Seta Balao

Cote o preço do seu Seguro Auto

Qual é a marca do seu carro?

Seguro de moto cobre acidentes?

Quer saber se o seguro de moto cobre acidentes? Confira as coberturas do seguro para moto e saiba como incluir as que você mais precisa!

A contratação de um seguro veicular se mostra cada vez mais necessária. Uma vez que, além de garantir a proteção do bem material, ou do seu referente em dinheiro, o seguro também auxilia em situações de emergências.

Vale ainda ressaltar que as coberturas podem diferenciar de acordo com o seguro contratado, sendo importante entender e pesquisar as opções disponíveis.

Mas, aqui abordaremos uma cobertura específica em um primeiro momento: a de acidentes. Afinal, não é incomum os acidentes com motos, sejam eles mais ou menos graves. E, em quase todos eles, o veículo apresenta algum dano, tornando-se imprescindível essa cobertura nos seguros de automóveis.

Seguro de moto cobre acidentes?

Imagem: Getty Images

O seguro de moto cobre acidentes?

Sim. Na grande maioria dos seguros de motos disponíveis no mercado, a cobertura por acidentes está prevista em contrato. Afinal, esse é um dos motivos pelos quais mais se busca a contratação do seguro.

Ele pode ser apresentado tanto como cobertura básica quanto como adicional ou opcional, sendo importante se atentar ao contrato assinado.

E, porque se torna tão importante essa cobertura? Apenas no ano de 2020, o número de acidentes subiu em 90% em relação a 2019.

É importante ressaltar que a cobertura por acidentes pode ter suas diferenças de acordo com a seguradora, podendo indenizar até mesmo terceiros e o veículo danificado.

De maneira geral, a cobertura de acidente prevê a indenização por morte ou invalidez permanente e despesas hospitalares, tanto para o contratante do seguro quanto para quem o acompanhava no veículo. Além disso, pode ter a cobertura para terceiros, o veículo e apoio para familiares em caso de ser necessário o deslocamento para outra cidade.

Outras coberturas do seguro de moto

Além da cobertura por acidentes envolvendo motos, o que representa 3 a cada 4 acidentes de trânsito, os seguros veiculares ainda têm outras coberturas. Estas podem variar de acordo com o local em que ele é realizado e a seguradora escolhida.

São diferentes opções, mas existem algumas que podemos destacar como principais e mais comuns.

A cobertura por roubo e incêndio faz parte da maioria dos seguros oferecidos no mercado, valendo-se em casos de explosão, roubo e furto total do veículo. Mas não contempla danos a veículos terceiros, no caso do incêndio. E, em complementação a ela, tem a cobertura compreensiva, que abrange danos por colisões ou alagamentos.

Existem também coberturas de responsabilidade civil, que é destinada a danos causados a terceiros em caso de acidentes com vítimas, provocado pelo motociclista, ou para acidentes que danifiquem o outro veículo.

E a cobertura para acessórios, como as lanternas, retrovisores, faróis, capacetes e luvas, que pode proporcionar o reembolso do objeto caso necessário.

Vantagens de realizar um seguro

As vantagens para realizar um seguro para moto são inúmeras. Mas é preciso ressaltar a importância de não se preocupar com outros problemas que possam surgir a partir de roubos, acidentes ou outros danos ao veículo.

Além disso, muitos seguros oferecem assistência 24h, sendo possível ser socorrido em casos de falha do veículo, dano durante algum trajeto ou pneu furado. O que torna trabalhar ou usar a moto para passeios algo mais fácil e com menos preocupações que possam atrapalhar a rotina diária.

Motivos para contratar um seguro de moto

Os motivos de se contratar um seguro para moto são extensos e, o primeiro ponto a ser ressaltado é a segurança que ele propicia, principalmente em termos financeiros. Afinal, os danos causados por acidentes ou outros danos à moto são imprevisíveis e, nem sempre se tem uma reserva de emergência financeira para suprir os gastos necessários.

Há ainda a segurança pelo valor investido no automóvel, principalmente para os casos de roubo e furto, e que pode ser recuperado caso se tenha um seguro. Assim é possível ter um outro veículo sem ser necessário extrapolar os gastos financeiros do mês e acabar com o orçamento familiar, ou realizar uma grande dívida.

Portanto, além das mais diversas coberturas que o seguro de moto disponibiliza, o seguro para acidentes está entre as coberturas de praticamente todos os seguros disponíveis no mercado.

Mas, é importante verificar o contrato e, caso necessário, optar pela adição dessa cobertura, aumentando a proteção tanto para seu veículo quanto para você e sua vida financeira.

Leia mais artigos sobre:
Foto de Jeniffer Elaina da Silva

Especialista em seguros, Jeniffer Elaina trabalha com redação, revisão e otimização SEO desde 2012. É formada em Marketing com pós em Administração na FGV, possui curso técnico em Direito do Seguro e atualmente cursa Gestão de Seguros. Possui mais de 2.000 textos e 5 e-books publicados na área de seguros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *