Seta Balao

COTE AQUI SEU SEGURO AUTO RAPIDINHO!

Qual é a marca do seu carro?

Carteira Nacional de Habilitação: Tudo o que você precisa saber em 2019

Você planeja tirar a sua primeira habilitação neste ano? Ou já é um condutor habilitado e tem dúvidas sobre assuntos como, por exemplo, a CNH digital?

Neste artigo, você encontrará todas essas informações, de acordo com as normas de trânsito e com as atualizações previstas para este ano. Informe-se agora mesmo!

Aproveite e veja também como ficará a segurança no trânsito com as mudanças na CNH!

Carteira Nacional de Habilitação: Tudo o que você precisa saber em 2019

CNH digital: O que é?

Vou começar falando sobre uma dúvida muito comum aos condutores já habilitados em relação à CNH-e ou CNH digital. Desde julho de 2018, os DETRAN’s (Departamento Estadual de Trânsito) de todos os estados passaram a ser obrigados a oferecer esse serviço, que é gratuito.

A CNH-e é uma versão eletrônica da CNH tradicional (a impressa) e pode ser acessada por meio de dispositivos eletrônicos, como celulares ou smartphones. A principal vantagem dessa versão digital é a possibilidade de acessar o documento a partir do seu dispositivo móvel em alguma situação em que seja necessário.

Por ter o mesmo valor legal que a versão impressa, a CNH-e pode ser apresentada para as autoridades de trânsito sempre que for requerida, seja em uma blitz ou em outro tipo de procedimento.

Para cadastrar a sua, é necessário verificar se o seu documento impresso tem o QR Code. Se tiver, basta baixar o aplicativo da CNH digital e realizar os passos solicitados. Caso a sua CNH seja mais antiga e não tenha o QR Code, será preciso tirar uma segunda via antes de baixar o app e cadastrar a sua CNH-e.

Saiba tudo sobre como cadastrar a sua CNH-e aqui.

Primeira CNH: Como é o processo para tirar a minha?

Bom, se você está iniciando, ou pretende iniciar o processo de formação de condutores para tirar a sua primeira CNH em 2019, pode ser que tenha se assustado ao ver que terá que passar por várias etapas, não é? No entanto, mantendo tudo organizado, tirar a CNH não é tão difícil quanto parece.

Veja este passo a passo simples.

  1. Escolha a sua autoescola (também chamada de Centro de Formação de Condutores – CFC) e apresente seu RG, CPF e comprovante de residência. Lá, eles emitirão o DAE para pagamento da taxa inicial.
  2. Depois de ter pagado o DAE, você poderá agendar no CFC os exames médicos. Lembrando que eles são exames físicos e psicológicos com profissionais credenciados pelo DETRAN.
  3. Após a realização e liberação dos exames, você terá que completar o curso teórico, o qual compreende 45 horas/aula e, ao final, uma prova de múltipla escolha. Para passar, você deve acertar 21 de 30 questões.
  4. Após ser aprovado, suas as aulas práticas começarão. Primeiro, você fará, no mínimo, 5 horas/aula de simulador de direção. Depois, 20 horas/aula de treinamento de rua com um instrutor credenciado. Após cumprir as horas, será necessário prestar o exame prático.
  5. Se der tudo certo e você for aprovado pelo avaliador, basta pagar as últimas taxas e esperar pela sua CNH. No primeiro ano, você terá a PPD (Permissão para Dirigir). Depois de um ano, se você não tiver cometido nenhuma infração de natureza grave ou gravíssima nem mais de uma infração de natureza média, poderá retirar a sua CNH definitiva.

Por: Dr Multas.

Leia mais artigos sobre:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *