dcsimg

Quando é proibido cobrar franquia no seguro auto?

É proibido cobrar franquia no seguro auto por utilizar o serviço de guincho, sabia?Veja quando outras situações onde a seguradora não pode cobrar franquia do seguro auto.

Quem tem ou vai contratar o seguro auto deve saber que, quando o veículo sofre um sinistro, pode ser necessário pagar uma espécie de coparticipação para que o reparo seja realizado.

Porém, não é sempre que esse valor chamado de franquia no seguro auto é cobrado e existem algumas regras para isso.

A Superintendência de Seguros Privados (Susep) estabelece algumas regras para que as seguradoras trabalhem e uma delas está relacionada ao fato de quando pode ou não ser cobrada a franquia.

Vale ressaltar que o valor da franquia está estabelecido na apólice, não podendo esse ser alterado conforme o tipo de sinistro.

Quando é proibido cobrar franquia no seguro auto

Mas, afinal, quando é proibido cobrar franquia no seguro auto?

Não é porque o veículo sofreu um sinistro que a franquia será cobrada. Na verdade, se a situação envolver uma perda total não há cobrança de franquia. Esse valor só será solicitado ao segurador se houver o que é chama de perda parcial, como uma colisão.

Veja alguns exemplos de quando a franquia não deve ser cobrada.

Roubo ou furto

Se o veículo foi roubado ou furtado e não foi recuperado, o segurado fica isento do pagamento da franquia.

Colisão total

A colisão total é aquela em que o veículo se envolve em algum acidente e o reparo tem um custo igual ou superior a 75% do preço de mercado do veículo.

Danos a terceiros

Quando se tem a cobertura de danos a terceiros e você ocasiona um acidente, sendo preciso reparar o veículo do outro, também ocorre isenção da franquia.

Mas, nesse caso vale lembrar que não há franquia para recuperar o veículo do outro. Caso o carro do segurado também tenha sofrido danos e esse precise ser reparado, a franquia será cobrada normalmente.

Pequeno sinistro

Em algumas situações, o valor do reparo pode ser inferior ao da franquia, por isso ela não deve ser cobrada. O segurador deverá arcar com as despesas do próprio bolso.

Queda de raio

Essa é uma das poucas coberturas relacionadas a desastres naturais que praticamente todos os seguros oferecem. Se um raio atingir o veículo e causar danos, não há cobrança de franquia para a realização do conserto.

Serviços de assistência 24 horas

Esse é um serviço que oferece benefícios e como não se trata especificamente de uma cobertura, não cobra franquia. Assim, se precisar de um guincho, socorro mecânico e outros poderá utilizar sem ter gastos adicionais, desde que esteja dentro da cota limite contratada.

É preciso frisar que é muito importante conferir na apólice do seguro auto se todos os itens acima estão descritos corretamente, pois se houver algum item diferenciado que esteja descrito, você deverá pagar pela franquia. Sendo assim, tire suas dúvidas antes com o corretor de seguros sobre proibido cobrar franquia no seguro auto e faça uma contratação consciente.

Leia mais artigos sobre:

Comentários

Sem comentários. Seja o primeiro a responder!

Postar um comentário