Seta Balao

COTE AQUI SEU SEGURO AUTO RAPIDINHO!

Qual é a marca do seu carro?

Acionar o airbag dá perda total no seguro auto?

Compartilhe nas redes sociais:

Esclareça suas dúvidas sobre o mito que acionar o airbag dá perda total no seguro auto. Saiba quais são as condições para que um carro tenha perda total e entenda como funcionam os airbags.

Convencionou-se que quando existe o acionamento do airbag em um acidente o carro é dado como perda total, mas isto é somente um mito que se perpetua cada vez mais.

Este mito tomou força, pois, geralmente, o airbag é acionado em caso de um acidente grave, então o veículo apresenta outras avarias que levam à perda total.

Para que fique claro este assunto é necessário esclarecer o que caracteriza a perda total no seguro do auto. No próximo tópico abordarei mais detalhadamente.

Acionar o airbag dá perda total no seguro auto?

Acionar o airbag dá perda total no seguro auto?

Na maioria das vezes, acionar o airbag não dá perda total no seguro auto. Para que um carro tenha o sinistro de perda total é necessário que o valor dos custos para reparo seja acima de 75% do valor do veículo, segundo a Tabela Fipe (tabela que expressa preços médios de veículos no mercado nacional).

Em caso dos custos serem inferiores a 75%, será considerado perda parcial. Como os valores com o reparo do airbag são muito altos, na maioria das vezes, principalmente em carros antigos, o preço de reparo excede os 75% e a perda total é inevitável.

Em caso de perda total do carro, o segurado terá direito a receber a indenização completa e não precisará pagar a franquia para a seguradora.

Quando ocorre o acionamento do airbag?

 Muitas vezes, presenciamos acidentes em que o carro capota, mas o airbag não é acionado. Isto acontece porque o sistema funciona somente em caso de desaceleração do veículo. Em alguns carros também só funciona caso o passageiro ou motorista esteja usando o cinto de segurança.

Lembre-se que usar o cinto de segurança é lei também no banco traseiro e garante que, em caso de um acidente grave, os impactos sejam diminuídos. O cinto pode salvar uma vida.

Para sua segurança, nuca dirija muito perto do volante, pois o airbag é acionado por meio de uma explosão química que chega a 300 km/h, o que pode ocasionar uma lesão grave no caso de uma colisão.

Agora você já sabe que acionar o airbag dá perda total no seguro auto somente em alguns casos e conheceu quais são os requisitos para se acionar o airbag. Ou seja, somente o acionamento do airbag não é suficiente para perder o carro.

Para ter tranquilidade em caso de um acidente, solicite uma cotação e trafegue com segurança de ter uma assistência à sua disposição.


Compartilhe nas redes sociais:
Leia mais artigos sobre:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *