Seta Balao

Simule o preço do seu Seguro Auto

Qual é a marca do seu carro?

Seguro de carro por minuto pode ser alternativa econômica

O seguro de carro por minuto foi regulamentado pela SUSEP e já está disponível para os consumidores.

Quando se pensa em um seguro de automóvel muita gente desiste da aquisição pelo fato de ficar vinculado um ano em um contrato que em alguns casos, pode ter um valor elevado.

A SUSEP recentemente regulamentou uma nova modalidade para venda de seguros que permitem que eles sejam mais flexíveis e se ajustem às necessidades dos clientes, podendo ser contratado por mês ou até mesmo por minutos.

Esse tipo de flexibilidade já existem em muitos países no Brasil, estava começando a ser utilizada, mas, com normas que definem esse tipo de serviço o seguro de carro por minuto deve se tornar mais popular.

Esse tipo de seguro é chamado de pay per use ou pague pelo que usar, pois, é possível garantir que haja proteção somente em alguns momentos, por exemplo, quando for sair com o carro de casa.

Seguro de carro por minuto pode ser alternativa econômica

Imagem: Getty Images

Como funciona o seguro de carro por minuto

As empresas que já comercializam esse tipo de produto funcionam na modalidade pré-paga, ou seja, o cliente contrata o serviço e insere créditos na sua conta para que haja a cobrança do valor por minuto.

A empresa responsável pelo serviço instala um equipamento no veículo, assim sempre que ele for ligado o seguro começa a valer, porém, se o usuário desejar que o seguro continue ativo, por exemplo, quando estacionar na rua basta manter ativo por meio de um aplicativo.

O valor cobrado por minuto de uso do seguro depende do modelo do carro e perfil do motorista e custa em torno de R$ 0,005 por minuto.

Assim, sempre que o veículo é ligado ou o seguro ativado, o cliente será cobrado pelo tempo de uso, sendo que o valor será descontado da recarga efetuada.

Quando os créditos estiverem acabando basta fazer uma nova recarga na conta para continuar a usufruir de todas as coberturas.

As coberturas oferecidas pelo seguro de carro por minuto são as mesmas do tradicional e incluem colisões, furto, roubo, perda total e parcial.

No caso de perda total existe um valor da franquia que costumam ser de 4% a 8% preço do veículo.

Para que possa utilizar o serviço, além do valor cobrado por minuto, há também uma taxa mensal para a manutenção do dispositivo instalado no veículo.

As vantagens do seguro de carro por minuto

O seguro de carro por minuto permite que as pessoas consigam em média 50% de desconto nesse tipo de proteção se comparado ao seguro tradicional, porém, quem utiliza pouco o automóvel pode economizar cerca de 80%.

O preço não é o único benefício, as pessoas acabam pagando apenas pelo que usa, isso traz a sensação de que possuem um produto justo que vale o que é cobrado.

A não necessidade de um contrato de longa duração é outro atrativo, é possível manter o seguro por um período curto, assim é possível planejar melhor as finanças e fazer o cancelamento ou suspensão do uso quando achar necessário.

Os serviços de assistência 24 horas também são disponibilizados, porém, dependendo da empresa é preciso pagar um valor extra para ter acesso a eles.

O seguro de carro por minuto pode ser uma alternativa para que as pessoas tenham acesso a uma proteção para o veículo, pagando um preço justo para quando esse for utilizado.

Leia mais artigos sobre:
Jeniffer Elaina da Silva

Especialista em seguros, Jeniffer Elaina trabalha com redação, revisão e otimização SEO desde 2012. É formada em Marketing com pós em Administração na FGV e atualmente cursa Gestão de Seguros. Possui mais de 2.000 textos e 5 e-books publicados na área de seguros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *