Topo

Como fica o seguro quando o carro roubado é recuperado?

Quer saber o que acontece com o seguro quando o carro roubado é recuperado? Continue lendo esse artigo e descubra a resposta para essa e mais algumas questões relacionadas ao tema.

Todas as pessoas sabem que quando um veículo segurado é roubado ou furtado, o primeiro passo é realizar um boletim de ocorrência, e o segundo é acionar o seguro auto.

Porém, nem todas as pessoas sabem o que acontece quando o veículo é encontrado ou não. Ou seja, o que fazer com o carro com sinistro.

O seguroauto.org deseja que você adquira o melhor seguro para o seu carro. Veja como!

Você teve seu veículo roubado, acionou o seguro, ele foi recuperado e agora você não sabe como fica o seguro nesta situação?

Não se preocupe, essa é uma dúvida muito comum e que será solucionada neste artigo, acompanhe.

Como fica o seguro quando o carro roubado é recuperado?

Imagem: Getty

Descubra como funciona o sinistro de roubo ou furto

Todo mundo que tem seguro sabe que se seu carro for roubado ou furtado, é preciso fazer um B.O. para então acionar o seguro.

Nestes casos, quando o veículo não é encontrado em um determinado período, que normalmente gira em torno de cinco a sete dias, a seguradora terá um prazo máximo de 30 dias para indenizar o segurado conforme o previsto em apólice para roubo de carro.

Quando o veículo não é recuperado e o segurado é indenizado integralmente, o seguro do carro é cancelado.

Isso acontece porque o bem segurado (o carro) não é mais do responsável pela apólice.

No entanto, quando falamos dos casos de furto ou roubo, ou seja, de veículo recuperado, é preciso que o carro passe por uma avaliação para que a melhor solução seja encontrada.

Caso ele tenha danos, cujo o valor de reparo seja igual ou superior a 75% do valor de compra atual do modelo no mercado, o veículo será considerado como perda total e a seguradora deverá pagar uma indenização integral, como nos casos em que o veículo não é encontrado.

Nesta situação, assim como na anterior o seguro é cancelado.

No entanto, nos casos em que o carro é encontrado com danos que não atinjam essa margem de 75% do seu valor de compra, ele é encaminhado para uma oficina, consertado e devolvido ao segurado.

Vale lembrar que esse procedimento acontece mediante o pagamento da franquia.

Quando o veículo roubado é recuperado o que fazer?

Quando seu veículo segurado é furtado ou roubado, é preciso fazer o B.O., acionar a seguradora e esperar.

Simule o preço do seu seguro auto em nosso formulário.

O prazo dado pela seguradora para que o carro seja encontrado geralmente fica entre cinco e sete dias, ele costuma variar de uma empresa para outra.

Essa regra é comum entre as empresas, seja a seguradora Suhai, MAPFRE Seguros, Allianz e outras.

Depois desse período, caso o veículo não seja encontrado, você deverá entregar alguns documentos solicitados a seguradora.

Só então começa a valer o prazo de 30 dias para que ela pague ao segurado o valor integral da indenização de roubo de carro.

Durante esse período de 30 dias, é aberto um processo de transferência de posse do carro do segurado para o nome da seguradora.

Apenas depois que esse processo é concluído, é que o segurado poderá receber a indenização integralmente.

O que acontece quando o automóvel é roubado, mas encontrado antes do pagamento da indenização?

No caso de veículos recuperados antes que essa transferência se conclua, o processo é cancelado, e o pagamento indenizatório do roubo de carro é suspenso.

O carro segue para a oficina, caso necessite de reparos e posteriormente é devolvido ao segurado.

Nesta situação, a apólice de seguros continua vigente normalmente. Mas, se o veículo recuperado de roubo estiver com avarias que o caracterizem como perda total, então deverá se prosseguir com o pagamento indenizatório ao cliente e a apólice será cancelada.

Se o carro for encontrado após o processo de transferência de posse ser concluído, o cliente permanecerá com o direito de receber a indenização integralmente pelo veículo, e a apólice deverá ser cancelada.

Cote agora o preço do seu Seguro Auto!

A melhor cotação, com as melhores corretoras, pelos melhores preços.

Acontece a transferência de veículo roubado para seguradora e este, agora de posse da empresa, começa a ser chamado de veículo sinistrado.

Como funciona a vistoria do seguro para carro roubado e recuperado?

Ao contratar um seguro para seu carro, é preciso fazer uma simulação e isso é regra geral, independentemente do caso, como carro com sinistro ou não.

Além disso, as seguradoras realizam uma vistoria no veículo, antes de aceitar ou não proteger o bem.

Nessa vistoria, as empresas de seguro analisam todos os detalhes do automóvel, especialmente em se tratando de um carro com sinistro. A saber, para veículos recuperados elas tendem a ser ainda mais criteriosas nessa análise.

Portanto, as seguradoras analisam a lataria, o motor, numeração do chassi, acessórios, bancos e outros detalhes.

Então, a vistoria para veículo recuperado é feita com mais atenção e cuidado ainda. Após, basta apresentar o laudo do Detran para a seguradora.

Mas, é importante saber que o valor do seguro para carro com sinistro pode ser mais elevado. Ainda assim, vale muito a pena pagar pela proteção do que correr o risco de ter o veículo levado por bandidos e ficar no prejuízo.

Entenda melhor o que é um carro sinistrado

Todas às vezes que um seguro é acionado e paga uma indenização integral, seja por motivo de perda total em uma colisão ou incêndio, ou em um caso de furto, ou roubo.

A partir do momento que a indenização é paga ao cliente, o carro passa a ser da seguradora.

Nesses casos, os carros são considerados sinistrados, o que significa que, se o veículo for encontrado será mandado diretamente para um dos pátios de leilão de veículos do Detran, onde poderá ser recuperado, ou não, e os veículos recuperados serão vendidos a um preço muito abaixo da tabela.

É importante entrar em contato a sua seguradora, seja a Allianz, MAPFRE Seguros, seguradora Suhai, SulAmérica e outras, para sanar as suas dúvidas.

Veículo recuperado de furto perde valor?

Se você sofreu um sinistro de roubo ou furto e pretende vender seu carro recuperado depois desse acontecimento, saiba que sim, o veículo recuperado de furto perde valor.

Os veículos recuperados de sinistros chegam a custar até 30% menos do seu valor de mercado.

Então, se você espera vender seu veículo recuperado de furto esteja preparado para pedir por ele, bem menos do que ele realmente vale!

Pois, assim como existem outros fatores que desvalorizam o carro, o sinistro de roubo e furto também desvaloriza.

Ou seja, se sua dúvida era saber como fica o seguro quando o carro roubado é recuperado, a resposta é depende.

Se ele puder ser recuperado, é preciso que isso aconteça e ele seja devolvido ao segurado, onde a apólice de seguro auto permanecerá intacta.

Nesse caso, é importante verificar sobre como tirar sinistro do documento do veículo. Ou seja, em caso de sinistro recuperado.

No entanto, se ele não for recuperado, ou for apenas depois que o processo de transferência de posse para o nome da seguradora for concluído, então o cliente deverá receber a indenização integralmente, e a apólice deverá ser cancelada.

O seguro de carro recuperado é mais caro? 

Muitas pessoas ficam na dúvida se é mais fácil contratar o seguro para carros recuperados do que para carro de leilão. Mas isso depende muito, já que as seguradoras vão fazer uma análise para saber os riscos que deverá assumir. 

Portanto, quanto menos o seu carro roubado e recuperado estiver danificado, mesmo que para o caso de roubo ou furto, maiores serão as chances de a seguradora aceitar protegê-lo. 

Ainda assim existem outras questões que as seguradoras consideram, sendo muitas delas as mesmas que para o caso de carro de leilão. Então, tudo isso influencia no preço do seguro auto. 

Mas, ainda assim é importante saber que o preço do seguro de carros depende da avaliação de riscos assumidos pela empresa. Portanto, independentemente se você vai contratar a seguradora MAPFRE, SulAmérica, seguradora Suhai ou outras, se for um carro com sinistro, as chances de o seguro ficar mais caro são maiores. 

Se eu tiver problemas com a seguradora, como resolver? 

Em caso de sinistro coberto, mas que a seguradora de carro não quer indenizar, você pode entrar em contato com a Susep ou com seu advogado.  

Independentemente do problema, por exemplo, se a empresa não quer indenizar o valor da Tabela Fipe no caso de furto e roubo ou mesmo perda total, e isso está estipulado em contrato, você tem direitos e ela dever. 

Mas, atente-se ao que está em contrato, pois cada seguradora de carro deve seguir o que foi acordado. Na dúvida, fale com seu advogado ou mesmo com o corretor de seguros. 

Se ainda ficar com dúvidas sobre o seguro quando o carro roubado é recuperado, fale com o seu corretor de seguros.

* Publicado em: 16/04/2019 e atualizado em 28/10/2022.

* O SeguroAuto.org não se responsabiliza pelos valores aqui mencionados, visto que o preço do seguro pode variar conforme o perfil de cada motorista.

5/5 - (1 vote)

Artigos relacionados

seguro barato 2024

Os 7 Carros com Seguro Mais Barato em 2024

Data: 27/03/24

Tempo estimado de leitura:

4 min
Categoria: Cobertura de Seguro Auto Leia agora

Quais os melhores carros para se comprar usado?

Data: 29/03/23

Tempo estimado de leitura:

4 min
Categoria: Cobertura de Seguro Auto Leia agora

13 técnicas que um bandido utiliza para roubar carros

Data: 14/03/23

Tempo estimado de leitura:

8 min
Categoria: Cobertura de Seguro Auto Leia agora

93 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • A
    andrea alves says:

    Boa tarde! Meu carro foi roubado terça feira e a seguradora me obrigou a colocar rastreador, o carro foi encontrado somente na sexta feira a noite, e levado para polícia, sou obrigada a aceitar esse carro ciente que sofreu uma desvalorização pois só tinha 8 meses de uso.


    • J
      Juliana Souza says:

      Prezada Andrea,

      Sentimos muito pelo ocorrido e lamentamos qualquer transtorno que tenha sido causado. Em relação à sua dúvida, é importante lembrar que o papel da seguradora é garantir que o veículo seja localizado e recuperado com segurança, por isso é comum que seja exigido o uso de rastreador em casos de roubo. Quanto à desvalorização, sugerimos que entre em contato com a seguradora para que possam avaliar a situação e oferecer uma solução adequada.

      Esperamos ter ajudado e colocamo-nos à disposição para qualquer outra dúvida ou sugestão.

      Atenciosamente,
      Equipe Seguro Auto

  • M
    Marcos Mourao says:

    Carro roubado, segui procedimento seguradora e envie documentacao (BO, CRV Preenchido e passando para seguradora e Formulario c firma reconhecida). Carro recuperado 5 dias depois e encontra-se no deposito. Custei a achar deposito depois que corretor madou correr atras. No deposito informaram que tenho 3 dias para retirar e a partir dai comeca a contar diaria de R$ 110,00/dia mais o reboque que eu tenho que pagar. Pergunta: Sou eu que tenho que correr atras do carro, eu que pago diarias e reboque do deposito, Agora com o CRV preenchido terei que tirar uma 2a. via ? ate lá, pago diaria …. Esta sem chave e uma custa R$ 5 mil, empresto a reserva ou fico quieto ?


    • J
      Juliana Souza says:

      Prezado Marcos,

      Sentimos muito pelo ocorrido e esperamos que você esteja bem. Em relação à sua pergunta, normalmente é responsabilidade do proprietário do veículo retirar o carro do depósito e arcar com as despesas de diárias e reboque. Quanto ao CRV preenchido, sugerimos que entre em contato com sua seguradora para obter orientações específicas sobre como proceder. Em relação à chave, é importante verificar as condições da sua apólice de seguro para saber se cobre perda de chaves. Caso não esteja coberto, pode ser necessário arcar com o custo da chave reserva. Esperamos ter ajudado e ficamos à disposição para mais esclarecimentos.

      Atenciosamente,
      Equipe Seguro Auto

  • A
    Amóz Silva says:

    Ola meu veículo foi roubado e recuperado por um rastreador particular, porém eles me cobraram a taxa de recuperação/ resgate..

    Como devo cobrar está despesas da seguradora? Visto que eles deixaram de pagar um valor de R$ 120.000 contra uma despesa de R$ 4.000.

    Atenciosamente


    • J
      Juliana Souza says:

      Prezado Amóz Silva,

      Lamentamos muito pelo ocorrido e desejamos que esteja tudo bem com você. No que se refere à sua dúvida jurídica, a seguradora é responsável pelo pagamento das despesas relacionadas ao roubo e furto do veículo, incluindo a taxa de recuperação/resgate, desde que esteja coberto pela apólice contratada.

      De acordo com o artigo 757 do Código Civil Brasileiro, o contrato de seguro tem por objetivo garantir interesse legítimo do segurado, relativo a pessoa ou a coisa, contra riscos predeterminados.

      Sugerimos que entre em contato com a sua seguradora e apresente a nota fiscal da taxa de recuperação/resgate para solicitar o reembolso das despesas. A seguradora irá analisar o caso e verificar se a despesa é coberta pela apólice e, caso seja, efetuará o pagamento.

      Esperamos ter ajudado e estamos à disposição para qualquer outra dúvida.

      Atenciosamente,
      Equipe Seguro Auto

  • M
    Marcos Mourao says:

    Apos furto o carro apareceu e nem o corretor consegue saber em que deposito esta o que sobrou do veiculo. Estao mandando eu me dirigir a uma delegacia para buscar paradeiro do carro. Pergunta: Eu tenho que correr atras do paradeiro da carro ? Ninguém sabe onde é o Patio legal do RJ capital (ja mudou de lugar 3 vezes nos ultimos anos); Quem paga o reboque e as diarias ?


    • J
      Juliana Souza says:

      Prezado Marcos,

      Lamentamos muito pelo ocorrido e oferecemos nossos sinceros sentimentos. Quanto à sua pergunta, de acordo com a legislação brasileira, é dever do proprietário do veículo recuperado arcar com os custos do reboque e das diárias, assim como buscar o paradeiro do carro em depósito legal indicado pela autoridade policial competente. Sugerimos que você entre em contato com a delegacia responsável pela investigação do caso para obter mais informações sobre o local onde o veículo foi encontrado e orientações sobre como proceder.

      Esperamos ter ajudado e ficamos à disposição para qualquer outra dúvida.

      Atenciosamente,
      Equipe Seguro Auto