Seta Balao

COTE AQUI SEU SEGURO AUTO RAPIDINHO!

Qual é a marca do seu carro?

Seguro auto cobre mecânica?

Está com dúvidas se o seguro auto cobre mecânica? Acompanhe esse artigo e tenha a resposta para essa pergunta, de uma maneira bem simples.

São muitas as dúvidas que costumam rondar a mente das pessoas quando o assunto é o seguro auto. Entre elas, uma das mais comuns é se o seguro auto cobre mecânica.

Para que você entenda essa questão de uma maneira simples e, definitiva, preparamos este artigo com todas as informações sobre esse assunto. Acompanhe.

Seguro auto cobre mecânica?

O seguro auto cobre mecânica?

Se sua dúvida é se o seguro cobre problemas mecânicos, infelizmente a resposta é não. Conforme as seguradoras, os problemas relacionados à mecânica são derivados de uma ineficiente ou inexistente manutenção veicular, que é de responsabilidade do motorista. Por isso, nem adianta ligar para a seguradora caso seu motor dê problemas, ou a embreagem trave.

Todas as seguradoras alegam que, manter o carro funcionando perfeitamente, realizando manutenções periódicas e a troca de peças no tempo correto é de responsabilidade do condutor. Ou seja, qualquer problema que surja por falta de manutenção, ou desgaste será exclusivamente de responsabilidade do motorista.

No entanto, se houver uma colisão, por exemplo, e no acidente o motor for danificado, precisando de reparos, você pode ficar tranquilo. A seguradora realizará uma perícia e, comprovando que o dano realmente foi promovido pela colisão e, você tendo esse tipo de cobertura, o seguro arcará com os custos para realizar o reparo, mediante ao pagamento da franquia.

Contudo, se o valor desse reparo for igual ou superior a 75% do valor venal do veículo, seu sinistro será considerado como ‘perda total’ e você será indenização integralmente, conforme o previsto em sua apólice. Neste caso, não é necessário o pagamento da franquia.

E os problemas elétricos? São cobertos pelo seguro auto?

As mesmas regras no caso do seguro cobrir problemas mecânicos se aplica no caso de problemas elétricos. A seguradora também entende que, se seu veículo teve um problema elétrico sem um motivador externo, este aconteceu por falta de manutenção ou reposição de peças. Logo, o custo desse reparo será apenas seu.

No entanto, se você sofrer um sinistro como uma queda de raio capaz de danificar o sistema elétrico do seu veículo e, contar com a cobertura para fenômenos naturais, então tudo bem, a seguradora arcará com os custos do reparo.

Como a assistência 24 horas funciona nesses casos?

A assistência 24 horas é um pacote de serviços disponibilizados para o segurado pelas seguradoras, onde os serviços oferecidos possuem valores mais baixos que o normal, ou mesmo saem gratuitamente.

Tanto no caso de pane elétrica como no caso de pane mecânica, as suas possibilidades de conseguir auxílio com a seguradora através da assistência 24 horas são as mesmas. Por exemplo, se você passar por um desses problemas e acionar a assistência 24 horas do seu seguro, terá duas alternativas:

  1. Solicitar um guincho: na maior parte das vezes, esse serviço é oferecido gratuitamente pelo seguro. O guincho levará seu carro até uma oficina, dentro da quilometragem contratada, para que o reparo do veículo seja feito por sua conta.
  2. Solicitar socorro elétrico ou mecânico: neste caso, a seguradora poderá enviar um mecânico, credenciado a empresa, até o seu carro para que ele promove o conserto do veículo por lá mesmo. No entanto, é preciso dizer que o pagamento do profissional deverá ser feito por você. Na maior parte das vezes esse socorro, quando feito através da assistência 24 horas, sai mais barato que nos casos em que ele é contratado particularmente.

Vale lembrar que, para usar a assistência 24 horas o seguro não cobra franquia, assim como você não perde pontos de classe, ou como também é conhecido, bônus, como na abertura de um sinistro, por exemplo.

Por isso, vale a pena contratar um seguro que conte com o serviço de assistência 24 horas. Mesmo que você esteja a procura apenas de uma cobertura mais simples, apenas contra roubo o furto, é interessante investir um pouco a mais e contar com esse serviço.

Afinal, agora que você já sabe que a resposta para a pergunta se o seguro auto cobre mecânica, é negativa, mas que contar com a assistência 24 horas pode ser uma boa ideia, mesmo que você seja cuidadoso com seu veículo. Vale a pena considerar o fato de que, nem todo tem sorte todos os dias e, imprevistos acontecem.

Quais são os serviços oferecidos na assistência 24 horas?

Além do socorro mecânico ou elétrico e do guincho, que já mencionamos acima, a assistência 24 horas geralmente conta com mais uma série de serviços que podem ser muito úteis no seu dia a dia. Conheça alguns deles a seguir:

Chaveiro

Já aconteceu de você trancar o veículo com a chave dentro e estar muito longe de casa, ou simplesmente não ter uma chave reserva? Se isso ainda não aconteceu com você saiba que pode acontecer a qualquer momento, e se já aconteceu, você não está isento de passar por isso mais vezes.

Neste caso, você pode acionar a assistência 24 horas do seu seguro e solicitar um chaveiro, em pouco tempo um profissional habilitado chegará até você e resolverá seu problema.

Pane seca

Qualquer pessoa está sujeita a calcular mal a quantidade combustível no tanque, ou simplesmente esquecer de abastecer e acabar ficando sem combustível no meio do caminho.

Se você passar por isso, e tiver uma assistência 24 horas que atenda pane seca, basta entrar em contato com o seu seguro e solicitar o socorro. Neste caso, ou você receberá uma pessoa com uma quantidade de combustível que deverá ser estipulada no contrato, ou terá o auxílio de um guincho até o posto de abastecimento mais próximo.

Carro reserva

Esse serviço garante ao segurado um carro reserva caso ele sofra um sinistro e precise deixar o seu parado na oficina por muitos dias. Não são todas as coberturas de assistência 24 horas que oferecem esse serviço. Mas, se você depende do veículo para trabalhar, esta pode ser uma contratação adicional muito interessante.

Centros automotivos

As seguradoras contam com uma vasta lista de oficinas e centros automotivos que disponibilizam uma série de serviços com valores mais baixos para os segurados. Nestes locais é possível realizar as manutenções de quilometragem, revisões, alinhamentos, reparos na pintura e muito mais.

Hospedagem

Algumas seguradoras contam com o serviço de hospedagem dentro da assistência 24 horas, ele garante hospedagem para o motorista caso seu veículo sofra um sinistro longe de casa e o reparo leve mais de 24 horas para ser realizado. O tempo de hospedagem e regras desse serviço variam de acordo com o estipulado em contrato.

Socorro residencial

Algumas seguradoras oferecem serviços residenciais como reparos elétricos, serviços de limpeza e manutenção. Ou seja, caso você tenha um problema com uma tomada ou dê uma festa e precise de uma faxineira, poderá contar com a seguradora.

Serviços para seu Pet

Também não são todas as empresas que oferecem esse tipo de serviço, mas algumas delas contam com transporte para o veterinário, banho e tosa e mais alguns benefícios relacionados ao seu Pet.

Descontos

Outra das vantagens de contar com a assistência 24 horas é o clube de desconto que pode promover descontos para o segurado em estacionamentos, oficinas, lojas e muito mais.

Quais são os problemas mecânicos mais comuns?

Os problemas mecânicos que costumam apresentar mais problemas nos veículos, fazendo com que esses deixem seus motoristas na mão e precisem de um socorro são relacionados ao motor, a bomba de combustível, a embreagem e ao câmbio.

Esses itens na maior parte das vezes apresentam problemas realmente por falta de manutenção, ou atraso na reposição das peças. Por isso, esteja sempre atento ao manual do seu veículo e providências todas as revisões e reposições de peças no tempo certo.

Se você estiver dirigindo e notar que seu veículo está apresentando algum problema, o mais indicado é que você pare o carro em um local seguro, o desligue e, entre em contato com o seu seguro.

Os atendentes poderão te encaminhar para um profissional especializado, capaz de dar orientações mais assertivas sobre o que fazer nessa situação. Caso você insista em circular com o veículo, mesmo ele apresentando problemas, os danos poderão ser ainda maiores, por isso, tenha cuidado, afinal, o reparo será por sua conta.

Agora que você conhece melhor o funcionamento das seguradoras e coberturas em relação aos problemas mecânicos ou elétricos e ainda conhece mais sobre a assistência 24 horas e seus serviços. As coisas devem estar bem mais claras para você!

Esperamos que você não tenha mais dúvidas se o seguro auto cobre mecânica, mas se ainda houver alguma, é importante consultar sempre seu corretor e ficar atento à apólice assinada.

Leia mais artigos sobre:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *