Seta Balao

Cote o preço do seu Seguro Auto

Qual é a marca do seu carro?

Por que temos que pagar franquia do seguro auto?

Quer segurar o seu carro, mas não entende por que tem que pagar franquia do seguro auto? Não se preocupe, pois, nesse artigo, explicaremos tudo o que você precisa saber sobre o assunto.

No mundo dos seguros, muitas palavras fogem do entendimento da maioria das pessoas. Para evitar surpresas, o futuro segurado deve ler com atenção o contrato e pesquisar sobre os termos com os quais não está familiarizado.

Uma das palavras que causa confusão para muitos é “franquia”. Ela corresponde a parte em que o segurado deve se responsabilizar em caso de sinistro.

Esse valor é cobrado em situações em que o segurado tem parte da culpa pelo dano causado ao veículo.

Por que temos que pagar franquia do seguro auto?
Imagem: Getty Images

Sempre vou pagar franquia do seguro auto?

Sempre que acontecer um sinistro (mesmo coberto pelo seguro), a franquia será cobrada? Nem sempre! Abaixo, separamos alguns dos casos mais comuns em que a franquia é ou não cobrada.

●     Acidentes com terceiros

Em caso de acidente envolvendo terceiros, a franquia só será acionada se a colisão tiver causado danos ao carro do segurado.

No caso de acidentes causados pelo segurado com prejuízo a terceiros, a franquia não é cobrada. Nesses casos, um valor descrito na apólice, para cobrir danos materiais e corporais a terceiros, será usado.

Se o valor destinado para danos a terceiros for inferior ao necessário para cobrir o prejuízo, o valor excedente será cobrado do segurado.

●     Sinistro integral

Quando os danos ao veículo superam 75% do seu valor, ou quando o mesmo é considerado irrecuperável, a seguradora indenizará o segurado sem o pagamento da franquia.

Isso é aplicável em casos de roubo e furto.

●     Sinistro parcial

Quando os danos são inferiores a 75% do seu valor, o pagamento da franquia é obrigatório.

Entendendo a franquia

A franquia de seguro existe como uma forma de proteção, para a própria seguradora, que garantirá que o segurado não acionará o seguro de má fé, pois ele sabe que, caso tenha culpa no acidente, precisará arcar com parte do valor gasto para reparar o veículo.

Qual é o valor da franquia?

O valor pode variar dependendo da seguradora e do tipo de seguro escolhido, então não há um preço pré-estabelecido que seja fixo a todos os seguros.

Vale ressaltar que existem tipos de franquia diferentes, que podem ser escolhidos:

  • Franquia reduzida: é uma das escolhas mais populares, pois seu valor é baixo. O ponto negativo é que por a franquia ser menor, o preço do seguro é maior;
  • Franquia normal: plano mais básico, assim como a franquia reduzida também é bem popular. Tem um custo mediano, seu valor fica entre a reduzida e a majorada;
  • Franquia majorada: costuma ser mais usada por empresas porque seu preço é mais alto do que as anteriores, e consequentemente, o valor do seguro será mais baixo;
  • Franquia isenta: mais difícil de ser encontrada, pois nessa modalidade você pode pagar mais caro no seguro e ainda ter alguma limitação, visto que não arcará com nenhum custo ao acionar a franquia.

Como funciona a franquia de seguro?

Após uma colisão, ou outro evento que cause dano ao veículo, é importante avaliar se vale a pena acionar o seguro ou não.

Algumas vezes, o valor para reparar o veículo é inferior, igual ou tem pouca diferença do preço estipulado para a franquia.

Nesses casos, pode ser mais vantajoso ao motorista arcar com os custos, pois algumas seguradoras podem oferecer descontos em planos futuros para segurados que não acionaram o seguro ou mesmo não se envolveram em acidentes.

Por que pagar franquia do seguro auto?

Como mencionado anteriormente, a cobrança da franquia é uma forma de garantir que o segurado não cause danos intencionais ao carro, com a intenção de receber uma indenização indevida.

Sabendo que terá que arcar com parte das despesas do conserto do automóvel, é mais provável que o segurado tenha mais cuidado ao dirigir.

O pagamento da franquia é importante para garantir que o proprietário não precisará arcar sozinho com os custos do reparo de seu carro, caso algo inesperado ocorra.

Como pagar a franquia do seguro auto?

Antes de responder a essa pergunta, é importante relembrar que o valor da franquia só é cobrado quando o serviço é acionado.

Ele será pago à oficina ou ao profissional que prestou o serviço. Como a franquia corresponde a um valor parcial, a seguradora se encarregará de assumir o valor restante do pagamento.

Conclusão

A decisão de contratar um seguro, mesmo tendo que pagar a franquia do seguro auto, é um fator importante para poder usufruir do seu bem com paz e tranquilidade, sabendo que caso um imprevisto aconteça, você não precisará assumir o prejuízo sozinho.

E então, conseguiu entender o motivo de ter que pagar a franquia do seguro auto?

Foto de Jeniffer Elaina da Silva

Especialista em seguros, Jeniffer Elaina trabalha com redação, revisão e otimização SEO desde 2012. É formada em Gestão de Seguros, Marketing e tem pós em Administração na FGV, possui curso técnico em Direito do Seguro. Possui mais de 3.000 textos e 5 e-books publicados na área de seguros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.