso você tenha interesse em fazer uma cotação ou renovação de seguro, preencha o formulário em nossa página clicando no link https://www.seguroauto.org/cote/ para que um corretor parceiro entre em contato com você.

      Atenciosamente.

  • Luiz says:

    Olá, boa noite,

    Gostaria de saber se existe alguma carência quanto o prazo do vencimento do seguro, meu seguro acabou dia 8, estava em negociação com a corretora e meu carro foi roubado dia 20, será que existe algo que cubra esta indenização?

    Obrigado!

    • Sanaira Silveira says:

      Bom dia Luiz,

      Obrigada por comentar no SeguroAuto,
      Por favor, entre em contato com seu corretor para que possa ajuda-lo.
      Caso você tenha interesse em fazer uma cotação ou renovação de seguro, preencha o formulário em nossa página clicando no link https://www.seguroauto.org/cote/ para que um corretor parceiro entre em contato com você.

      Atenciosamente

  • Wuenderson Huk says:

    Bom dia,

    Gostaria de saber melhor sobre quando o seguro começa a valer, pois estava observando que a seguradora pode em até 15 dias recusar meu seguro se constatar que meu carro corre alto risco, ou seja, for um veículo que tenha grandes chances de ser sinistrado.
    Isto estava escrito na proposta.
    Como isso funciona, teoricamente estou sem seguro?

    Obrigada

    • Sanaira Silveira says:

      Boa tarde Wuenderson,

      Obrigada por comentar no seguroauto.org,
      Entre em contato com a seguradora para que possam tirar sua dúvida mediante ao seu contrato.
      Caso você tenha interesse em fazer uma cotação de seguro, entre em nosso site e preencha o formulário para que um de nossos corretores entre em contato com você.

      Abraço

  • Aline says:

    Boa noite,

    Gostaria de saber, se o seguro cobre perda total, se tem carência para isso, e se no caso do seguro estar no meu nome, e eu vir a falecer de um acidente, quem recebe o benefício?

    Obrigada.

    • Sanaira Silveira says:

      Bom dia Aline,

      Para fazer uma cotação de seguro e tirar todas as suas dúvidas, preencha o formulário que se encontra na home-page do nosso site, para que um de nossos corretores entre em contato com você.

      Estamos à disposição,
      Abraço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *