Seta Balao

COTE AQUI SEU SEGURO AUTO RAPIDINHO!

Qual é a marca do seu carro?

3 diferenças entre seguro auto e proteção veicular que você deve saber

À primeira vista eles podem se mostrar muito parecidos, mas a questão é que existem 3 diferenças entre seguro auto e proteção veicular que você deve saber.

Antes de contratar qualquer um dos dois, é preciso tirar todas as dúvidas para que você possa comprar aquele que mais se adequa às suas necessidades, ao seu estilo de vida e ao seu bolso.

3 diferenças entre seguro auto e proteção veicular que você deve saber

Veja abaixo as 3 diferenças entre seguro auto e proteção veicular

Por serem parecidos, algumas pessoas podem acabar se confundindo no momento de contratá-los, e isso pode influenciar muito a sua vida. Os modos de atuações são bem diferentes, o que, em um possível sinistro, determinará muitas coisas.

O gerenciamento

No caso dos seguros, quem gerencia e se responsabiliza por fornecer os serviços são as empresas de seguros. Elas normalmente seguem regras mais rigorosas em relação à proteção veicular.

Já a proteção veicular é uma associação entre um grupo de pessoas. As pessoas assinam um contrato de responsabilidade, onde todos os integrantes que compõem a associação são responsáveis pelos carros que fazem parte da associação. O risco de cada carro é dividido entre os componentes da associação, e não há nenhuma instituição que regule a indenização em caso de algum sinistro. Desse modo, não há a existência de apólice na proteção veicular.

Regulamentação

Os seguros são regulamentados, autorizados e fiscalizados pelo CNSP – Conselho Nacional de Seguros Privados, pela SUSEP – Superintendência de Seguros Privados, além do Ministério da Fazenda. Assim como as empresas, os corretores de seguros também são fiscalizados por esses órgãos nacionais, e devem cumprir todas as regras e determinações impostas.

Já a proteção veicular é regulamentada pela OCB – Organização das Cooperativas Brasileiras. Não existem leis específicas para regulamentar a proteção veicular, apenas que o cidadão pode formar cooperativas, desde que seja para fins lícitos. Desse modo, as regras de funcionamento das associações de proteções veiculares são formadas pelos seus integrantes.

Valores

Os valores das proteções veiculares e dos seguros tendem a variar bastante entre si. A proteção veicular pode ser mais barata que o seguro. Porém, o seguro determina um valor fixo para a parcela, enquanto a proteção veicular varia de acordo com os prejuízos acumulados, já que todos os associados são responsáveis.

Com essas 3 diferenças entre seguro auto e proteção veicular, você pode entender um pouco mais sobre como funciona cada uma e qual se adequa melhor de acordo com as suas preferências, assim, pode fazer uma escolha consciente e evitar futuras frustrações.

Leia mais artigos sobre:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *