Seta Balao

Cote o preço do seu Seguro Auto

Qual é a marca do seu carro?

Seguro pode cobrar mais de uma franquia do segurado?

Descubra aqui se o seguro pode cobrar mais de uma franquia do segurado e tire suas dúvidas sobre o assunto.

Muitas vezes, as pessoas sofrem mais com um sinistro e, quando acionam a seguradora contratada, se deparam com mais de uma cobrança de franquia, sem saber se isso é permitido.

Se você, assim como grande parte das pessoas, tem dúvidas sobre esse tipo de cobrança realizada pelas seguradoras. Acompanhe esse artigo e descubra se o seguro pode cobrar mais de uma franquia do segurado.

Seguro pode cobrar mais de uma franquia do segurado?

Imagem: Getty

Entenda o funcionamento da franquia do segurado

Para que você entenda plenamente se o seguro pode cobrar mais de uma franquia do segurado, é preciso que você entenda como as franquias funcionam. Primeiro é importante dizer que a franquia é cobrada, apenas em casos de perda parcial.

Ou seja, quando acontecem sinistros ou acidentes, em que as perdas materiais, somem um valor menor que 75% do valor do carro, de acordo com a tabela FIPE, ou de acordo com o valor determinado em apólice, isso dependerá do seu contrato.

Em casos de danos iguais ou maiores a 75% do valor do carro, a perda é considerada total, e a indenização é integral, sem a cobrança de franquia.

Como as franquias são cobradas?

A franquia é chamada pelas seguradoras de ‘POS’ (participação obrigatória do segurado), e é cobrada sempre que o seguro é acionado e a perda não é total. Cabe ao segurado pagar o valor da franquia, e a seguradora cobrir a diferença da perda.

E como regra geral, sim, o seguro pode cobrar mais de uma franquia do segurado. Já que as franquias são cobradas por cada sinistro isolado. O que significa que se você bater o carro em fevereiro, e de novo em abril, você pagará duas franquias. Uma para cada batida, uma para cada vez que você acionar o seguro.

As cláusulas atuais de contratos dos seguros, garantem que a franquia seja cobrada por eventos independentes. O que significa que determina a cobrança da franquia não está relacionado com a quantidade de colisões ou sinistros, mas sim a origem de cada um deles.

Mesmo que coincidam, das colisões acontecerem no mesmo dia, se elas tiverem acontecido por motivos diferentes, serão cobradas duas franquias, uma para cada situação.

E se você for a vítima do sinistro?

Mesmo que você seja a vítima do sinistro, ou seja, que outra pessoa tenha batido no seu carro. Quando você acionar o seu seguro, terá que pagar a franquia, e mesmo nesses casos, o seguro pode cobrar mais de uma franquia do segurado.

O que difere nessas situações, é que tanto você, quanto a seguradora poderá cobrar o ressarcimento do valor pago pela franquia e o conserto do carro, do causador do acidente.

*Este texto é de conteúdo editorial e não garante a comercialização deste produto nesse site.

Leia mais artigos sobre:
Foto de Jeniffer Elaina da Silva

Especialista em seguros, Jeniffer Elaina trabalha com redação, revisão e otimização SEO desde 2012. É formada em Gestão de Seguros, Marketing e tem pós em Administração na FGV, possui curso técnico em Direito do Seguro. Possui mais de 3.000 textos e 5 e-books publicados na área de seguros.

11 Comentários

  • Cristiano Lucio says:

    Olá Boa tarde!

    Só acociado uma cooperativa eu envolve um sinistro, nesse ano e semana passada mais um sinistro.
    Eles estão, cobrando um valor autissimo de $ 5,300 motivo chamada recente.
    Isso é correto?

    • Augusta Miranda says:

      Olá, Cristiano!
      As cooperativas não são supervisionadas pela SUSEP, diferente das seguradoras. Busque entender as regras com o responsável e leia a apólice que assinou.
      Atenciosamente,
      Equipe Seguro Auto

  • Ronaldo Costa says:

    Boa tarde, tenho 2 meses de seguro me acidentei, a seguradora quer receber a franquia em dobro, tem uma cláusula que diz que sinistro antes de 3 meses segurado paga franquia dobrada, isto e legal?

    • Augusta Miranda says:

      Olá, Ronaldo!
      Por favor, entre em contato com o seu advogado para tirar suas dúvidas.
      SeguroAuto é um portal de geração de leads que encaminha as solicitações de clientes em busca de um plano de seguro auto para os corretores parceiros das seguradoras em todo o Brasil.
      Atenciosamente,
      Equipe Seguro Auto

  • Marina de Andrade Batista says:

    Boa tarde!
    No dia 02/09 atropelei um cachorro na pista, dando entrada no meu seguro. os reparos ainda não foram feitos, embora já aprovados pela Azul. No entanto, ontem, 09/09, tive outro sinistro, um veículo em velocidade, não parou na placa de pare e colidiu na minha lateral, no mesmo lugar do impacto anterior e um pouco mais, porta… E motor..

    A seguradora quer me cobrar duas franquias, sendo que não houve nem o pagamento da primeira.

    • Augusta Miranda says:

      Olá, Marina!
      A franquia é a parte em dinheiro que o cliente paga para consertar as avarias do carro, em cada sinistro parcial que ocorrer. Suas regras estão definidas no contrato e podem variar de seguradora para seguradora. Busque entender as regras com seu corretor e veja a apólice que assinou no momento da contratação.
      Atenciosamente,
      Equipe Seguro Auto

  • Hassan says:

    Boa tarde!
    É legal a associação/seguradora cobrar 10% de franquia com a alegação de que o carro é importado?

    • Augusta Miranda says:

      Olá, Hassan!
      Diversos aspectos influenciam na diferença do valor dos seguros, a facilidade em encontrar peças para reposição é um deles.
      Sugerimos que entre em contato com um advogado para tirar suas dúvidas com relação a legalidade.
      Atenciosamente,
      Equipe Seguro Auto

  • Siunan Vieira neves says:

    Bati na traseira de um carro e acionei o seguro e no outro dia bati de novo na traseira de outro carro, não houve danos de terceiro só o meu carro que estragou e a seguradora me cobrou por duas franquias. É certo isso?

    • Andréia Silveira says:

      Olá, Siunan!

      Obrigada por comentar no SeguroAuto.org!

      Pode ser que sim, pois se trata de dois sinistros, um em cada dia e envolvendo situações diferentes. Mas, caso queira tirar a sua dúvida, fale com o corretor de seguros.

      Atenciosamente!

  • José Norberto de Medeiros says:

    Oi,

    Tive uma síncope dirigindo, devido a uma hipoglicemia.
    Bati de frente em duas motos e um táxi e no momento em que quebravam o vidro do meu para-brisa, acionei inconscientemente o câmbio automático do meu carro, dando ré e batendo também em um poste com a traseira do carro.
    Uma ciclista presenciou de perto todo percurso que realizei, dizendo que eu estava inconsciente, com as mãos trêmulas, olhar fixo para o nada, manobras involuntárias e a velocidade do carro era muito pequena.
    Procede a Seguradora exigir que eu pague duas franquias ? Uma para a batida de frente e outra para a batida de ré ?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.