dcsimg

Qual é a franquia ideal para seu seguro auto?

Qual é a franquia ideal para seu seguro auto?Um grande erro de quem contrata um seguro é sempre buscar o menor preço do prêmio e se esquecer que isso pode influenciar diretamente na franquia. Mas como saber qual a franquia ideal para seu seguro auto? Para que você possa entender o prêmio é o que todo mundo chama de “valor do seguro”, ou seja, quanto você vai pagar para conseguir manter o seu carro segurado. Esse valor normalmente pode ser pago em uma única parcela ou dividido em várias vezes conforme acordado com a seguradora.

Já a franquia é a parte que o segurado deve pagar quando ocorre algum sinistro com o veículo, funciona assim a seguradora arca com parte de prejuízo e o seguro com outra. Porém, quanto menor o valor do prêmio, maior será a franquia caso ocorra algum sinistro.

Escolha a franquia ideal para seu seguro auto

Para optar pela franquia ideal para seu seguro auto, você deve conhecer os tipos de franquias:

Franquia normal ou obrigatória

Esse tipo de franquia é a mais comum e a que as seguradoras costumam ofertar. Ela é indicada para quem ainda não tem um perfil muito bem definido ao volante ou para quem está contratando um seguro pela primeira vez, isso porque ele é uma franquia intermediária.

Os valores dela são definidos conforme o modelo do veículo e vão variar de um carro para outro.

Franquia ampliada ou majorada

Essa é a opção de franquia mais cara, ela chega a custar 200% da franquia normal, ou seja, em caso de sinistro a participação do motorista será bem maior. Se por um lado ela é mais cara por outro o valor do prêmio diminui bem por isso os valores acabam ficando balanceados.

Ela é indicada para quem possui um perfil de condição com prudência e que não costuma se envolver em acidentes ou então em acidentes leves que não envolvam a necessidade de acionar o seguro.

Franquia reduzida

Essa é o oposto da franquia ampliada e custa 50% menos em relação a franquia normal. Apesar do valor do prêmio ser mais caro o valor da franquia reduz bastante sendo indicada para quem tem um histórico de se envolver em diversos acidentes.

Quando acionar o seguro?

O que muita gente não sabe é que nem sempre é preciso acionar o seguro, isso porque toda vez que ele é acionado é preciso pagar a franquia e em muitos casos isso pode não compensar financeiramente.

A primeira coisa a se verificar é o valor do dano, isso porque se ele foi pequeno e o conserto for barato, ele pode ser inferior ao valor da franquia nesse caso compensa muito mais você pagar e só comunicar a seguradora.

Porém o contrário também acontece, quando o valor de reparo ao dano do veículo for muito grande compensa acionar a seguradora, pois você pagará a franquia e ela arcará com o valor restante.

Um outro fato que muita gente desconhece é que quem paga a franquia é a pessoa que provocou o acidente, portanto se algum bater no seu carro quem deverá pagar o reparo é ela. Nesse caso é o seguro dela que deverá ser acionado e a franquia também será dela, e caso não possua seguro então a pessoa que ocasionou o acidente e quem deverá arcar com os custos totais.

Ao saber qual a franquia ideal para seu seguro auto, você pode fazer uma cotação no SeguroAuto.org já sabendo como optar pela melhor diante de suas necessidades.

Faça a cotação do seu seguro auto online!
Qual é a marca do seu carro?

Leia mais artigos sobre:

Comentários

Sanaira Silveira - 12 de novembro de 2015 às 13:24

Bom dia Israel, tudo bem?

O valor da franquia fica especificado na apólice do seguro contratado, fale com o corretor e veja se pode ir até a seguradora para verificar este documento.

Caso você tenha interesse em fazer uma cotação de seguro, o SeguroAuto.org é o melhor lugar. Visite nosso site e faça sua cotação!
Preencha o formulário em nossa página //www.seguroauto.org e receba todas as informações necessárias para a realização de sua proposta.

Obrigada!

Israel Braga - 11 de novembro de 2015 às 22:28

Olá,

Eu bati em um carro, cujo a seguradora é a Sulamerica, como saber se o valor que o corretor está pedindo é o correto da franquia?

Grato

Postar um comentário