Seta Balao

Cote o preço do seu Seguro Auto

Qual é a marca do seu carro?

Entenda tudo sobre o seguro de Acidentes Pessoais a Passageiros

O seguro de Acidentes Pessoais a Passageiros é uma cobertura para quem quer proteger todos no carro. Saiba tudo no artigo!

Para contratar um seguro de Acidentes Pessoais a Passageiros, é preciso entrar em contato com uma seguradora e solicitar a cobertura.

Ela pode ser uma cobertura única, um seguro apenas com essa função, ou pode aparecer também como um adicional do seguro auto.

Então, você pode inserir essa proteção no seguro do carro, para tornar o transporte de todos mais seguro.

Mas também há a opção de contratar apenas o seguro de Acidentes Pessoais a Passageiros, caso você não deseje contar com outras proteções. Por exemplo, contra furto ou roubo.

Como seu nome sugere, o seguro APP protege os ocupantes do veículo segurado. Se algum sinistro acontecer, essas pessoas receberão indenização da seguradora. Ou então, se for o caso, seus beneficiários receberão.

A indenização é paga em caso de morte ou invalidez. O serviço pode ser contratado por qualquer motorista. Seja por quem usa o carro no dia a dia, seja por taxistas e motoristas de aplicativo.

Aliás, o seguro de Acidentes Pessoais a Passageiros é uma exigência de empresas como a Uber. Apenas após sua contratação é que o motorista pode trabalhar com o aplicativo para transporte de pessoas.

Continue lendo e descubra mais sobre as coberturas desse tipo de seguro para o carro.

Entenda tudo sobre o seguro de Acidentes Pessoais a Passageiros

Imagem: Getty Images

Tipos de cobertura do seguro de acidentes pessoais a passageiros

Como citado, o seguro APP oferece cobertura para os passageiros do veículo segurado que se envolver em um sinistro.

Qualquer pessoa que estiver no carro estará coberta. Assim, elas ou seus beneficiários receberão indenização após o ocorrido. O seguro deixa todos protegidos, em diversas situações. Veja abaixo.

Morte

Uma das coberturas do seguro APP é para o caso de morte. Ou seja, se um dos ocupantes do veículo vier a óbito após um sinistro, a seguradora vai pagar indenização.

Os sinistros podem ser os mais diversos. Desde acidentes até queda de objetos sobre o carro. Tudo depende da cobertura oferecida pela seguradora. Para saber das situações cobertas, é importante que você leia a apólice do seguro.

Em casos de óbito, então, quem recebe a indenização é o beneficiário do indivíduo falecido. Pode ser seu cônjuge, filhos, pais ou outros.

O objetivo da indenização é garantir ajuda financeira à família neste momento de perda.

Invalidez permanente

Outra das situações em que o seguro de Acidentes Pessoais a Passageiros oferece cobertura é a invalidez permanente.

Ou seja, quando o indivíduo sofre lesões permanentes ou perda de membro. Nesses casos, a indenização terá como objetivo oferecer ajuda financeira ao indivíduo, inclusive para suas novas necessidades de saúde.

O valor da indenização varia conforme o tipo de lesão e com o que a apólice do seguro diz sobre ela. É importante ler o documento com atenção e também conferir a tabela da Susep com as porcentagens pagas para cada lesão ocorrida.

A Susep é a Superintendência de Seguros Privados, órgão responsável por regulamentar o setor de seguros.

Por exemplo: no caso da perda de um dos dedos da mão, o passageiro atingido deve receber 10% do valor total do seguro.

Despesas médico-hospitalares

Por último, o seguro APP cobre despesas médicas dos passageiros afetados no sinistro do carro. Logo, a indenização paga pela seguradora tem como objetivo quitar as despesas no hospital após o sinistro.

O valor pode pagar, por exemplo, por internação e cirurgias que forem necessárias.

Como contratar o seguro de acidentes de passageiros?

Na hora de contratar um seguro APP, é preciso pesquisar bem. Algumas seguradoras oferecem o seguro separadamente, enquanto outras apenas permitem que ele seja contratado como um adicional no seguro auto.

Então, é importante que você saiba o que quer. A proteção será um extra no seguro do carro? Ou ela vai ser a única proteção que você vai contratar?

Com isso definido, será mais simples pesquisar pelas seguradoras e encontrar as mais adequadas.

O passo seguinte será solicitar uma cotação. Assim, a empresa poderá avaliar o seu risco de sinistro e definir o preço do seguro.

Risco de sinistro nada mais é do que o risco de você e seu carro sofrerem um sinistro. Para defini-lo, são avaliados vários aspectos do perfil do carro e do motorista.

Por exemplo: um motorista mais jovem tende a pagar mais pelo seguro. Afinal, as seguradoras entendem que esses condutores têm menos experiência ao volante. Então, eles estão mais sujeitos a acidentes.

Mas vale lembrar que as seguradoras cobram preços diferentes pelos seguros. Isso já que elas dão maior “peso” a um fator ou outro do perfil do carro e motorista.

Então, é importante comparar os serviços das empresas, para contratar um seguro de Acidentes Pessoais a Passageiros mais em conta.

Leia mais artigos sobre:
Foto de Jeniffer Elaina da Silva

Especialista em seguros, Jeniffer Elaina trabalha com redação, revisão e otimização SEO desde 2012. É formada em Marketing com pós em Administração na FGV, possui curso técnico em Direito do Seguro e atualmente cursa Gestão de Seguros. Possui mais de 2.000 textos e 5 e-books publicados na área de seguros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *