Seta Balao

Simule o preço do seu Seguro Auto

Qual é a marca do seu carro?

Seguros online são confiáveis?

Se você anda com o tempo cada vez mais curto, deve saber que os serviços online facilitam muito a vida. Mas será que quando o assunto é seguro auto, esse serviço funciona? Acompanhe este artigo e descubra se os seguros online são confiáveis.

Atualmente está cada vez mais comum encontrar pessoas que, devido a correria do dia a dia optem por contratar serviços e comprar produtos online.

Não é à toa que é possível encontrar uma imensa variedade de itens e serviços à venda na internet.

Infelizmente, nem sempre é possível saber se uma empresa é realmente confiável, afinal, qualquer pessoa ou empresa mal intencionada pode parecer confiável, prova disso é que o número de vítimas de golpes virtuais no país passa de 12 milhões.

Entre as muitas possibilidades de produtos e serviços disponíveis na internet, os seguros auto estão presentes.

No entanto, a contratação desse serviço é muito importante e precisa ser feito com cuidado.

Por isso, é comum encontrar pessoas que se questionem se os seguros online são confiáveis.

Para ajudar com essa questão preparamos um artigo especial explicando melhor como funcionam os seguros online, como saber se as empresas em questão são confiáveis e como fazer uma boa contratação sem sair de casa.

Seguros online são confiáveis?

Imagem: Getty Images

Por que contratar um seguro online?

Além do pouco tempo disponível para se locomover a várias empresas de seguro auto e pesquisar preços e coberturas, atualmente ter um veículo e não contar com nenhum tipo de proteção para ele é praticamente impensável.

Os números de roubos e furtos de veículos cresce vertiginosamente com o passar dos anos, assim como os casos de acidentes envolvendo colisões, enchentes e muitas outras situações que podem facilmente acarretar a perda total do veículo.

Por isso, a opção de seguros online tem sido cada vez mais procurada pelos brasileiros, com a disponibilidade desse serviço se torna muito mais simples e rápido escolher uma seguradora, uma cobertura e contratar uma proteção de acordo com as necessidades.

Tudo isso sem sair de casa, nem ter gastos extras com combustível, estacionamento ou qualquer tipo de descolamento e sem o desconforto da espera para ser atendido.

Como funciona um seguro online?

A maioria das empresas de seguro oferecem a possibilidade do seguro online, ou seja, a chance de cotar, escolher as coberturas desejadas e contratar a proteção veicular sem sair de casa, apenas utilizando a internet.

Além de ser contratado através da internet todo o serviço de pagamento e acionamento do seguro em caso de sinistros também podem ser online.

Ou seja, se depois de contratar um seguro online você sofrer um sinistro coberto por sua apólice, basta entrar em contato com a empresa através de uma ferramenta online e informar o ocorrido.

Em um primeiro momento, para contratar um seguro online era preciso realizar todo o procedimento sozinho, sem a ajuda de um corretor especializado.

O que obrigava o cliente a estar muito mais atento aos detalhes.

No entanto, atualmente é possível contar com corretores e até mesmo empresas especializadas na corretagem de seguros online.

O que torna o processo de contratação dessa proteção ainda mais simples e rápido.

Existem, no Brasil, algumas opções de boas corretoras online que fazem cotações pela internet para você.

O serviço além de ser confiável consegue oferecer melhores preços aos clientes.

Como contratar um seguro online?

Para contratar um seguro online, basta você fazer uma pesquisa na internet para procurar empresas que prestam este tipo de serviço.

Depois de encontrar uma ou mais plataformas que disponibilizam o serviço, você deve entrar em contato para solicitar uma cotação de seguro de automóvel online para receber os valores que deverão ser pagos.

Geralmente essas cotações são compostas por relatórios completos, onde além dos valores e possibilidades de pagamento, as coberturas incluídas também devem estar discriminadas.

Vale mencionar que, como todo o processo de contratação é online, esses relatórios serão enviados para o endereço de e-mail cadastrado.

Depois de receber e analisar com atenção todas as ofertas, basta escolher a operadora que mais atende os itens que são importantes para você fechar o negócio.

Você terá que realizar o pagamento.

O pagamento do seguro pode ser feito através de débito em conta, cartão de crédito, ou outras opções.

Feito isso, basta esperar que a apólice do seguro contratado, seja enviada ao seu e-mail e que o cartão do seguro seja enviado para sua casa.

Diferença do seguro online para o seguro convencional

Assim como o seguro convencional, o seguro online também pode ser pago parcelado, de acordo com a condição escolhida pelo cliente.

Dependendo da empresa, o cliente poderá optar também por pagar no cartão de crédito ou boleto bancário.

No entanto, existem algumas diferenças entre o seguro online e o convencional, entre elas as mais importantes são relacionadas ao atendimento e a disponibilidade.

Com o seguro convencional o atendimento geralmente é realizado apenas pessoalmente ou através do telefone e depende de um único corretor.

Já no seguro online, o contato pode ser feito a qualquer dia ou horário, dependendo sempre do horário de funcionamento de cada empresa, e pode ser através do telefone, do site ou até mesmo de aplicativos de conversa ou aplicativos específicos da seguradora.

Além disso, as chances do seu atendimento ser mais ágil em uma seguradora online é muito maior, afinal, ele não dependerá apenas de um profissional.

Você conseguirá resolver tudo sem precisar se deslocar para nenhum lugar para contratar o seguro.

Pode fazer isso durante o trabalho ou da sua casa.

E o melhor! Você não precisa pagar a mais por isso.

Importante ressaltar que o seguro online não vale apenas para veículos, mas também para viagem, casa etc.

Os seguros online são confiáveis?

Assim como em qualquer área comercial atualmente, existem algumas empresas ou profissionais mal intencionados no ramo, mas no geral, não há com o que se preocupar.

Os seguros online são confiáveis e eficientes.

No entanto, é importante que você faça uma breve pesquisa sobre as empresas cotadas para evitar problemas.

Essa pesquisa pode ser feita no site da SUSEP – Superintendência de Seguros Privados, empresa responsável por regular todo o setor.

Outra plataforma que pode ajudar a conhecer melhor o serviço prestado pelas seguradoras online é o site Reclame Aqui.

Fazendo essa breve pesquisa, você ficará muito mais tranquilo.

Como contratar um bom seguro online

Listamos alguns itens importantes que você deve se atentar para contratar um bom seguro online:

  • Verifique se a empresa que você está contratando é segura através do site da SUSEP;
  • Faça pesquisas no maior número possível de seguradoras online;
  • Compare, preços, condições de pagamento e coberturas oferecidas;
  • Analise com atenção os serviços da assistência 24 horas e todos os e benefícios oferecidos;
  • Não omita nenhuma informação do carro no momento de fazer a cotação de seguro de automóvel online;
  • Fique atento a todas as possibilidades de customização das coberturas oferecidas;
  • Tire todas as suas dúvidas com um dos corretores do site, antes de contratar o serviço;
  • Leia com atenção antes de assinar qualquer tipo de contrato do seguro online para não ter prejuízo ou contratar algum serviço que não será utilizado.

Seguindo essas orientações, será muito mais simples contratar um bom e confiável seguro online.

Leia mais artigos sobre:
Jeniffer Elaina da Silva

Especialista em seguros, Jeniffer Elaina trabalha com redação, revisão e otimização SEO desde 2012. É formada em Marketing com pós em Administração na FGV e atualmente cursa Gestão de Seguros. Possui mais de 2.000 textos e 5 e-books publicados na área de seguros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *