Seta Balao

COTE AQUI SEU SEGURO AUTO RAPIDINHO!

Qual é a marca do seu carro?

Seguradora pode descontar multas da indenização do seguro?

É preciso tomar muito cuidado na hora de requerer uma indenização de seguro auto. Por isso, saiba mais sobre o fato de a seguradora poder, ou não, descontar multas da indenização do seguro.

Na hora de qualquer sinistro, é preciso que o cliente saiba com clareza quais são os seus direitos e deveres, e assim, exigir que eles sejam cumpridos sem grandes dificuldades. Por isso, saber informações sobre a permissão que a seguradora tem para descontar multas da indenização do seguro é fundamental.

Esse tipo de dúvida pode fazer com que o consumidor acabe exigindo coisas que não estão dentro dos seus direitos, e, ao mesmo tempo, deixando de receber a assistência que deveria receber.

Seguradora pode descontar multas da indenização do seguro?

Seguradora pode descontar multas da indenização do seguro?

A empresa seguradora pode descontar multas da indenização do seguro. Isso porque, no momento do sinistro, a seguradora transfere o carro antigo para o nome da empresa, e depois entrega outro veículo para o cliente. Por isso, as seguradoras não assumem carros que possuam dívidas, inclusive as multas.

Como as multas não são de responsabilidade das seguradoras, e sim dos motoristas, cabe a eles pagá-las, antes de transferir o veículo para a empresa.

O pagamento das multas pode ser feito de duas maneiras: ou o proprietário do veículo quita as contas, por si próprio, ou deixa para a seguradora pagar. E é nesse caso que o desconto é feito.

A seguradora se responsabiliza por quitar as pendências do veículo, e posteriormente repassa o valor para o cliente. Normalmente esse repasse é feito automaticamente no pagamento da indenização. Por isso esse desconto é legal.

Caso o veículo possua pendências como impostos não pagos ou se o carro ainda não tiver sido quitado, o procedimento é o mesmo.

Como a empresa informa essa condição?

Essa condição deve estar pré-estabelecida e também deve ser informada claramente no contrato de adesão ao seguro. Por isso, ler o contrato é tão importante, pois assim, o consumidor sabe como proceder nesse tipo de situação, e não possuir nenhuma surpresa desagradável.

Porém, esse tipo de situação pode ser evitado. O cliente deve procurar manter o carro sem dívidas, nesse caso, evitar as multas. Andar dentro da lei é a melhor maneira.

Caso o condutor acabe levando uma infração, o ideal é que pague o quanto antes, para que em um momento de emergência, não precise arcar com mais esse custo.

Com todas essas informações, fica mais claro para o cliente saber como proceder em determinada situação e o que deve exigir, inclusive, ter conhecimento de que as empresas podem descontar multas da indenização do seguro auto. Além disso, fica mais fácil identificar qual atitude está correta e qual atitude pode ser considerada abusiva.

Caso tenha ficado alguma dúvida a respeito desse assunto, deixe nos comentários para que possamos respondê-la para você.

Leia mais artigos sobre:

3 Comentários

  • Roselaine Pessina says:

    Bom dia,

    Sou sinistro de terceiro, não tenho dinheiro para pagar as multas e a Porto Seguro não quer descontar do valor que vai ter que me pagar.

    Att.

  • Rodolpho says:

    Bom dia,

    Caros colegas, gostaria de saber qual o prazo legal para a seguradora me ressarcir quanto a um valor descontado de multas no qual não fui eu quem recebi e sim foi um carro clonado que inclusive já foi achado e encontra-se apreendido com a policia.

    Obrigado

    • Sanaira Silveira says:

      Boa noite Rodolpho,

      Obrigada por comentar no SeguroAuto,
      Por favor, entre em contato com a seguradora responsável.

      Caso você tenha interesse em fazer uma cotação ou renovação de seguro, preencha o formulário em nossa página clicando no link https://goo.gl/gc1bj1 para que um corretor parceiro entre em contato com você.

      Atenciosamente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *