Seta Balao

Simule o preço do seu Seguro Auto

Qual é a marca do seu carro?

É possível realizar seguro para carro sem placa?

Essa é uma das dúvidas que ronda a cabeça de muitas pessoas por aí. Então, acompanhe esse artigo e descubra aqui se é possível realizar seguro para carro sem placa.

Qualquer pessoa que decida comprar um carro, seja ele novo ou usado, sabe que esse veículo precisará contar com um seguro auto para poder circular pela cidade sem que seu motorista fique louco de preocupação com problemas como roubo de veículos, furto de equipamentos, colisões e tudo mais.

Comprar um carro é um grande feito, especialmente quando falamos de um carro novo, saído da fábrica.

E, esses veículos costumam preocupar ainda mais seus donos em relação a furtos e roubos do que os carros comprados de segunda mão.

Por isso, muita gente quando decide fazer esse investimento se pega pensando se é possível proteger este carro antes mesmo dele ganhar uma placa.

Se você está pensando em comprar um carro 0 km e quer saber se é possível fazer o seguro dele antes mesmo de emplacá-lo?

Acompanhe esse artigo e descubra a resposta para essa e outras questões relacionadas ao assunto.

É possível realizar seguro para carro sem placa?

Imagem: Getty

Afinal, é ou não possível realizar seguro para carro sem placa?

A resposta para a pergunta se é possível realizar seguro para carro sem placa é sim. É possível e absolutamente recomendado.

Garantir a proteção do seu carro zero quilômetro antes mesmo que ele saia da loja é uma atitude sensata e que pode trazer alguns benefícios, saiba mais sobre o assunto.

Como realizar seguro para carro sem placa?

O primeiro passo para contratar um seguro para carro sem placa é realizar várias cotações, em diferentes seguradoras até encontrar um bom preço e serviços que atendam às suas necessidades.

Feito isso, basta ter em mãos a nota fiscal do carro, junto com os demais documentos necessários, e encaminhar tudo para a seguradora escolhida ou seu corretor de seguros, para enfim contratar o serviço.

Além de poder tirar o carro da concessionária já protegido contra todos os perigos que as ruas oferecem você ainda terá acesso a alguns benefícios como:

  • Não será preciso fazer a vistoria prévia;
  • Poder contratar a cobertura chamada por algumas empresas de “carro zero” que garante a indenização integral do valor pago pelo veículo em caso de perda total por um período que pode variar de três a doze meses.

Apenas não se esqueça de entrar em contato com a seguradora ou seu corretor de seguro após o emplacamento do carro, para que um endosso com o número da placa seja anexado a sua apólice.

Posso andar com o carro sem placa?

Essa é outra questão que acomete as pessoas que acabaram de comprar um carro zero, ou estão prestes a fazer isso.

E a resposta para ela é sim. Mas, apenas por um período de 15 dias após a compra do veículo zero quilômetro.

Esse é o período disponível para que a pessoa se dirija até o Detran de sua cidade e solicite o emplacamento e toda a documentação do veículo.

Vale lembrar também que, enquanto a documentação não fica pronta é preciso que o motorista transite no carro com a nota fiscal em mãos.

Se você não quiser ter todo esse trabalho para emplacar seu carro novo, pode pagar um valor a parte na própria concessionária onde o veículo foi comprado que eles mesmos emplacam o carro.

Todas as concessionárias oferecem esse serviço.

No entanto, se não estamos falando de um veículo zero quilômetro comprado há no máximo 15 dias, então a resposta é não.

Segundo o Inciso quatro, do artigo 230 do CTB – Código de Trânsito Brasileiro, circular com um veículo sem placas é estritamente proibido e passível de punição.

O motorista que for pego circulando sem placas pode ser autuado com uma infração gravíssima, perdendo sete pontos na carteira de habilitação e arcando com uma multa no valor de R$ 293,47.

Além disso, seu veículo será imediatamente apreendido e recolhido para um dos pátios da cidade onde ele reside.

É importante deixar claro que, não importa o motivo pelo qual o veículo esteja sem placa, seja porque ela foi roubada ou porque em um acidente ela se desprendeu.

Se o motorista for pego circulando com o carro sem ela, será penalizado.

O DETRAN diz que, quando uma placa é perdida ou furtada é fundamental que o motorista imediatamente realize um boletim de ocorrência e solicite a segunda via da placa em questão.

Os valores dessa peça podem variar de acordo com a quantidade, caso seja preciso apenas uma placa ou as duas, e conforme a região.

Por isso, se você se encontra nessa situação procure o mais rápido possível o DETRAN de sua região e peça mais informações.

Depois de descobrir que é possível sim realizar um seguro para carro sem placa, que essa é uma opção repleta de vantagens e quando e por quanto tempo é possível circular com um carro sem placas.

Será muito mais simples tomar todas as devidas precauções sobre o assunto.

Portanto, se você está pensando em comprar um carro zero quilômetro e já quer sair com ele da concessionária, protegido por um seguro auto de qualidade saiba que isso é possível sim, mesmo que se trate de um carro sem placa.

Leia mais artigos sobre:
Jeniffer Elaina da Silva

Especialista em seguros, Jeniffer Elaina trabalha com redação, revisão e otimização SEO desde 2012. É formada em Marketing com pós em Administração na FGV e atualmente cursa Gestão de Seguros. Possui mais de 2.000 textos e 5 e-books publicados na área de seguros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *