Seta Balao

Cote o preço do seu Seguro Auto

Qual é a marca do seu carro?

4 mitos sobre economizar combustível que você deve saber se quiser realmente economizar

Veja aqui 4 mitos sobre economizar combustível que você deve saber se quiser realmente economizar. Saiba como economizar combustível!

Não é segredo que um dos maiores desejos dos condutores de veículos é reduzir o consumo de combustível, e claro, economizar na gasolina.

Além disso, a necessidade economizar combustível se tornou uma preocupação muito mais real com o último aumento no valor da gasolina, que afetou diretamente no bolso dos consumidores.

Sendo assim, listamos aqui 4 mitos sobre economizar combustível que você deve saber se quiser realmente economizar e ter mais autonomia no seu veículo.

4 mitos sobre economizar combustível que você deve saber se quiser realmente economizar

Imagem: Getty Images

4 mitos sobre economizar combustível que você deve saber se quiser realmente economizar

Independentemente se você utiliza carro para trabalhar ou para uso próprio, o valor da gasolina afeta diretamente a nossa vida financeira, não é verdade?

Sendo assim, é bastante comum que surjam alguns mitos ou informações falsas voltadas para a economia de gasolina, e por isso listamos os mitos abaixo para que você não perca tempo e tome as atitudes certas para economizar.

Gasolina aditivada rende muito mais do que a comum

Um dos maiores (senão o maior) mito sobre economizar combustível é que a gasolina aditivada rende muito mais do que a comum. Mas por que essa informação é um mito?

Quando falamos de autonomia e rendimento de combustível, a gasolina aditivada e a comum possuem a mesma autonomia, já que a única diferença entre as duas gasolinas é o aditivo que é colocado, que tem o objetivo de realizar a limpeza do motor.

Entretanto, é bastante compreensível que essa informação seja tomada como verdade, já que um motor sujo tende a consumir mais.

Contudo, é importante destacar que ao utilizar a gasolina aditivada, a limpeza do motor é feita, fazendo com que o seu carro volte ao seu desempenho original, ou seja, antes da sujeira, e não aumenta a autonomia do veículo de forma propriamente dita.

Deixar o carro no neutro economiza combustível

Outro mito que é bastante comum entre os condutores é que deixar o carro no neutro, principalmente em descidas, economiza combustível.

Ao contrário do que se pensa, um carro em ponto neutro, ou seja, desengrenado, consome muito mais, e isso se dá pelo fato de que quando o carro está com a marcha correta, a injeção de combustível é cortada, já que o carro não está fazendo esforço na descida.

Outro detalhe que merece atenção é que descer com o carro em ponto neutro pode colocar a sua vida em risco, já que a ausência da marcha prejudica diretamente no uso do freio do motor, podendo causar um acidente.

Portanto lembre-se: descer com o carro na marcha correta economiza combustível pelo fato de que o carro está funcionando de forma correta, fazendo com que a injeção de combustível funcione corretamente.

Rodas, pneus e manutenções não refletem no consumo do carro

Outro grande mito quando falamos de combustível é pensar que as rodas, pneus e as manutenções no veículo não refletem no consumo.

Para que haja a economia efetiva de combustível, o alinhamento e balanceamento dos pneus devem estar em dia, tal como as rodas devem estar em bom estado, já que os pneus influenciam na estabilidade do veículo.

Assim, um veículo com grande necessidade de manutenções faz com que o motor seja muito mais forçado, aumentando assim o consumo.

Por isso, um dos grandes aliados dos condutores no que se trata de manutenções periódicas é o seguro auto, já que ele oferece um leque de parceiros e credenciados para realizar as manutenções do veículo, incluindo oficinas, guinchos e outros serviços essenciais.

Peças economizadoras realmente funcionam

As peças economizadoras se tornaram muito populares na internet pela promessa de reduzir o consumo e aumentar a autonomia do veículo. Contudo, elas não passam de um grande mito.

Quando testadas de forma prática, elas não apresentam nenhum tipo de economia, muito menos eficácia. Inclusive, estas peças não têm nenhum tipo de certificado ou documentação que comprove a sua efetividade.

Portanto, estas peças que prometem grandes milagres nada mais são do que grandes mitos da indústria mecânica.

Carros de menor cilindrada consomem menos

Outra informação que é muito compartilhada entre os condutores é que os carros de menor cilindrada consomem menos.

De modo geral, um carro de menor cilindrada pode ser sim mais econômico, mas existem outros fatores que influenciam nesse consumo, como por exemplo, o modo de dirigir do motorista, qualidade da gasolina, peso do veículo e condições do sistema de transmissão do veículo.

Por isso, é importante lembrar que só as cilindradas do motor não significam muita coisa no consumo, sendo essencial levar em conta todos os aspectos que envolvem o seu veículo.

Então, agora você já conhece os mitos sobre economizar combustível. Fique atento!

Foto de Jeniffer Elaina da Silva

Especialista em seguros, Jeniffer Elaina trabalha com redação, revisão e otimização SEO desde 2012. É formada em Gestão de Seguros, Marketing e tem pós em Administração na FGV, possui curso técnico em Direito do Seguro. Possui mais de 3.000 textos e 5 e-books publicados na área de seguros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.