Topo
6 maneiras de vender mais seguros em época de pandemia

Quando a seguradora pode recusar o seguro auto

A seguradora pode recusar o seguro auto em determinadas situações, mas para isso, é preciso ficar atento às análises realizadas pelas empresas.

O que muitas pessoas não sabem, é que a seguradora pode recusar o seguro auto, em determinadas situações. Portanto, no momento da contratação, o proprietário deverá ficar atento a todos os detalhes.

Quando o motorista decide por colocar o seu automóvel no seguro, ele deve ter em mente que a empresa não tem obrigação nenhuma em aprovar tal contratação.

O seguroauto.org deseja que você adquira o melhor seguro para o seu carro. Veja como!

Afinal, muitos fatores devem ser analisados para que o carro ou o dono passe no teste de aprovação.

Entretanto, os prazos estipulados por lei para que todos esses procedimentos sejam realizados é de 15 dias. Porém, existem algumas situações onde há possibilidade de recorrer, geralmente, procurar por outra seguradora.

Quando a seguradora pode recusar o seguro auto

Imagem: Getty Images

Quais motivos a seguradora pode recusar o seguro auto?

Da mesma forma que os bancos fazem uma análise de crédito antes de conceder ao cliente um cartão com limite alto, funcionam as seguradoras.

Mas, nesse caso em específico, além de analisar o proprietário, a empresa também irá verificar as condições do automóvel, e informar se ele se enquadra ou não nos requisitos pré-estabelecidos.

Portanto, é necessário se informar acerca dos detalhes, antes de ir até uma seguradora. Dessa forma, já estará preparado para eventualidades.

CNH vencida

Um dos motivos que podem barrar de o motorista adquirir o seu seguro auto é o fato de não ter renovado a sua carteira no período certo.

Dessa maneira, não há como transitar livremente pelas grandes avenidas, com uma CNH vencida, uma vez que existe fiscalização nas estradas e caso o proprietário seja detido, não há muitas coisas que a empresa possa ajudar.

Uma opção mais viável ou válida seria fazer o seguro em nome de outra pessoa, seja cônjuge ou algum familiar, desde que este esteja dentro dos requisitos da seguradora.

Carro antigo ou fora de linha

Nos tempos atuais, possuir um carro antigo é algo para colecionadores, afinal, manter uma relíquia assim requer dinheiro e disponibilidade de tempo.

No entanto, ainda existem pessoas que se arriscam e colocam modelos bastante antigos para percorrer nas ruas. Porém, caso venha a acontecer alguma fatalidade, encontrar peças para substituir pode vir a ser uma tremenda dor de cabeça.

Sendo assim, para a seguradora, oferecer proteção para um veículo nessas condições pode não ser tão vantajoso, o que faz com que muitas empresas evitem fechar um contrato com o proprietário de um carro antigo.

Automóveis irregulares

Assim como a CNH pode estar vencida e impedir que a seguradora possa recusar o seguro auto, o carro estando com alguma multa ou o emplacamento atrasado, impedirá que qualquer empresa venha oferecer alguma proteção.

Simule o preço do seu seguro auto em nosso formulário.

Mesmo a multa em aberto sendo de um valor ínfimo, o que constará no sistema como estando em débito, e dessa forma, dificultará que o proprietário venha a conseguir o colocar em seguro.

Uma outra questão está relacionada ao chassi, onde as empresas ao descobrirem, no mesmo instante aciona o motorista e recusa a solicitação.

Veículos luxuosos

Do mesmo modo que os carros antigos são barrados pela dificuldade em encontrar peças, o contrário também poderá acontecer, como é o caso dos automóveis de alto padrão.

Seguindo uma linha lógica de raciocínio, carros dessa categoria são mais atrativos para os bandidos, portanto, o número de furtos de alguns modelos acaba sendo maior.

Para a seguradora, o contrato para proteger um carro de porte financeiro alto não é tão vantajoso, não devido a acidentes, mas sim, pela quantidade de assaltos que podem acontecer e a empresa não conseguir reverter tal valor em um curto período de tempo.

O que fazer se a seguradora recusar o seguro auto?

No decorrer dos 15 dias, o processo pode ter um resultado positivo, assim como vir a ser negado. Nessas situações, não há muitas coisas a serem feitas, senão, entrar em contato com outra empresa.

Caso ocorra mais de uma tentativa e for sempre negado, o recomendado é tentar corrigir o problema principal pelo qual a empresa rejeitou a proposta.

Ou seja, se o carro está com multas em aberto, será necessário quitar tudo. Caso o problema encontrado seja na CNH, deverá ser resolvido e somente depois, se sujeitar a uma nova análise.

Há também a possibilidade de optar por escolher somente algumas coberturas, sendo as principais delas: contra roubos, furtos, guincho e alguma de extrema necessidade, que depende de cada um.

Se a seguradora pode recusar o seguro auto, uma das únicas soluções caso é buscar outras opiniões ou resolver o problema inicial.

Cote agora o preço do seu Seguro Auto!

A melhor cotação, com as melhores corretoras, pelos melhores preços.

Avalie nosso post

Conteúdo revisado por Walter Tadeu de Oliveira Filho, Corretor de Seguros – Registro SUSEP: 201103878

Artigos relacionados

Seguro Renault Duster

Seguro Renault Duster: veja preços e como contratar

Data: 08/10/25

Tempo estimado de leitura:

17 min
Categoria: Automóveis Leia agora
Corretor entrega apólice a cliente que a assina. Falando sobre apólice de seguro.

Apólice de seguro: o que é, como funciona e para que serve!

Data: 02/09/25

Tempo estimado de leitura:

23 min
Categoria: Tipos de Seguros Leia agora
Profissional com instrumento para instalação de para-brisas. Falando sobre cobertura de vidros no seguro auto.

Como funciona a cobertura de vidros no seguro auto? Entenda!

Data: 22/08/25

Tempo estimado de leitura:

21 min
Categoria: Tipos de Seguros Leia agora

9 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • J
    João Garcia… says:

    Devido a grande burocracia pra tirar CNH categoria PCD minha CNH venceu por uma infelicidade coledi o carro mas com tudo documentado que iniciei a renovação um mês antes de vencer CNH.
    O seguro e obrigado a me pagar ?


    • J
      Juliana Souza says:

      Prezado João Garcia Berti,

      A validade da sua CNH é uma das informações que a seguradora pode considerar no momento de analisar um sinistro. Entretanto, é necessário avaliar as cláusulas específicas do seu contrato de seguro para saber se há alguma exclusão nesse sentido. Caso a sua CNH estivesse vencida no momento do acidente, a seguradora poderia se recusar a pagar a indenização. Recomendamos que você entre em contato com a sua seguradora para verificar as condições da sua apólice.

      Em relação à burocracia para a emissão da CNH PCD, sugerimos que consulte o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) do seu estado para obter mais informações sobre os procedimentos necessários.

      Esperamos ter ajudado.

      Atenciosamente,
      Equipe Seguro Auto

  • C
    Carla Beatriz… says:

    Sou cliente Porto há vários anos. Na vigência atual usei o seguro com um pequeno incidente que tive ao bater em um carro. Situação nada grave e dispendiosa. Estou tentando renovar o seguro e para minha surpresa a Porto está negando orçamento para renovação. O motivo alegado? Pasmem! Recusa por seleção de risco. Então vc que está contratando a Porto, fique sabendo que você só serve para pagar e não usar! Se for usar, ainda que por um valor de sinistro baixo, será simplesmente eliminado da carteira de cliente. Decepção é pouco com uma empresa como a Porto. Até o cartão de crédito eu uso (nesse caso, usava)!


  • G
    Gilberto Ferreira… says:

    Eu conduzia meu automóvel em estrada de via pública, quando um motociclista numa manobra imprudente de ultrapassagem colidiu o guidom da moto contra o retrovisor do meu veículo de passeio, e apenas quebrou o espelho do retrovisor do meu automóvel, quanto ao motociclista, este perdeu o controle com a colisão e caiu no chão e a motocicleta ficou avaria, e tal sinistro foi registrado em boletim de ocorrência. Foi acionado o seguro de auto, mas seguradora informou que o perito é que determinaria o culpado, e de acordo com a decisão do perito, não seria liberado o seguro, e o conserto seria cobrado de quem o perito indicar. ESCLAREÇO: 1- condutores habilitados; 2- não estavam embriagados; 3- não realizavam “rachas” ou manobras perigosas. Qual a orientação???


    • A
      Augusta Miranda says:

      Olá, Gilberto!
      É comum que a seguradora tome a decisão após a perícia.
      Atenciosamente,
      Equipe Seguro Auto

  • M
    Maria Socorro… says:

    Seguradora Porto Seguro/Itaú não quer pagar. Uma moto bateu meu carro e Abril terminei de cumprimento de cassação da minha CNH e estou renovando CNH, por problemas, mas pandemia só consegui fazer o exame psicotécnico e médico, estou tentando marcar o escrito e volante, mas não consigo e dia 18 uma moto bateu meu carro e a corretora Porto Seguro recusou pagar porque não tinha regularizado minha CNH. Como posso recorrer?


    • A
      Andréia Silveira says:

      Olá, Maria!

      Obrigada por comentar no SeguroAuto.org!

      Por favor, entre em contato com o seu advogado para tirar suas dúvidas. Ele terá acesso ao seu contrato e demais informações.

      SeguroAuto é um portal de geração de leads que encaminha as solicitações de clientes em busca de um plano de seguro auto para os corretores parceiros das seguradoras em todo o Brasil.

      Atenciosamente!

    • D
      Daionei says:

      Seguradora bradesco não quer pagar o prejuízo
      Sou filho do proprietário.
      Fui sequestrado e os bandido danificaram o veiculo. E a seguradora se nega. Eles falaram que o seguro não cobre Martelinho de ouro.
      Carro foi para pericia da delegacia. Constando os danos e tem b.o
      Carro não foi roubado eles pegaram so o dinheiro
      Oque fazer?

      • A
        Augusta Miranda says:

        Olá, Daionei!
        É importante ler no contrato do seguro os termos e coberturas. Busque entender as regras com seu corretor e veja a apólice que assinou no momento da contratação.
        SeguroAuto é um portal de geração de leads que encaminha as solicitações de clientes em busca de um plano de seguro auto para os corretores parceiros das seguradoras em todo o Brasil.

        Atenciosamente,
        Equipe Seguro Auto