Seta Balao

Cote o preço do seu Seguro Auto

Qual é a marca do seu carro?

Seguro auto personalizado: como funciona e o que é importante ter

O seguro auto personalizado permite a escolha de cada cobertura que será disponibilizada ao motorista.

Quem sempre quis proteger o carro, teve um seguro à disposição. Ao contratar o serviço se buscou um seguro auto personalizado.

As seguradoras tentam oferecer um produto sob medida para os clientes. Entretanto, nem sempre isso foi possível porque as vendas eram feitas em pacotes. A penalização vinha da contratação de coberturas adicionais ou de produtos voltados para grupos específicos.

O que teria mudado agora? Existe a possibilidade de ter um seguro auto personalizado de verdade?

Seguro auto personalizado: como funciona e o que é importante ter

Imagem: Getty Images

Como funciona o seguro auto personalizado

A SUSEP é o órgão que regulamenta o setor de seguros no Brasil e fez mudanças em setembro de 2021. Essas permitiram que realmente fosse possível obter um seguro auto personalizado.

Para que possa entender melhor, o seguro de carro personalizado permite que o segurado escolha quais coberturas deseja.

Por exemplo, é possível contratar apenas cobertura contra colisão. Nesse caso se a lataria do carro tiver algum danos, estará coberta. Essa pode ser ainda mais específica. Se pode proteger apenas a frente do carro ou a traseira, mas se preferir pode optar apenas pelos vidros.

Quem contrata o serviço escolhe exatamente qual cobertura terá e qual parte do carro será protegida. Nesse caso, ficam disponíveis todas as proteções que já eram comercializadas pelas seguradoras.

A personalização permite que se escolha também qual será o valor da indenização. Antes, o comum era que ela fosse igual ao valor de mercado do veículo. O motorista opta se quer receber o valor integral ou 70 casos haja perda total.

E como o seguro auto personalizado é para pessoas, ele não fica mais vinculado ao carro. Sua vinculação é com o motorista, assim não importa qual carro ele esteja dirigindo, o veículo ficará protegido.

Podemos resumir que o seguro personalizado é qualquer que permite que no momento da contração se escolha tudo o que terá. Há uma lista de coberturas que são oferecidas e a pessoa monta da forma como desejar.

As seguradoras também podem disponibilizar serviços adicionais como assistências. Assim se escolhe também sobre elas.

O melhor é que a pessoa paga apenas pelo que escolheu. E por ser personalizado, há flexibilidade também no tempo de contratação. Há quem opte até pelos seguros pay per use.

Apesar de ser possível escolher todos os detalhes, ainda são disponibilizados pacotes de seguro. Quem preferir pode optar por eles. Quando destinados a grupos específicos podem se mostrar interessantes.

O que não pode faltar no seguro auto personalizado

É preciso ter atenção quando for contratar um seguro auto personalizado. Muitas pessoas estão apenas em busca dos melhores preços e isso pode fazer com que coberturas essenciais fiquem de fora.

Não há uma regra do que deve ou não ter no seguro, pois varia de uma pessoa para outra. Uma coisa é essencial, ter a apólice que especifica as regras do serviço contratado – essa não pode faltar.

Para que possa fazer uma escolha consciente leve alguns pontos em consideração. Se mora em um local onde existem muitos roubos e furtos de veículo, não a deixe de fora. A maioria das grandes cidades sofre com esse problema.

Para quem anda com o carro, a colisão deve constar na apólice. O risco de uma batida é grande. O lado bom é que pode optar por proteger o que seria mais carro para arrumar como a frente e traseira do carro. Vidros, não precisam ser protegidos.

O seguro de responsabilidade civil é indicado para quem não tem muita experiência no volante, isso porque pode ocasionar acidentes e ter de pagar o prejuízo de terceiros.

A cobertura de incêndio costuma ser pouco usada. Só tenha atenção porque se após uma colisão o carro pegar fogo, a seguradora pode se recusar a indenizar se ela não estiver incluída.

Uma coisa que não pode faltar no seguro auto personalizado é a assistência. Ela acaba sendo útil nos momentos em que está em maior dificuldade. O lado bom é que para ter esses serviços não é preciso pagar um prêmio elevado e não possuem franquia.

O seguro auto personalizado é um produto que tem exatamente o que o motorista precisa e pode ser levado com ele em diferentes veículos. É a solução para quem busca algo que atenda a todas as necessidades.

Leia mais artigos sobre:
Foto de Jeniffer Elaina da Silva

Especialista em seguros, Jeniffer Elaina trabalha com redação, revisão e otimização SEO desde 2012. É formada em Marketing com pós em Administração na FGV, possui curso técnico em Direito do Seguro e atualmente cursa Gestão de Seguros. Possui mais de 2.000 textos e 5 e-books publicados na área de seguros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.