Por que temos que pagar franquia do seguro auto?
Quer segurar o seu carro, mas não entende por que tem que pagar franquia do seguro auto? Não se preocupe, pois, nesse artigo, explicaremos tudo o que você precisa saber sobre o assunto.
No mundo dos seguros, muitas palavras fogem do entendimento da maioria das pessoas. Para evitar surpresas, o futuro segurado deve ler com atenção o contrato e pesquisar sobre os termos com os quais não está familiarizado.
O seguroauto.org deseja que você adquira o melhor seguro para o seu carro. Veja como!
Uma das palavras que causa confusão para muitos é “franquia”. Ela corresponde a parte em que o segurado deve se responsabilizar em caso de sinistro.
Esse valor é cobrado em situações em que o segurado tem parte da culpa pelo dano causado ao veículo.
Sempre vou pagar franquia do seguro auto?
Sempre que acontecer um sinistro (mesmo coberto pelo seguro), a franquia será cobrada? Nem sempre! Abaixo, separamos alguns dos casos mais comuns em que a franquia é ou não cobrada.
● Acidentes com terceiros
Em caso de acidente envolvendo terceiros, a franquia só será acionada se a colisão tiver causado danos ao carro do segurado.
No caso de acidentes causados pelo segurado com prejuízo a terceiros, a franquia não é cobrada. Nesses casos, um valor descrito na apólice, para cobrir danos materiais e corporais a terceiros, será usado.
Se o valor destinado para danos a terceiros for inferior ao necessário para cobrir o prejuízo, o valor excedente será cobrado do segurado.
Simule o preço do seu seguro auto em nosso formulário.
● Sinistro integral
Quando os danos ao veículo superam 75% do seu valor, ou quando o mesmo é considerado irrecuperável, a seguradora indenizará o segurado sem o pagamento da franquia.
Isso é aplicável em casos de roubo e furto.
● Sinistro parcial
Quando os danos são inferiores a 75% do seu valor, o pagamento da franquia é obrigatório.
Entendendo a franquia
A franquia de seguro existe como uma forma de proteção, para a própria seguradora, que garantirá que o segurado não acionará o seguro de má fé, pois ele sabe que, caso tenha culpa no acidente, precisará arcar com parte do valor gasto para reparar o veículo.
Qual é o valor da franquia?
O valor pode variar dependendo da seguradora e do tipo de seguro escolhido, então não há um preço pré-estabelecido que seja fixo a todos os seguros.
Vale ressaltar que existem tipos de franquia diferentes, que podem ser escolhidos:
- Franquia reduzida: é uma das escolhas mais populares, pois seu valor é baixo. O ponto negativo é que por a franquia ser menor, o preço do seguro é maior;
- Franquia normal: plano mais básico, assim como a franquia reduzida também é bem popular. Tem um custo mediano, seu valor fica entre a reduzida e a majorada;
- Franquia majorada: costuma ser mais usada por empresas porque seu preço é mais alto do que as anteriores, e consequentemente, o valor do seguro será mais baixo;
- Franquia isenta: mais difícil de ser encontrada, pois nessa modalidade você pode pagar mais caro no seguro e ainda ter alguma limitação, visto que não arcará com nenhum custo ao acionar a franquia.
Como funciona a franquia de seguro?
Após uma colisão, ou outro evento que cause dano ao veículo, é importante avaliar se vale a pena acionar o seguro ou não.
Algumas vezes, o valor para reparar o veículo é inferior, igual ou tem pouca diferença do preço estipulado para a franquia.
Nesses casos, pode ser mais vantajoso ao motorista arcar com os custos, pois algumas seguradoras podem oferecer descontos em planos futuros para segurados que não acionaram o seguro ou mesmo não se envolveram em acidentes.
Por que pagar franquia do seguro auto?
Como mencionado anteriormente, a cobrança da franquia é uma forma de garantir que o segurado não cause danos intencionais ao carro, com a intenção de receber uma indenização indevida.
Sabendo que terá que arcar com parte das despesas do conserto do automóvel, é mais provável que o segurado tenha mais cuidado ao dirigir.
O pagamento da franquia é importante para garantir que o proprietário não precisará arcar sozinho com os custos do reparo de seu carro, caso algo inesperado ocorra.
Como pagar a franquia do seguro auto?
Antes de responder a essa pergunta, é importante relembrar que o valor da franquia só é cobrado quando o serviço é acionado.
Ele será pago à oficina ou ao profissional que prestou o serviço. Como a franquia corresponde a um valor parcial, a seguradora se encarregará de assumir o valor restante do pagamento.
Conclusão
A decisão de contratar um seguro, mesmo tendo que pagar a franquia do seguro auto, é um fator importante para poder usufruir do seu bem com paz e tranquilidade, sabendo que caso um imprevisto aconteça, você não precisará assumir o prejuízo sozinho.
E então, conseguiu entender o motivo de ter que pagar a franquia do seguro auto?