Seta Balao

COTE AQUI SEU SEGURO AUTO RAPIDINHO!

Qual é a marca do seu carro?

A seguradora pode cobrar franquia do culpado?

Compartilhe nas redes sociais:

As dúvidas sobre questões relacionadas ao seguro são constantes, desde questões sobre termos usados até sobre direitos e deveres. Neste artigo explicaremos melhor sobre o seguro cobrar franquia do culpado. Acompanhe e entenda o assunto.

É muito comum, situações onde o segurado é vítima de um acidente de trânsito e acaba sendo obrigado a acionar seu próprio seguro para realizar o reparo. Às vezes porque o culpado pela colisão não tem seguro, outras porque ele simplesmente se nega a assumir a culpa.

Nesses casos o segurado, que também é a vítima, é obrigado a pagar a franquia para que o seguro realize o reparo e, além desse prejuízo financeiro ainda acaba perdendo um ponto em sua classe de bônus. Definitivamente essa não é uma situação justa, mas, pode se tornar mesmo injusta com a possibilidade de a seguradora cobrar franquia do culpado. Entenda melhor o assunto.

A seguradora pode cobrar franquia do culpado?

É possível cobrar franquia do culpado?

Vamos supor que você esteja em seu carro, parado no semáforo e um motorista desavisado acerte seu veículo por trás. Você tem seguro, mas, ele não. Na confusão ele foge na tentativa de se livrar dos gastos com o conserto do seu carro, mas, você consegue anotar a placa dele.

Você se vê então obrigado a acionar o seu seguro para realizar o conserto do carro, informa o ocorrido à seguradora. Esta por sua vez, lhe cobra o pagamento da franquia, que é obrigatória nesses casos, mesmo que você seja a vítima no acidente.

No entanto, a responsabilidade pelo acidente não foi sua, logo, você ser obrigado a arcar com a franquia não é justo. Nesses casos é possível solicitar o reembolso da franquia. Ou seja, a seguradora pode procurar o causador do acidente e cobrar franquia do culpado.

Como fazer para cobrar franquia do culpado?

Nos casos em que o segurado é vítima de um acidente, ele tem direito de ser ressarcido pelo pagamento da franquia que pode e deve ser cobrada do culpado pela colisão. A primeira coisa a ser feita pelo segurado é procurar o causador do acidente e apresentar a ele o valor da franquia, a fim de conseguir um acordo.

Caso ele tenha dúvidas, o mais indicado é que o segurado apresente uma cópia de sua apólice e os recibos da oficina. Se ele se negar em arcar com o valor da franquia, é necessário encaminhar o caso para o juizado de pequenas causas e dar andamento em um processo.

Cuidados necessários para cobrar franquia do culpado

O primeiro cuidado que se deve ter para poder cobrar franquia do culpado, é providenciar duas vias dos comprovantes referentes ao pagamento da franquia e dos reparos. Sempre se atentando para que as datas de recebimento e especificações do que se trata, estejam claras.

Feito isso, é preciso que tanto vítima como culpado assinem às duas vias, cada uma delas deverá permanecer com uma das partes. Para que futuramente não aconteçam problemas, como cobranças indevidas.

É preciso informar ao culpado pelo acidente, que existe a possibilidade de a seguradora cobrar dele o valor referente a diferença dos reparos feitos. Afinal, o pagamento da franquia, não livra o causador do acidente de arcar com os prejuízos causados por ele.

A seguradora tem direito de cobrar do culpado os gastos cobertos por ela no reparo do veículo do segurado. Esse direito lhe é garantido pelo código civil brasileiro, no artigo 786.

Portanto, se alguém bater no seu veículo e você se ver obrigado a acionar seu seguro, não se preocupe. Pois, tanto você como a empresa de seguro, possuem o direito de cobrar os prejuízos do causador do acidente.


Compartilhe nas redes sociais:
Leia mais artigos sobre:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *