dcsimg

13 dicas para economizar combustível que talvez ainda não conheça

Economizar combustível é quase que uma regra para quem anda de carro, afinal, ele está com um preço muito elevado. Porém, nem sempre isso é possível e a gasolina ou etanol acabando pesando no bolso.

Enquanto a Petrobras anuncia uma redução de preços – que nunca chega ao consumidor final –, veja algumas dicas de como economizar combustível e não ficar no aperto financeiro.

13 dicas para economizar combustível que talvez ainda não conheça

13 dicas para economizar combustível

1 – Mantenha uma boa aerodinâmica

A aerodinâmica do veículo irá influenciar diretamente no consumo de combustível. Por isso, em estradas ou lugar em que estiver em alta velocidade, feche as janelas para diminuir a resistência.

Deixar sobre o veículo caixas de transporte também pode ser um problema, por isso, retire-as quando não estiverem em uso.

2 – Use o óleo do motor correto

Verifique no manual do veículo qual o óleo correto para o seu motor. Utilizar o produto errado faz com que o rendimento do carro diminua e aumente o consumo de combustível.

3 – Dirija com tranquilidade

Dirigir em alta velocidade pode exigir freadas bruscas e acelerações constantes. Quando se tem prudência ao volante e mantém-se uma velocidade constante, a tendência é que o consumo de combustível diminua. Isso sem falar que os riscos de um acidente diminuam.

Além disso, vale a pena saber qual compensa mais: etanol ou gasolina. ;)

4 – Não demore para passar a marcha

Alguns motoristas demoram para passar a marcha do veículo, e com isso o carro passa a exigir mais. Assim que perceber a necessidade, a marcha deve ser alterada, sem que fique sendo adiada.

5 – Cuide dos pneus

Pode parecer bobagem, mas andar com os pneus calibrados pode diminuir em até 2% o consumo de combustível.

Cada modelo possui uma pressão adequada para seu utilizada, por isso, sempre verifique as recomendações do fabricante.

6 – Ande com menos peso

Quanto mais peso dentro do carro, maior será o consumo de combustível. Por isso, tire do carro tudo o que não estiver usando.

Evite andar sempre com o porta-malas cheio.

7 – Cuidado com o ar-condicionado

Nos dias de calor, a vontade de ficar com o ar-condicionado ligado o tempo todo é grande, porém, atenção ao seu uso.

Faça a cotação do seu seguro auto online!
Qual é a marca do seu carro?

Se estiver na estrada em alta velocidade, melhor fechar os vidros e ligar o ar. Agora se estiver na cidade, em baixa velocidade, então melhor ficar só com os vidros abertos.

8 – Prefira carros manuais

Apesar de mais cômodos, os carros automáticos chegam a gastar até 15% a mais de combustível. Por isso, na hora de trocar o seu carro vale a pena pensar nessa possibilidade.

9 – Não fique aquecendo o motor

Em dias frios, antigamente se tinha o costume de ligar o carro e deixar o motor aquecendo. O problema é que muita gente ainda continua fazendo isso.

Hoje os motores não necessitam mais ser aquecidos e, ao ligar o carro, já é possível sair dirigindo. Assim se economiza combustível.

10 – Tire o pé do acelerador

Não é preciso dirigir na velocidade máxima permitida nas estradas, isso só aumenta o consumo de combustível. Quanto maior a aceleração, maior também será o gasto.

11 – Freie devagar ao se aproximar do semáforo

Não é preciso esperar chegar perto do sinal vermelho para fazer uma parada brusca. Ao perceber que o sinal irá fechar, vá desacelerando até que consiga parar devagar.

12 – Faça a manutenção do carro

Manter todas as peças funcionando bem e de forma adequada garante uma boa economia de combustível. Siga as orientações do fabricante para fazer as revisões e nada de fazer esses 8 quebra-galhos no veículo.

13 – Deixe o carro em casa

Deixar o carro em casa e ir de transporte público ou de bicicleta pode ser uma boa alternativa para economizar.

Isso não quer dizer que nunca mais deva andar de carro, mas adotar essa medida em um passeio no final de semana, pode fazer uma grande diferença no bolso ao final do mês.

Veja só as vantagens entre ir de carro, ônibus ou bicicleta.

E então, você costuma seguir todas essas dicas?

Leia mais artigos sobre:

Comentários

Sanaira Silveira - 12 de janeiro de 2017 às 16:36

Boa tarde Fernando,

Obrigada por comentar no seguroauto.org,
Caso você tenha interesse em fazer uma cotação de seguro, entre em nosso site e preencha o formulário para que um de nossos corretores entre em contato com você.

Abraço

Fernando - 31 de dezembro de 2016 às 03:53

Olá,

Tenho uma boa dica para economizar gasolina, parem de aceitar a cobrança de impostos absurdos e criminosos que o governo impõe.

Att

Ronaldo Luiano Simões - 30 de dezembro de 2016 às 17:55

Correção ao comentário anterior… A pick-up sem a tampa gastou mais do que a que estava com a tampa traseira, ambos descobertos…

Sanaira Silveira - 13 de janeiro de 2017 às 11:55

Bom dia Ronaldo,

Obrigada por comentar no seguroauto.org,
Caso você tenha interesse em fazer uma cotação de seguro, entre em nosso site e preencha o formulário para que um de nossos corretores entre em contato com você.

Abraço

Ronaldo Luiano Simões - 30 de dezembro de 2016 às 17:52

Olá,

Tem dica duvidosa aí… Pelo menos para quem assiste (ou já assistiu) a série dos “Caçadores de Mitos”, em um episódio eles fizeram testes com carros, e quem alongava as marchas (demoravam mais para trocar), gastavam menos combustível. Inclusive, em um dos testes, o mais econômico, foi o que alongou a segunda marcha até ao ponto de passar direto para a quinta… Procurem e verão… Outro teste interessante foi o de aerodinâmica. Um carro coberto de amassados do tamanho de bolas de golfe gastou menos do que um “liso”, e carro com vidros abertos gastaram a mesma coisa que um com vidros fechados… Um pick-up com cobertura marítima na caçamba gastou mais do que uma sem a cobertura, e uma com a tampa traseira gastou mais do que outra sem (ambas descobertas), o que pode parecer ilógico… Questão de aerodinâmica e de como o vento se comporta, confirmado em túnel de testes… E finalmente, andar a 110 em uma estrada de velocidade máxima de 110, é muito mais indicado do que manter o carro a 80, porque se você tem espaço para manter o carro nos 110 (pista com poucos veículos ou uma igual a Bandeirantes, em SP), pois mantendo a 110, você anda praticamente com o pé apenas encostado no acelerador (claro, se seu carro não for um motor 1.0 dos antigos, que não eram multpoint), mas para manter o carro a 80, além de frear nas descidas mais íngremes, ainda certamente acelerará mais nas retas e nas subidas (o pé mais “fundo” no acelerador), e isso fará gastar mais. Enfim, a dica boa mesmo é “conheça seu carro”. Poucas são as dicas de economia que servem para qualquer modelo, terreno, condições climáticas, etc…

Até logo

Sanaira Silveira - 13 de janeiro de 2017 às 11:38

Bom dia Elias,

Obrigada por comentar no seguroauto.org,
Caso você tenha interesse em fazer uma cotação de seguro, entre em nosso site e preencha o formulário para que um de nossos corretores entre em contato com você.

Abraço

Elias Martimiano - 29 de dezembro de 2016 às 19:36

Oi,

Estou procurando ser econômico. Vale a pena.

Até mais

Postar um comentário