Seta Balao

Simule o preço do seu Seguro Auto

Qual é a marca do seu carro?

Como funciona um seguro auto empresarial

Se você tem uma empresa e deseja manter seus veículos de trabalho protegidos contra os problemas e imprevistos do dia a dia, precisa entender melhor como funciona um seguro auto empresarial.

Atualmente, circular com um veículo, seja ele de uso pessoal ou empresarial, sem qualquer tipo de proteção é praticamente loucura.

Afinal, os índices de roubo e furto de veículos, assim como os de acidentes de trânsito estão cada vez maiores.

Além disso, nunca se sabe quando alguém poderá se envolver em um problema e precisar de ajuda.

E, gastos inesperados com o reparo de um veículo empresarial podem causar um baita prejuízo para a empresa.

Por isso, independentemente do número de veículos que sua frota possui, contar com um seguro auto empresarial é a melhor escolha para manter-se livre de problemas, gastos exagerados e muitas dores de cabeça.

Por isso, preparamos este artigo explicando melhor como funciona um seguro auto empresarial, com todos os detalhes que precisam ser conhecidos para um uso mais adequado.

Como funciona um seguro auto empresarial

Imagem: Getty Images

Entenda o conceito de seguro auto empresarial

Muitas empresas, independentemente do ramo de atuação e porte, utilizam veículos em suas operações.

Veículos esses que geralmente são conduzidos por diferentes motoristas e circulam muito, por vários locais diferentes.

Todos esses fatores tornam a contratação de um seguro auto muito mais importante do que se imagina, no entanto, se uma empresa fosse contratar um seguro comum para um veículo como esse pagaria uma fortuna por esse serviço.

Pensando em atender esse público, foi criado o seguro auto empresarial, uma cobertura que, ao invés de ser contratada por uma pessoa física é contratada por uma pessoa jurídica e que pode incluir diversos carros em uma única apólice.

O seguro auto empresarial, geralmente possui condições contratuais diferentes, que podem variar de uma seguradora para outra.

Mas, para saber ao certo quais são essas condições, e as coberturas disponíveis em cada uma, que geralmente atendem as mais diferentes situações, o melhor é realizar diversas cotações.

Como fazer uma cotação seguro auto empresarial?

Se você está com dúvidas sobre como fazer uma cotação seguro auto empresarial, saiba que o caminho mais indicado é contando com um corretor de seguros especializado no ramo.

Com a ajuda desse profissional será bem mais fácil conseguir uma boa cobertura para seus veículos, com um preço acessível.

Mas, se você preferir fazer isso por conta própria, o primeiro caminho é pesquisar quais são as empresas que oferecem esse tipo de seguro e quais são as coberturas disponíveis.

Depois de conhecer melhor as coberturas, escolha uma e compare os preços dela entre as seguradoras pesquisadas.

Não esqueça de informar corretamente todos os dados solicitados pelas seguradoras sobre os veículos, e suas rotinas de uso.

Não esqueça de informar também se os veículos transportam cargas e quais são elas.

Veja como funcionam as coberturas em seguro auto empresarial

A escolha deste tipo de seguro pode contar com uma série de coberturas sendo que as mais básicas consistem em atendimento e reposição para os carros em casos de incêndio, explosões, colisões, roubos ou furtos.

Com relação a esta forma de proteção mais elementar nos casos de incêndio e explosões o seguro, geralmente repõe os danos materiais que aconteçam trocando as peças ou partes do carro que tenha ficado danificadas.

Já nos casos de colisão, roubos ou furtos relacionados com os automóveis da empresa segurada, os danos costumam ser reparados, ou mesmo reembolsados em forma de indenização, após uma análise do sinistro.

Coberturas adicionais disponíveis no seguro automotivo para empresa

Além das coberturas mais básicas, é possível escolher coberturas adicionais no seguro automotivo para empresas.

Com proteções voltadas para situações que vão desde a reposição de bens, mercadorias e valores existentes no carro que sejam danificados ou levados, até coberturas para terceiros e passageiros.

Também é possível contratar uma proteção para os danos causados em veículos empresariais decorrentes de panes elétricas ou ainda em virtude de fenômenos da natureza, como vendavais, alagamentos, chuvas e outros, que possam ter danificado os automóveis.

Além dessas coberturas, também é possível contratar proteção para vidros, lanternas e faróis, coberturas que garantem um carro reserva durante o período que o veículo segurado estiver no conserto e até mesmo lucros cessantes, tudo isso dependerá da seguradora em questão.

Se você vai financiar a compra do seu carro, contrate um seguro auto, ;)

Como contratar um seguro auto empresarial?

Esta modalidade de seguro deve ser escolhida e contratada da mesma maneira que as opções para pessoas físicas sendo preciso primeiramente fazer diferentes simulações de seguro de carros empresariais.

É importante também que as empresas envolvidas nessas cotações sejam analisadas.

Além de estar atento aos valores e coberturas, procure saber como as empresas se comportam com seus clientes, o que os clientes atuais e antigos têm a dizer sobre e mais.

Isso ajudará a evitar maiores problemas após a contratação do seguro, problemas relacionados a atrasos no pagamento de indenizações, demora na execução de processos e muito mais.

Em seguida, o setor responsável por essa contratação na empresa deve proceder a decisão com relação à seguradora que será escolhida efetuando a contratação e início das atividades relacionadas ao seguro.

Quais são as seguradoras que oferecem seguro auto empresarial?

Existem muitas seguradoras no mercado que oferecem esse tipo de cobertura, por isso, sempre batemos na tecla da importância em realizar diferentes cotações de seguro auto empresarial ou pessoal.

Algumas empresas como a seguradora da Caixa, por exemplo, oferecem coberturas de seguro auto empresarial para micro e pequenas empresas.

Já outras oferecem pacotes mais interessantes para frotas maiores como as:

  • Bradesco Seguro Auto Empresarial;
  • Porto Seguro Frotas;
  • Seguro de carros Itaú empresarial;
  • E muito mais.

Portanto, ao buscar informações sobre como funciona um seguro auto empresarial, procure contar com a ajuda de um corretor de seguros especializado e que possa tornar todo o processo de simulação do seguro de automóvel mais simples e dinâmico.

Leia mais artigos sobre:
Jeniffer Elaina da Silva

Especialista em seguros, Jeniffer Elaina trabalha com redação, revisão e otimização SEO desde 2012. É formada em Marketing com pós em Administração na FGV e atualmente cursa Gestão de Seguros. Possui mais de 2.000 textos e 5 e-books publicados na área de seguros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *