Seta Balao

COTE AQUI SEU SEGURO AUTO RAPIDINHO!

Qual é a marca do seu carro?

O que é uma franquia facultativa no seguro auto?

Compartilhe nas redes sociais:

Dúvidas sobre franquia são absolutamente comuns, e, se você anda confuso sobre o significado de franquia facultativa no seguro auto. Saiba que não é o único. Acompanhe esse artigo e entenda melhor o assunto.

Quando o assunto é seguro auto, existem uma infinidade de situações que podem deixar dúvidas na cabeça dos segurados. E, uma situação recorrente em questionamentos é a franquia. Muitas pessoas possuem dificuldades em entender exatamente o que é a franquia, quais são seus tipos e como cada um deles funciona.

Pensando em ajudar com essas questões, criamos este artigo. Onde você poderá entender melhor o que é e como funciona a franquia facultativa no seguro auto. Acompanhe e descubra mais sobre isso.

O que é uma franquia facultativa no seguro auto?

O que é a franquia facultativa no seguro auto?

Sempre que o assunto é franquia de seguro auto, surgem diversas dúvidas. Mas, acredite, esse é um assunto muito mais simples do que parece.

Franquia é um termo que se refere ao valor de responsabilidade do segurado, ou seja, que deve ser pago por ele em casos de acionamento do seguro para a resolução de sinistros que provoquem perda parcial do veículo. Normalmente, cada seguradora possui um preço diferente, estipulado como franquia básica ou normal.

E, a partir desse valor fixo estipulado como franquia normal, surgem variações para mais ou para menos, que são chamadas de franquia facultativa no seguro auto. A escolha da opção de franquia deve ser feita no ato da contratação da prestação de serviço e interfere no valor total da apólice.

Em casos onde são escolhidas franquias menores que o valor normal, o custo da franquia chega a ficar 25% a 50% menor que custo da franquia normal. O que faz com que o preço da apólice se torne maior.

Já nos casos onde a franquia facultativa no seguro auto é definida por um custo maior do que o da franquia comum, podendo chegar a uma margem 150% até 200% maior que a normal. E nesta situação o preço final da apólice é menor.

Apesar de o nome facultativo significar opcional, a franquia facultativa no seguro auto é obrigatória em casos de sinistros com perda parcial.

Quais são os tipos de franquia facultativa no seguro auto?

Constantemente a franquia facultativa no seguro auto é apresentada ao cliente com outro nome, isso sempre varia conforme a empresa de seguro. Algumas possibilidades de nomenclaturas são:

Franquia reduzida

A franquia reduzida, ou como também é chamada, franquia 50% ou franquia 25%, é uma das mais baratas entre as franquias apresentadas em nosso artigo. Mas, também é a opção que deixa o valor da apólice, mais caro. A franquia 50%, corresponde à estipulação de um valor de franquia 50% menor que o valor oferecido na franquia normal ou básica. Já a franquia 25%, consiste em uma franquia 25% menor que a normal.

Franquia majorada

A franquia majorada ou dobrada, corresponde a um valor muito superior ao preço oferecido na franquia normal. Essa escolha faz com que a apólice de seguros fique mais barata, e é muito recomendada para pessoas com um histórico de cautela ao volante.

Franquia normal

A franquia normal, também chamada como básica ou obrigatória, é aquela cujo valor é igual ao proposto pela seguradora. E, nesses casos é imprescindível que fique claro que tanto o valor da franquia como o da apólice serão mantidos em contratos.

Outro significado para franquia facultativa

Algumas empresas de seguro usam o termo franquia facultativa, para designar a franquia majorada. Ou seja, aquela de custo mais alto que as demais, e valor mais baixo da apólice.

Em quais situações o pagamento da franquia não é obrigatório?

De maneira geral, o pagamento da franquia é sempre obrigatório em casos de sinistro que promovam perdas parciais, independentemente do valor da perda. No entanto, existem algumas situações em que a franquia não é obrigatória e não pode ser cobrada, esses casos são nos casos caracterizados como sinistros de perda total. Ou seja, situações em que a perda do veículo atinja ou ultrapasse o valor de 75% do veículo para ser reparado.

Outra situação em que a franquia não pode ser cobrada é no caso da cobertura para terceiros. Além disso, quando o seguro é acionado para a resolução de problemas, através da assistência 24 horas, também não pode haver cobrança de franquia.

Esperamos que suas dúvidas sobre o que é a franquia facultativa no seguro auto e como ele funciona tenham sido esclarecidas. Caso ainda existam dúvidas, por favor, entre em contato conosco, e faça suas perguntas, daremos todas as informações importantes sobre o tema.


Compartilhe nas redes sociais:
Leia mais artigos sobre:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *