Os desafios da mobilidade urbana estimularam o crescimento do uso veículos elétricos. Acompanhando essa tendência, surgiu o seguro para patinete elétrico. Saiba mais sobre essa novidade em nosso artigo.
A crescente preocupação em utilizar meios de transporte menos poluentes e com energia limpa aliada aos problemas de mobilidade urbana típicos das grandes metrópoles provocaram o aumento do uso de veículos elétricos.
Patinetes, motociclos, bicicletas e scooters elétricas fazem parte dessa frota em ascensão. Com a expansão dos usuários desses produtos, surgiu a demanda para segurá-los contra roubos e danos.
O seguroauto.org deseja que você adquira o melhor seguro para o seu carro. Veja como!

Imagem: Pixabay
Seguro para patinete elétrico: principais informações
A popularidade dos patinetes elétricos como meio de transitar por vias urbanas é um fenômeno recente no Brasil, por isso, o número de seguradoras que oferecem esse tipo de seguro ainda é limitado.
Embora menos comum do que os seguros auto, por exemplo, a dinâmica do seguro para patinetes é similar a de qualquer outro.
Uma diferença notável é a separação entre seguros para patinetes com até 350W e seguros para os modelos com mais de 350W.
Assim como esse, outros aspectos elétricos marcam as principais particularidades desse tipo de seguro. Iremos abordá-los ao tratar da cobertura.
Como é a cobertura do seguro para patinete elétrico?
Para fornecer informações sobre o assunto, recorremos à fala da Ana, especialista em seguros para mobilidade, em entrevista ao canal da Elétrica – loja de veículos elétricos.
A corretora explica que, dependendo da operadora, o seguro básico será diferente. Ele pode apresentar somente cobertura para dano físico ou compreender o dano físico, elétrico e roubo.
Em ambas situações, a cobertura de responsabilidade civil é opcional e sua contratação fica a critério do cliente.
Segundo dados contidos nos canais oficiais das seguradoras que oferecem esse produto, as seguintes situações estão compreendidas na cobertura da apólice:
1. Danos elétricos
O termo “danos elétricos” costuma levar os segurados a interpretações errôneas, conforme aponta Ana.
Ao contratar o seguro para patinete elétrico, muitos clientes acreditam que todos os danos relacionados à parte elétrica do patinete serão cobertos.
Porém, apenas danos elétricos ocorridos durante a recarga do veículo fazem parte dessa cobertura.
Dessa forma, se a queda de um raio ou alta tensão danificou seu patinete no momento da recarga, a seguradora arcará com os reparos.
Simule o preço do seu seguro auto em nosso formulário.
Mas se houve alguma intercorrência ligada à bateria e ao funcionamento elétrico, você precisará recorrer à assistência técnica do fabricante.
O valor da franquia a ser pago pelo segurado varia conforme estabelecido pela seguradora contratada.
2. Roubo
Situações em que o veículo é subtraído de seu dono por meio do uso de ameaça são cobertas pelo seguro.
Ana ressalta que a ameaça não precisa ser exclusivamente à mão armada. Portanto, outras formas de coagir e intimidar o segurado também são válidas para caracterizar roubo.
Em caso de roubo, o cliente deve, primeiro, registrar um boletim de ocorrência.
Feito isso, com boletim e com uma carta relatando o evento em mãos, a seguradora precisa ser acionada a fim de solicitar a indenização.
3. Danos físicos
Os danos causados ao equipamento por terceiros serão cobertos pela operadora e envolvem franquia cujo valor varia conforme a seguradora contratada.
4. Responsabilidade Civil (RC)
Ana explica que essa cobertura opcional, já comum aos seguros de bicicleta, é novidade no seguro para patinete elétrico.
Dado o crescimento do uso de patinetes elétricos e outros meios de micromobilidade pelas grandes cidades, as seguradoras perceberam que oferecer o RC aos seus clientes era necessário.
Essa modalidade cobre danos causados pelo segurado a terceiros ou ao patrimônio de terceiros enquanto está a bordo do veículo.
Dessa forma, se ao trafegar com seu patinete elétrico, o segurado bate em um automóvel estacionado ou fere algum pedestre, por exemplo, ele será amparado pela seguradora e poderá reparar o dano em questão.
O valor da franquia a ser pago pelo segurado varia conforme estabelecido pela seguradora contratada.
Quais documentos são necessários?
Ana destaca a importância de apresentar a nota fiscal do produto. Esse é um elemento imprescindível, visto que é pedido por todas as seguradoras.
Caso não haja nota fiscal, pois o patinete elétrico foi comprado de um terceiro, é possível apresentar um termo de compra e venda, como ensina Ana.
Em adição, uma série de documentos pessoais também deve ser fornecida à seguradora para contratar o serviço.
Dentre eles estão os dados como nome completo, CPF, RG, data de nascimento, estado civil e tantos outros elementos obrigatórios comuns à contratação de qualquer seguro.
Compartilhe nosso artigo sobre seguro para patinete elétrico com seus colegas que se interessam por formas alternativas de se locomover pela cidade.
Conteúdo revisado por Walter Tadeu de Oliveira Filho, Corretor de Seguros – Registro SUSEP: 201103878



4 Comentários
Tenho interesse em fazer um seguro para meu patinete elétrico. Quanto custa?
Olá, Marylia!
Para fazer a cotação do seguro auto personalizada, preencha o formulário em nosso site: https://www.seguroauto.org/cotar
Se desejar, pode entrar em contato pelo telefone 0800 591 1543.
Um corretor entrará em contato com os planos das melhores seguradoras de seguro auto e poderá tirar suas dúvidas.
Atenciosamente,
Equipe Seguro Auto
Tenho interesse. Informações e cotação de seguro para patinete elétrico?
Olá, Ademir!
Para fazer a cotação do seguro auto personalizada, preencha o formulário em nosso site: https://seguroauto.org/cote/
Se desejar, pode entrar em contato pelo telefone 0800 591 1543.
Um corretor entrará em contato com os planos das melhores seguradoras de seguro auto e poderá tirar suas dúvidas.
Atenciosamente!