dcsimg

Pago franquia do seguro quando a culpa não é minha?

Pago franquia do seguro quando a culpa não é minha?Muitos possuem dúvida se precisam pagar pela franquia do seguro mesmo não tendo a culpa em um acidente. Veja como funciona este serviço nestes casos!

Pode acontecer de alguém que não tem um seguro auto bater em seu carro e, com certeza, vai querer usar o seu seguro, já que o conserto ficará mais em conta, mas você tem que pagar a franquia mesmo não tendo culpa?

Veja as situações mais comuns deste caso e como deve pagar a franquia:

Quando a culpa não é sua e o seguro é do outro: neste caso, nem você nem o dono do seguro devem pagar franquia, mas deve-se deixar claro que a responsabilidade do acidente foi da outra pessoa, que é dona do seguro.

Caso o dono não queira acioná-lo, explique que não haverá nenhum custo para ele e, não conseguindo entrar em um acordo, precisará usar seu próprio seguro e depois entrar com uma ação contra o culpado.

Quando a culpa não é sua, mas o outro não tem seguro: se tiver que acionar o seguro por uma perda parcial do carro deverá pagar a franquia, não importando de quem é a culpa.

Desta forma, você pode entrar em um acordo com o culpado pelo acidente e combinar que ele faça o pagamento da franquia. É possível até mesmo entrar com uma ação jurídica caso ele se recuse a fazer isso, a não ser que ele não queira usar seu seguro e se comprometa a pagar o serviço em uma oficina de confiança.

Neste caso, você deve estar ciente de que se a negociação é feita fora da seguradora deve ter cuidado redobrado, pois as seguradoras são obrigadas a usarem somente peças originais no conserto e prestarem um serviço de qualidade, então fique atento a este tipo de proposta.

 

Comentários

Sanaira Silveira - 18 de outubro de 2017 às 12:06

Bom dia Mozart,

Obrigada por comentar no SeguroAuto,
Por favor, entre em contato com seu corretor para que possa ajuda-lo.
Caso você tenha interesse em fazer uma cotação ou renovação de seguro, preencha o formulário em nossa página clicando no link https://goo.gl/gc1bj1 para que um corretor parceiro entre em contato com você.

Atenciosamente

Mozart Eduardo Agostinho - 14 de outubro de 2017 às 22:00

Olá,

Tenho seguro do meu carro, mas a seguradora do veículo causador da colisão vai arcar com as despesas do conserto, então o meu seguro nada será mexido, certo ou errado?

Bom fim de semana.

Postar um comentário