dcsimg

Quais os tipos de indenização de um seguro auto

Quais os tipos de indenização de um seguro autoQuando a pessoa faz o seguro auto ela escolhe quais coberturas serão inclusas de acordo com o que a seguradora tem a oferecer. De acordo com o que foi escolhido e pessoa vai receber a indenização em caso de sinistro, ou seja, se o carro passar por algum dano ela recebe um valor total ou parcial.

As coberturas podem incluir apenas roubo, furto e incêndio ou ser compreensiva, nesse caso ela vai incluir além dessas outras situações como abalroamento, capotagem ou derrapagem, queda sobre o veículo de objeto externo, etc. depois de escolher as coberturas deve se escolher a forma como será feita a indenização sendo as duas opções: valor de mercado referenciado ou valor determinado.

No caso do valor determinado o cliente receberá da seguradora o valor que está descrito no contrato, porém é comum que sejam estabelecidos limites mínimos e máximos para isso. Já no caso do valor de mercado referenciado normalmente se usa a tabela Fipe para que seja paga a indenização. Nesse caso pode se escolher o valor de ajuste que nada mais é do que um percentual que será aplicado sob a tabela.

Depois de escolher a modalidade de pagamento da indenização é preciso verificar em qual tipo de indenização o seu caso se enquadra.

A indenização parcial ocorre quando o veículo sofre algum tipo de avaria que não ultrapassa 75% do valor total do carro. Nesse caso a seguradora cuidará do reparo do carro, utilizando peças de boa procedência e o segurado deverá arcar com a franquia determinada no contrato.

A indenização integral é feita quando o veículo é roubado ou furtado e não é localizado, isso porque não existe mais o veículo devendo esse ser indenizado. Outra situação que se caracteriza como indenização integral é quando o carro precisa de reparos, porém esses ultrapassam os 75% do valor total dele. Como nessa situação reparo fica muito caro as seguradoras declaram perda total do veículo e pagam por ele o valor de tabela.

Existe também a indenização de danos a terceiros e quando essa é contratada permite que as pessoas que foram envolvidas no acidente sejam ressarcidas. Ele vai cobrir danos materiais, morais e despesas médico-hospitalares. Nesse caso a indenização é paga diretamente a esses terceiros ou a seus depoentes em caso de morte. O reparo do veículo é pago para a oficina e as despesas médicas-hospitalares para o próprio hospital.

Comentários

Sem comentários. Seja o primeiro a responder!

Postar um comentário