Seta Balao

COTE AQUI SEU SEGURO AUTO RAPIDINHO!

Qual é a marca do seu carro?

Depois de beber, em quanto tempo posso voltar a dirigir?

Muita gente gosta de tomar uma cerveja depois do expediente, mas, a maioria dessas pessoas também volta dirigindo para casa depois. Mas depois de beber, em quanto tempo posso voltar a dirigir? Descubra agora para evitar qualquer problema ou multa de trânsito.

A lei Seca, criada em 2012, proíbe que qualquer pessoa dirigir com altos níveis de álcool no sangue, e desde sua implantação, as autoridades vêm realizando uma grande e constante fiscalização.

No entanto, ainda hoje muitas pessoas simplesmente insistem em ignorar essa lei, e dirigem depois de tomar uns drinques. E não se engane: mesmo que você tenha bebido apenas uma latinha de cerveja ou um cálice pequeno de vinho, estará infringindo a lei. Se deseja saber “depois de beber, em quanto tempo posso voltar a dirigir?”, esse artigo foi feito para você. Acompanhe e entenda melhor.

Depois de beber, em quanto tempo posso voltar a dirigir?

Saiba mais sobre a Lei seca

A Lei Nº 11.705/2008, chamada de Lei Seca, foi criada no ano de 2012 com o intuito de reforçar uma das normas do CTB – Código de Trânsito Brasileiro, que proíbe as pessoas que consumiram álcool de dirigirem. Curiosamente um comportamento que sempre foi considerado como uma infração grave, passou a ser mais respeitado apenas depois de a criação dessa lei, e do aumento da vigilância para que ela se fizesse cumprir.

A Lei diz que todo motorista flagrado com um índice superior a 0,1 mg/l no sangue ou que apresente um comportamento de embriaguez será penalizado. E esses estão sujeitos a sofrer perdas que vão desde multa de até R$ 2 mil e 7 pontos na carteira, até suspensão da CNH. Em casos mais graves, onde os níveis de álcool no sangue ultrapassam 0,3 mg/l os motoristas flagrados podem até ser presos, ficando entre seis meses a um ano.

Vamos combinar que essas proibições são merecidas, dirigir sóbrio já é uma atitude perigosa que envolve muitos riscos, fazer isso alcoolizado é ainda mais imprudente. Conforme uma pesquisa realizada pela OMS – Organização Mundial da Saúde, a cada ano morrem por volta de 1,3 milhões de pessoas, todas vítimas dessa imprudência. Além desses óbitos, ainda foi contabilizado pela entidade que 50 milhões de pessoas que sobrevivem a esses acidentes, vivem com sequelas. Esse levantamento é do ano de 2009, mas, pode ser adotado nos dias atuais com grande facilidade.

Como funciona o teste do bafômetro

Acredite, sempre que você for parado em uma blitz, as chances de eles pedirem um teste do bafômetro são imensas. É esse teste o principal responsável por manter a Lei Seca funcionando corretamente.

O teste é realizado com o uso de um equipamento com um pequeno orifício, onde os motoristas simplesmente assopram. Quando detectado algum problema cabe a polícia tomar as devidas precauções.

Vale lembrar a todos um detalhe em alerta em relação a esse teste: o bocal que é encaixado no equipamento do bafômetro é descartável, e deve ser desembalado apenas da pessoa que fará o teste. Aproveite esse momento em que o bocal está sendo aberto, e verifique se a peça possui certificação do INMETRO.

Depois de beber, em quanto tempo posso voltar a dirigir?

Conforme informações passadas pela Polícia Federal, o limite da concentração de álcool no sangue, dentro da Lei é de 0,1 mg/l. Logo, o mais seguro é que se você estiver dirigindo não faça consumo de bebidas alcoólicas, e se fizer, procure voltar de carona, ou pegar um táxi.

Para que seja possível ter uma ideia da gravidade, o organismo leva entre seis e oito horas para eliminar baixas quantidades de álcool no sangue.

Por quanto tempo o álcool fica no sangue?

Quando uma pessoa ingerir bebidas alcoólicas, elas se concentram na corrente sanguínea, e apenas uma dose de bebida pode levar até uma hora para ser absorvida. No entanto, esse tempo varia para cada pessoa. Se uma pessoa tiver um metabolismo mais rápido, esse período pode ser menor, assim como se uma pessoa tiver um metabolismo lento, ele pode ser maior.

Em que tempo posso voltar a dirigir depois de beber?

Para que seja possível calcular o tempo que o álcool leva para sair do organismo, é preciso relacionar a taxa a concentração de álcool no sangue da pessoa e depois dividir o valor por 0,015.

Porém, existem muitas variáveis que podem influenciar esse cálculo, como idade, gênero, peso e altura, por exemplo, além de informações como a quanto tempo a pessoa está bebendo e o quanto ela já bebeu. Veja um exemplo:

  • João pesa 95 quilos e bebeu uma dose de cerveja. Depois de uma hora, ele terá uma concentração de álcool no sangue equivalente a 0,11 mg/l, muito acima do permitido por lei, que é 0,01 mg/l. Logo, João poderá dirigir novamente dentro de duas horas.

Parece um cálculo muito complicado, mas existem calculadoras online que ajudam nessa conta.

Esteja atento também a produtos que contêm álcool

Existem muitos produtos utilizados ou consumidos no nosso dia a dia que possuem álcool e podem interferir na Lei Seca, mesmo que a pessoa não tenha bebido. Bombons com recheio de licor e enxaguantes de boca são alguns dos produtos que podem trazer problemas.

Dicas para não ter problemas com o bafômetro

Acompanhe algumas dicas importantes para que você não tenha problemas com o bafômetro e a Lei Seca, além de não correr riscos desnecessários e colocar a integridade física e vida de outras pessoas em risco:

Tenha sempre um motorista da vez, a maneira mais simples e funcional de evitar problemas com ‘beber e dirigir’ é a cara passeio ou encontro eleger uma pessoa que será responsável por levar os demais. E importante, essa pessoa não deve beber nada.

Se você for o motorista da vez, ou simplesmente uma pessoa que saiu de carro, vai uma dica, não beba. Por mais que não percebamos, nossos reflexos e capacidade de percepção do entorno diminuem muito quando ingerimos bebidas alcoólicas.

Se você estiver em um barzinho com os amigos e por descuido acaba tomando um drinque, você terá duas opções, esperar o dobro do tempo sugerido pelo cálculo e ir embora ou pedir um táxi ou carona.

Vale a pena evitar dirigir também no dia seguinte, quando a pessoa fica de ressaca. Isso é indicado porque, se a pessoa está de ressaca, significa que o organismo da pessoa ainda está trabalhando para eliminar o álcool da corrente sanguínea.

Nesse artigo abordamos todos os assuntos voltados ao consumo de bebidas alcoólicas e direção para  responder uma dúvida comum a todos: depois de beber, em quanto tempo posso voltar a dirigir? Esperamos que tenha ficado claro o quanto é perigoso dirigir sob a influência do álcool e como isso, além de poder causar grandes prejuízos também pode colocar a vida do motorista, dos passageiros do veículo e dos transeuntes na rua em perigo.

Leia mais artigos sobre:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *