Seta Balao

COTE AQUI SEU SEGURO AUTO RAPIDINHO!

Qual é a marca do seu carro?

Seguro de carro com isenção de IPI e ICMS (para portadores de deficiência e taxistas)

Compartilhe nas redes sociais:

No momento da compra do veículo, algumas pessoas conseguem a isenção do IPI e ICMS devido as suas condições. Esse desconto este previsto em lei e deve atender a determinadas características.

Dentre as pessoas que podem conseguir o desconto estão os taxistas. Ele devem apresentar toda a documentação que comprove a profissão e que estão em dia com a contribuição do INSS.

Os portadores de deficiência física também tem direito ao desconto, sejam eles ou não os condutores do veículo. Para conseguir a isenção de impostos é preciso também apresentar uma série de documentos e ser avaliado por uma junta médica do Detran.

Porém, esse isenção de impostos vai impactar diretamente no seguro auto, principalmente quando há pagamento da indenização integral.

Como funciona o seguro com isenção de IPI e ICMS?

Quem teve isenção de impostos na hora de comprar o veículo, pode fazer o seguro auto sem nenhum problema porém essa informação contará na apólice e no momento de pagamento de indenizações, podem haver diferenças.

Nos casos de indenização parcial, quando é preciso fazer o reparo do veículo nada muda. O segurado paga o valor correspondente a franquia e a seguradora arca com os demais custos do conserto.

Porém, se tratando da indenização integral, ou seja, quando o carro é roubado, furtado sofre incêndio ou o valor do reparo é igual ou superior a 75% do preço do veículo, haverá diferença em relação ao pagamento.

A indenização integral pode ser paga de diferentes formas.

Uma delas seria o pagamento integral do valor da tabela FIPE, porém para conseguir receber a indenização o segurado deve pagar à Receita Federal os impostos que foram isentos. Somente após o pagamento desse valor é que a seguradora libera o valor da indenização para o segurado.

Outra possibilidade é o pagamento de um percentual da tabela FIPE que costuma variara entre 65% e 80% do valor do veículo.  Esse percentual é acordado no momento da adesão e o pagamento dos impostos ficará a cargo dela.

Outra opção, porém não tão comum é que o valor da indenização seja de 100% da tabela FIPE e a seguradora arque com o pagamento do IPI e ICMS. Nesse caso, o valor do seguro pode ser mais elevado, uma vez que as obrigações financeiras do segurado diminuirão.

Sabendo disso, se vai comprar um carro com isenção de IPI e ICMS já sabe que existem diferentes opções de seguro. Por isso, escolha a que melhor lhe atende.


Compartilhe nas redes sociais:
Leia mais artigos sobre:

2 Comentários

  • Carlos Hermann Perez says:

    Olá,
    Boa Tarde,

    Estou tirando uma carro zero km, uma Hyundai Creta Atitude 1.6 aut. com isenção para deficiente, gostaria de saber o valor do seguro, ou orientar-me quem faz esse tipo de seguro, estou tendo um pouco de dificuldade para obter sesse seguro.

    Fico no aguardo de resposta positiva.
    Muito obrigado.
    Att.,
    Carlos Hermann Perez

    • Sanaira Silveira says:

      Bom dia Carlos,

      Obrigada por comentar no SeguroAuto,
      Para fazer uma cotação ou renovação de seguro, preencha o formulário em nossa página clicando no link https://goo.gl/gc1bj1 para que um corretor parceiro entre em contato com você e tire suas dúvidas.

      Atenciosamente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *