Seta Balao

COTE AQUI SEU SEGURO AUTO RAPIDINHO!

Qual é a marca do seu carro?

A importância de conscientizar as crianças sobre o trânsito

Conscientizar as crianças sobre o trânsito é tão importante quanto ensinar os adultos. Afinal, apesar delas não serem motoristas, são pedestres, ciclistas e passageiras no trânsito.

A educação sobre o trânsito deve ser iniciada ainda na infância, isso porque as crianças mesmo não sendo condutores, são pedestres, passageiros e ciclistas, ou seja, estão inseridas no trânsito. Por isso, é fundamental que elas conheçam algumas regras de trânsito, com esse conhecimento elas serão capazes de manter sua própria segurança e evitar acidentes envolvendo outras pessoas.

Por exemplo, uma criança que cruza a rua desatentamente sem observar o movimento de veículos nos dois lados da via, pode se colocar sob risco de atropelamento. Ou ainda, promover uma colisão ou atropelamento de outra pessoa, caso o motorista tente desviar dela e perca o controle do veículo.

Além de evitar problemas como o citado, promover a educação infantil no trânsito, fará com que estes pequenos se tornem motoristas mais responsáveis e conscientes. Segundo o Celso Alves Mariano, especialista multidisciplinar de trânsito no Portal do Trânsito, os riscos relacionados a acidentes de trânsito estão cada vez mais cedo presentes na rotina de todas as pessoas, independentemente da idade, portanto, quanto antes essas pessoas forem conscientizadas a esse respeito, melhor será para a população geral.

A importância de conscientizar as crianças sobre o trânsito

Como promover a educação infantil no trânsito?

A educação infantil relacionada às questões de trânsito, começa em casa, e quanto mais cedo ela se iniciar melhor. É importante que os pais estejam sempre atentos às situações de trânsito e apontem situações erradas e certas de motoristas, pedestres e ciclistas para as crianças. Isso as ajudará a começar a entender mais sobre o certo e o errado no trânsito.

Fora esse convívio com os pais, existem brincadeiras e ferramentas lúdicas que podem ajudam nesta educação. Alguns dos departamentos estaduais e municipais de trânsito já contam com programas educacionais direcionados a crianças. Como é o caso de Blumenau, onde o Seterb – Serviço Autônomo Municipal de Trânsito e Transportes, desenvolve um programa de conscientização no trânsito para adultos e crianças, sejam eles motoristas ou não, desde o ano de 1997. O programa educacional voltado ao público infantil trabalha com o uso de uma pista de trânsito educativa, onde os pequenos circulam com carros de brinquedo e um teatro de fantoches, que mostra aos pequenos, de maneira divertida a importância de seguir as regras de trânsito.

É fundamental que este aprendizado se estenda também para as escolas, visto que, nesta fase da vida, este é o principal espaço de socialização das crianças, onde elas começam a perceber sua importância na sociedade. Um bom exemplo a ser citado aqui, é o colégio Atuação, situada em Curitiba, capital do estado do Paraná. Por lá, existe um projeto de educação infantil chamado, “A tua ação no trânsito”, que visa educar os pequenos sobre assuntos importantes como olhar antes de atravessar a rua, para os dois lados, além de despertar valores importantes no trânsito que poderão ser aplicados durante toda a vida.

Este programa educacional não aborda temas relacionados ao trânsito apenas em datas importantes, ele funciona o ano inteiro, e incentiva as crianças a realizarem atividades não só na escola, mas também em casa com a família. O que faz com que os pais, consequentemente se tornem mais responsáveis no trânsito.

Existem ainda outros meios de promover essa educação no trânsito aos pequenos, como o grupo lúdico “O teatro móvel”, composto por um casal de palhaços que viaja pelas cidades apresentando espetáculos que conscientizam os pequenos sobre a importância de estar sempre atento no trânsito. Este grupo é coordenado pela empresa Magma Cultura, patrocinado pelo Grupo Ecorodovias e incentivado pelo Ministério da Cultura.

Para educadores interessados

Se você é educador e está procurando por maneiras de inserir a conscientização no trânsito para crianças. O site demonstre, publicou neste ano uma lista com 10 atividades que podem ajudar na educação infantil no trânsito.

Entre essas atividades estão presentes explicações sobre atravessar na faixa de pedestre, sempre olhando para os lados, atividades que ensinam sobre as placas de trânsito, a importância do uso do cinto de segurança e muito mais.

É de extrema importância que a educação relacionada ao trânsito comece o quanto antes. Isso além de fazer com que as crianças se tornem adultos mais responsáveis, também faz com que seus pais passem a estar mais atentos às leis de trânsito. Existem muitas maneiras de promover essa educação, basta um pouco mais de iniciativa do governo para que este se torne um movimento nacional.

Leia mais artigos sobre:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *