É preciso tomar muito cuidado na hora de requerer uma indenização de seguro auto. Por isso, saiba mais sobre o fato de a seguradora poder, ou não, descontar multas da indenização do seguro.
Na hora de qualquer sinistro, é preciso que o cliente saiba com clareza quais são os seus direitos e deveres, e assim, exigir que eles sejam cumpridos sem grandes dificuldades. Por isso, saber informações sobre a permissão que a seguradora tem para descontar multas da indenização do seguro é fundamental.
Esse tipo de dúvida pode fazer com que o consumidor acabe exigindo coisas que não estão dentro dos seus direitos, e, ao mesmo tempo, deixando de receber a assistência que deveria receber.
O seguroauto.org deseja que você adquira o melhor seguro para o seu carro. Veja como!
Seguradora pode descontar multas da indenização do seguro?
A empresa seguradora pode descontar multas da indenização do seguro. Isso porque, no momento do sinistro, a seguradora transfere o carro antigo para o nome da empresa, e depois entrega outro veículo para o cliente. Por isso, as seguradoras não assumem carros que possuam dívidas, inclusive as multas.
Como as multas não são de responsabilidade das seguradoras, e sim dos motoristas, cabe a eles pagá-las, antes de transferir o veículo para a empresa.
O pagamento das multas pode ser feito de duas maneiras: ou o proprietário do veículo quita as contas, por si próprio, ou deixa para a seguradora pagar. E é nesse caso que o desconto é feito.
A seguradora se responsabiliza por quitar as pendências do veículo, e posteriormente repassa o valor para o cliente. Normalmente esse repasse é feito automaticamente no pagamento da indenização. Por isso esse desconto é legal.
Caso o veículo possua pendências como impostos não pagos ou se o carro ainda não tiver sido quitado, o procedimento é o mesmo.
Como a empresa informa essa condição?
Essa condição deve estar pré-estabelecida e também deve ser informada claramente no contrato de adesão ao seguro. Por isso, ler o contrato é tão importante, pois assim, o consumidor sabe como proceder nesse tipo de situação, e não possuir nenhuma surpresa desagradável.
Porém, esse tipo de situação pode ser evitado. O cliente deve procurar manter o carro sem dívidas, nesse caso, evitar as multas. Andar dentro da lei é a melhor maneira.
Caso o condutor acabe levando uma infração, o ideal é que pague o quanto antes, para que em um momento de emergência, não precise arcar com mais esse custo.
Com todas essas informações, fica mais claro para o cliente saber como proceder em determinada situação e o que deve exigir, inclusive, ter conhecimento de que as empresas podem descontar multas da indenização do seguro auto. Além disso, fica mais fácil identificar qual atitude está correta e qual atitude pode ser considerada abusiva.
Caso tenha ficado alguma dúvida a respeito desse assunto, deixe nos comentários para que possamos respondê-la para você.
20 Comentários
Boa tarde! meu carro foi furtado, no momento do seguro pagar, descontou multas convertidas em advertência de acordo com o código de trânsito brasileiro. Ocorre que enviei a mesma o documento que peguei na prefeitura. Mas eles não aceitaram. Estão cobrando multas do ano de 2017, sendo que toda vez que licenciei o veiculo pagava as multas. Como faço para reaver esse dinheiro descontado?
A Multa convertida em advertência não é paga, so fico com os pontos em carteira e tem algumas que não fui eu que cometi e foram transferidas ao condutor.
Olá, Ivone!
Por favor, entre em contato com o seu advogado para tirar suas dúvidas.
SeguroAuto é um portal de geração de leads que encaminha as solicitações de clientes em busca de um plano de seguro auto para os corretores parceiros das seguradoras em todo o Brasil.
Atenciosamente,
Equipe Seguro Auto