Seta Balao

Cote o preço do seu Seguro Auto

Qual é a marca do seu carro?

Consórcio Volkswagen: saiba como funciona

Modalidade é uma forma segura e sem juros para comprar um carro. Saiba como funciona o consórcio Volkswagen.

A categoria teve um aumento no ano de 2021, principalmente, após a retomada após a pandemia. Foram mais de 3,46 milhões de novos contratos no período de janeiro a dezembro. Pensando nisso, vamos mostrar neste artigo detalhes sobre o consórcio Volkswagen.

O consórcio é uma boa alternativa para as pessoas que não estão com pressa de adquirir um bem e ainda não querem pagar juros, bem diferente de um financiamento, por exemplo. Fora isso, a contratação é sem burocracia e, muitas vezes, sem comprovação de renda.

Tantas pessoas físicas quanto jurídicas podem comprar a sua cota dentro do grupo. Durante o período escolhido você poderá ser sorteado ou, se quiser adiantar o valor da carta, pode dar lances mensais.

Consórcio Volkswagen: saiba como funciona
Imagem: Getty Images

Saiba como funciona o consórcio Volkswagen

A empresa, que tem este tipo de serviço há mais de 40 anos, oferece o consórcio para vários tipos de veículos da marca como, por exemplo, Gol, Virtus, Saveiro, etc.

Após escolher o carro que deseja, basta optar qual é a forma que você entrará no grupo. As opções são:

  • O Grupo em formação é quando a administradora do consórcio ainda está no início da formação de um grupo de pessoas que gostariam de adquirir um carro ou um caminhão;
  • Já a Cota vaga é o grupo que está em andamento que você poderá fazer parte, se estiver ativo, e colaborar mensalmente de acordo com o plano escolhido na assinatura do contrato;
  • Por último, temos a Cota de transferência, que como o nome diz, é quando a pessoa compra o consórcio de outra e tem o direito da aquisição. Se você escolher esta opção, tome cuidado e leia com atenção o contrato para não ter problemas no futuro.

Como calcular o valor da parcela do consórcio Volkswagen

Tudo vai depender do veículo desejado, afinal, o valor de cada parcela vai se basear no valor da carta de crédito que você precisa. Outro ponto que define o valor a ser pago mensalmente é a quantidade de parcelas que constará no contrato.

Lembrando que a taxa administrativa também é diluída no valor das parcelas.

Vantagens de contratar um consórcio

Escolher um consórcio para realizar um sonho pode ser uma boa opção, principalmente, para as pessoas que não tem o dinheiro à vista para comprar um carro, neste caso.

As vantagens de optar pela modalidade:

1. Você não pagará o dobro do valor

Quando contratamos um financiamento já vamos com a consciência que iremos pagar, no mínimo, o dobro do valor, não é mesmo? Já com o consórcio Volkswagen é diferente porque o não tem cobrança de juros.

Como já citamos, o único acréscimo ao valor do carro é a taxa administrativa, que não pode ser mais do que 15% do valor do item escolhido.

2. Mensalidade que cabe no seu bolso

No momento da contratação, você escolherá o valor da parcela ideal que cabe no seu bolso sem comprometer o seu orçamento.

Por isso, antes de qualquer coisa, entre no site da administradora e faça uma simulação com o valor da carta de crédito que você necessita para comprar o carro.

3. Adiantar a contemplação

Todos os meses você terá o direito de dar lances para antecipar o recebimento do crédito e, com isso, pegar o seu carro 0Km mais rápido do que o planejado no início do contrato.

Com a carta de crédito na mão, é só escolher o veículo e, depois, desfrutá-lo pelas ruas da sua cidade.

Vale lembrar que você também, após o encerramento do grupo, recebe o crédito em dinheiro.

Já escolheu qual será o seu novo carro no consórcio Volkswagen? Compartilhe aqui nos comentários!

*Este texto é de conteúdo editorial e não garante a comercialização deste produto nesse site.

Foto de Jeniffer Elaina da Silva

Especialista em seguros, Jeniffer Elaina trabalha com redação, revisão e otimização SEO desde 2012. É formada em Gestão de Seguros, Marketing e tem pós em Administração na FGV, possui curso técnico em Direito do Seguro. Possui mais de 3.000 textos e 5 e-books publicados na área de seguros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.