Seta Balao

Simule o preço do seu Seguro Auto

Qual é a marca do seu carro?

Você sabe escolher as melhores músicas para ouvir dirigindo?

A música pode ser um motivo de distração e o tipo de música que um motorista ouve pode alterar o seu humor e seu desempenho enquanto dirige.

Será que a escolha da música no carro afeta o comportamento do motorista?

Estudos sobre as distrações ao volante colocaram a música ao lado do uso do celular, como motivos que afetam a forma como dirigimos.

A música influencia o humor do motorista e o humor tem impacto em quem está ao volante.

Os estudos sobre música e comportamento na direção decorrem do fato de que o humor pode certamente influenciar nosso comportamento cotidiano.

Você sabe escolher as melhores músicas para ouvir dirigindo?

Imagem: Pixabay

A legislação de trânsito já reconheceu que falar ou enviar mensagens no telefone celular são distrações como afetam a capacidade de um piloto na estrada.

Da mesma forma, é possível que outra forma comum de distração, a música, também influencie na maneira como dirigimos.

Ao explorar como e por que ouvimos música, seu efeito no humor e como ela se relaciona com o desempenho do motorista, os pesquisadores estão descobrindo novas evidências para sugerir que escutar música enquanto dirige pode não ser tão insignificante quanto a maioria das pessoas pensa.

Aqui estão algumas descobertas importantes sobre o assunto:

– Música e humor

Um estudo publicado pelo Centro Nacional de Informações sobre Biotecnologia (NCBI), nos Estados Unidos, destacou o fato de que a música é uma forma popular de ajuste de humor.

Quando estamos em certos estados de ânimo, podemos nos voltar para a música para refletir e reforçá-los, ou em alguns casos para alterá-los.

Outros estudos mostraram conexões claras com a forma como a música pode afetar nosso humor, o que faz refletir sobre como a capacidade da música de criar mudanças de humor entra em ação quando estamos ao volante.

Música e humor

Imagem: Pixabay

– Distração para o motorista

A música é certamente uma forma de distração, e um estudo israelense descobriu que ouvir música de que você gosta e está familiarizado pode aumentar a distração.

Os motoristas do estudo fizeram várias viagens, incluindo viagens em que ouviram músicas pré-selecionadas, músicas de suas próprias playlists ou nenhuma música.

Pesquisadores descobriram que 98% dos motoristas ouvindo suas próprias músicas cometeram sérios erros quando estavam atrás do volante, incluindo ficar muito próximo do veículo à frente, excesso de velocidade e a condução com uma só mão.

Isso é comparado a 92% dos motoristas que cometeram erros semelhantes sem música.

Curiosamente, os pesquisadores descobriram que ouvir a música pré-selecionada (uma coleção de músicas suaves) na verdade diminuiu os erros do motorista em 20%.

– Volume

Pesquisadores da Universidade Memorial da Terra Nova, no Canadá, realizaram um estudo no qual descobriram que, independentemente do tipo de música tocada, os motoristas demoravam mais para reagir quando o volume aumentava.

A partir de 95 decibéis, o volume equivalente de um cortador de grama, os motoristas tiveram um aumento de 20% na quantidade de tempo necessária para tomar uma decisão ao volante.

Música e humor

Imagem: Pixabay

– Procurar músicas dirigindo

Um estudo sobre distrações na direção da Universidade de Wisconsin-Madison (EUA) sugere que os maiores riscos representados pela audição musical no carro estão associados ao ato físico e mental de selecionar músicas.

Os condutores que escolhem música em leitores de mp3, cds ou equipamento digital no painel ou console do carro têm maior probabilidade de tirar as mãos do volante e os olhos da estrada.

Da mesma forma que o uso de um telefone, isso cria distrações visuais, manuais e cognitivas que aumentam substancialmente os riscos de acidentes.

Procurar músicas dirigindo

Imagem: Pixabay

Estudos sobre a relação entre música, estado psicológico e direção ainda são relativamente novos e é por isso que há alguns resultados interessantes e às vezes conflitantes.

Por exemplo, muitos pesquisadores notaram que, embora a música alta, familiar, rápida ou agressiva possa impactar negativamente a direção, as músicas mais suaves reproduzidas em um volume razoável podem ajudar os motoristas a se concentrar ao volante.

Embora a ciência continue a explorar esse fenômeno, a realidade é que a distração ao volante é uma das coisas mais perigosas para o motorista.

Seja selecionando música, tocando ou relaxando, os motoristas podem ser afetados pela música e pelo tipo de música que ouvem.

Como tal, eles podem cometer erros de direção, negligência e infrações de trânsito, que colocam outras pessoas na estrada em risco.

A distração, sob qualquer forma, é perigosa e o motorista tem a obrigação legal de operar seu veículo com segurança.

Quando não é cumprida esta obrigação e ocorre um acidente com lesões, o motorista é responsabilizado pelos danos sofridos pelas vítimas, incluindo as despesas médicas.

Para muitos, estar ao volante é sempre melhor quando se ouve música.

Na verdade, a música é essencial nas nossas vidas e influencia o nosso comportamento.

Provavelmente você tem sua playlist especial para dirigir, em aplicativos de streaming, como Spotify, ou num pendrive.

Alguns podem ter playlists diferentes, para cada situação, como dirigir na estrada, dirigir na cidade, para caminhadas, etc.

Você sabe escolher as melhores músicas para ouvir dirigindo?

Imagem: Pixabay

As melhores e as piores músicas para ouvir dirigindo

Uma destacou algumas músicas para ouvir dirigindo, classificadas como melhores ou piores, isto é, entre as que têm influência positiva ou negativa no comportamento do motorista.

Os resultados ficaram praticamente dentro do esperado, seguindo aquilo que o senso comum indicaria.

As músicas consideradas melhores são as mais tranquilas, lentas e fáceis de acompanhar.

As piores são as agressivas, rápidas e agitadas.

O estudo considerou como referência as músicas que fazem parte de playlists feitas no Spotify, na categoria indicada para viajar de carro (road trip).

Os pesquisadores chegaram a uma grande playlist de 96 músicas, de diversas épocas e gêneros, entre melhores e piores.

Elas estão sempre nas playlists de quem deseja fazer uma seleção para ouvir dirigindo.

De acordo com o estudo, são estas as cinco melhores músicas para ouvir dirigindo:

  1. “Stairway to Heaven” – Led Zeppelin
  2. “Under the Bridge” – Red Hot Chili Peppers
  3. “God’s Plan” – Drake
  4. “Africa” – Toto
  5. “Location” – Khalid

Já as cinco piores músicas são estas:

  1. “American Idiot” – Green Day
  2. “Party in the U.S.A.” – Miley Cyrus
  3. “Mr. Brightside” – The Killers
  4. “Don’t Let Me Down” – The Chainsmokers
  5. “Born to Run” – Bruce Springsteen

São músicas classificadas segundo o critério de estimular ou não uma direção mais segura, com respeito à sinalização, ao pedestre, aos limites de velocidade ou, ao contrário, impelem o motorista a aumentar a velocidade, atravessar sinais vermelhos, fazer ultrapassagens perigosas.

E você, qual é a sua playlist para dirigir na estrada? E na cidade?

Leia mais artigos sobre:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *