Seta Balao

Cote o preço do seu Seguro Auto

Qual é a marca do seu carro?

Sascar Rastreamentos: o que é e como funciona

O serviço Sascar Rastreamentos auxilia no gerenciamento de frota e carga, otimizando a logística. Saiba mais!

*Este texto é de conteúdo editorial e não garante a comercialização deste produto nesse site.

As estatísticas não mentem. O roubo de cargas no Brasil é algo exorbitante, causando prejuízos e, mais ainda, riscos à segurança dos motoristas. Sem falar na extensão territorial e a heterogeneidade das estradas, desafios para a gestão de frotas.

Por isso, a necessidade de contratar empresas especializadas, como a Sascar Rastreamentos. Afinal, segundo levantamento da Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística (NTC&Logística), em 2020 foram registradas 14.159 ocorrências.

Ainda que haja queda de 23% em relação ao mesmo período no ano anterior, o cenário preocupa. Afinal, a consequência direta são os prejuízos estimados em R$ 1,2 bilhão.

Outra dificuldade enfrentada pelas transportadoras é a extensão da malha rodoviária, calculada em 75,8 mil quilômetros, somente em rodovias federais. Além da dimensão, há o problema de que pouco mais de 12% de toda a malha é pavimentada.

Sem falar no próprio desafio que é rastrear e gerenciar uma frota, por menor que ela seja.

Sascar Rastreamentos - o que é e como funciona

Imagem: Getty Images

Como funciona o rastreamento de veículos?

Quando o veículo possui um rastreador, este envia suas coordenadas pelo GPS para que o satélite o localize. A informação também pode ser recolhida por outros sistemas usados no processo, como GPRS e GSM, desde que sejam integrados à rede.

Por que trabalhar com o rastreamento de cargas?

Os motivos para trabalhar com o rastreamento de cargas, em razão da inovação tecnológica que oferece, são muitos, entre eles:

  • Manter a segurança da mercadoria;
  • Gestão de custos;
  • Monitoramento logístico;
  • Prevenção de acidentes;
  • Conservação da carga.

Quais são as tecnologias de rastreamento?

Existem diversas tecnologias para rastreamento, cada uma com funcionalidades específicas para atender demandas. As principais que podem ser elencadas:

  • Rastreamento por GPS: um dos mais utilizados, permite localizar o veículo e acompanhá-lo por 24 horas, em tempo real;
  • Radiofrequência: feita por meio da emissão de sinais do rádio, permite que o veículo seja acompanhado mesmo em túneis e subsolos;
  • Telemetria: oferecida pelas formas analógica e digital, fornece, além da localização do veículo, informações como desempenho e uma visão geral da operação.

Como é a Sascar Rastreamentos?

A Sascar Rastreamentos é uma empresa integrante do Grupo Michelin que atua no mercado há mais de 20 anos. Única com abrangência nacional, tem no portfólio um modelo diferenciado para locação de equipamentos. Ao todo, são 300 profissionais que atendem segmentos de caminhões, ônibus, carretas, frotas leves, empilhadeiras, entre outras.

Soluções da Sascar Rastreamentos

As soluções disponibilizadas pela Sascar Rastreamentos estão estritamente vinculadas às necessidades do cliente. Além das gestões de carga e frotas, disponibiliza ao cliente serviços de monitoramento e caminhoneiro autônomo, este indicado para profissionais liberais.

E qual o diferencial da Sascar Rastreamentos?

Como as informações são recolhidas por GPS, isso permite que o rastreio se dê em tempo real, facilitando a recuperação. A funcionalidade também faz com que haja o bloqueio remoto, inclusive em regiões pré-configuradas, de modo que a ação sobre o evento criminoso seja imediata.

1. Segurança e prevenção de acidentes

Os serviços voltados para a prevenção de acidentes consideram ações tanto preventivas quanto corretivas, voltadas para a dirigibilidade e jornada do motorista. Entre eles, podemos listar:

  • Telemetria Can Sascar: lê os dados do veículo, baseando ações que melhoram a dirigibilidade e previnem acidentes;
  • Rotograma falado: mensagens de voz configuradas como alertas e orientações ao motorista;
  • Câmaras de fadiga e desatenção; direção inteligente;
  • Dashboard de prevenção de acidentes: painel gráfico com os principais indicadores da operação.

2. Controle de custos

Além da Telemetria e Dashboard, o portfólio também inclui:

3. Segurança

A Sascar Rastreamento dispõe de índice satisfatório no que toca à recuperação de carga e veículo, graças à Central de inteligência que opera 24 horas por dia, sete dias por semana. Ainda, auxilia o gestor no cumprimento do gerenciamento de risco, oferecendo tecnologias avançadas por GPS e satélite.

O motorista também conta com a senha de coação, por meio da qual envia comandos ao gestor quando estiver em situações de risco. Entre as soluções de monitoramento, constam bloqueio remoto do veículo, sinalização remota e configuração de alertas.

4. Logística, produtividade e conservação

Uma operação integrada proporciona sustentabilidade e eficiência, através do monitoramento e controle das entregas, conexão das carretas e tacógrafos. Além disso, reduz os riscos de contaminação e deterioração em casos de cargas vivas ou refrigeradas. Uma das tecnologias aplicadas é a isca com sensor de temperatura certificada pelo Inmetro.

O uso de rastreadores, como os serviços disponibilizados pela Sascar Rastreamentos, permite gestão inteligente e segura da frota, resultando em maior produtividade e lucros.

Leia mais artigos sobre:
Foto de Jeniffer Elaina da Silva

Especialista em seguros, Jeniffer Elaina trabalha com redação, revisão e otimização SEO desde 2012. É formada em Marketing com pós em Administração na FGV, possui curso técnico em Direito do Seguro e atualmente cursa Gestão de Seguros. Possui mais de 2.000 textos e 5 e-books publicados na área de seguros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *