Qual o limite de insulfim é permitido? Veja no SeguroAuto

O insulfilm é muito utilizado nos carros em nosso país para conseguir mais segurança, privacidade, proteção contra o calor e radiação solar. Apesar disso, é preciso checar se a qualidade do item está consoante a legislação.

Muitos automóveis já saem de fábrica com a película escurecida instalada nos vidros. No entanto, é preciso ficar atento à qualidade do produto, pois muitos desses insulfilmes estão fora do padrão aprovado pela legislação de trânsito.

A Resolução 960/2022 do Contran (Conselho Nacional de Trânsito) determina várias especificações que devem ser seguidas, com porcentagem mínima de transparência, cores permitidas e até mesmo a presença de bolhas na película. Não segui-la é considerado uma infração grave, com multa e cinco pontos na habilitação, além da retenção do veículo até sua regularização.

O seguroauto.org deseja que você adquira o melhor seguro para o seu carro. Veja como!

Nós, do SeguroAuto, nos preocupamos com a sua segurança e desejamos que você adquira os melhores itens para o seu carro. Por isso, preparamos este conteúdo para esclarecer qual insulfilm é permitido e muito mais. Continue lendo e confira!

Qual insulfilm é permitido pela legislação?

Funcionário aplicando insulfilm

É muito comum ter dúvidas sobre qual insulfilm é permitido. Para entender a resposta para essa questão, é preciso ficar atento às leis. O ano de 2023 trouxe diversas mudanças para o Código de Trânsito Brasileiro, como a nova CNH e as alterações relacionadas ao insulfilm.

Segundo a legislação brasileira, o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) informa que o insulfilm precisa ter o percentual mínimo de transparência de 70% nos vidros dianteiros e laterais. Já os vidros traseiros e das portas laterais dos passageiros podem ter apenas 28% de transparência. Vale ressaltar que esse percentual deve ser seguido independente da cor do material.

Na fiscalização, o agente de trânsito verifica se a película obedece o que está previsto por lei. Isso é feito por meio de uma averiguação do percentual gravado na película, geralmente antecedido pela letra G. Apesar de uma das especificações preferidas do público ser a G5%, que possui apenas 5% de transparência, ela é proibida, porque prejudica muito a visibilidade.

Ao contrário do que se acredita, nem todas as películas escuras possuem boa qualidade e protegem contra a radiação solar e o calor. Dessa forma, elas podem não ter o tratamento adequado para filtrar os raios UV, danificando a pele e os materiais do interior do carro.

Qual é a multa por usar o insulfilme errado?

Funcionário aplicando insulfilm na parte interna do veículo

Dirigir com o carro com o insulfilm incorreto é considerado uma infração grave e possui penalidades como multa, pontos na carteira e retenção do veículo para adequação. Confira todas as penalidades por usar película irregular:

  • 5 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH);

  • Multa no valor de R$ 195,23;

  • Retenção temporária do veículo para adequação ou remoção do insulfilm.

Como o insulfilme age como medida de segurança?

Como você já sabe, o insulfilme serve para proteger o motorista do calor, da radiação solar e também garante mais privacidade para o veículo. Além disso, esse tipo de película também impede a ação de marginais que quebram os vidros do carro para roubar itens. Essas ações são comuns em engarrafamentos, quando os bandidos percebem que os motoristas estão desatentos.

A película pode minimizar os riscos nessa situação, visto que reforça o vidro em até dez vezes e dificulta a ação do ladrão. Além disso, o insulfilm também impede que a janela se despedace e caia no motorista, garantindo sua proteção e segurança.

Aproveite para conferir nosso texto sobre as técnicas utilizadas por bandidos para roubar carros. Se informe e fique atento para garantir a sua segurança e a dos seus bens!

7 dicas para escolher o insulfilm certo para seu carro!

carro com insulfilm

Escolher o insulfilm certo para o seu veículo pode não ser tão fácil quanto parece, afinal, é preciso considerar o tipo, a marca, a espessura, a finalidade e muito mais. Existem inúmeras diferenciações dessas películas no mercado brasileiro, sendo que algumas delas estão proibidas por lei. Selecionamos 7 dicas para te ajudar nessa escolha. Confira!

Simule o preço do seu seguro auto em nosso formulário.

1. Confira as opções disponíveis e veja quais são as mais procuradas

As opções preferidas do público são as películas escuras e antivandalismo. Os motoristas procuram essas opções para conseguir mais privacidade, proteger os passageiros e reduzir o calor. Os insulfilmes antivandalismo ajudam a proteger as pessoas no caso do vidro estourar ou outras situações similares. São diversas opções, por isso, analise todas e encontre a que melhor atende às suas necessidades.

2. Verifique a espessura da película

Existem diversas opções de espessura para a película insulfilm. A aplicação mais comum é a da espessura de 0,1 mm, chamada PS4. Além disso, existem as de 0,25 mm de espessura, na classificação PS10. O fornecedor do item e o responsável pela aplicação podem te orientar sobre a melhor configuração conforme o modelo do carro e as suas necessidades.

3. Escolha a cor entre as opções disponíveis

As colorações mais conhecidas são as G20, G5 e G35, sendo a primeira considerada padrão. Por outro lado, a G5 é quase preta e a G35 é transparente clara. Também existem películas metalizadas, coloridas e espelhadas, mas não são permitidas para veículos — sua utilização é voltada para projetos arquitetônicos e decoração de interiores.

4. Fique atento a qual insulfilm é permitido

Conforme comentado anteriormente, o limite mínimo do Denatran deve ser respeitado, sendo ele:

  • Para-brisa e vidros laterais dos assentos da frente: 70% de transparência;

  • Vitros laterais dos passageiros: 28% de transparência;

  • Vidro traseiro: 28% de transparência.

Lembramos que a película G5 é proibida em veículos, e o motorista pode ser autuado, receber multa por infração grave e perder cinco pontos na carteira, além de ficar sem o carro até a regularização. Por isso, fique muito atento à legislação.

Você sabe o que é vistoria veicular? Acesse o SeguroAuto e confira tudo o que você precisa dominar sobre esse processo!

5. Busque uma película de qualidade

Existem diversos modelos de películas à venda que seguem a legislação, protegem contra os raios UV e garantem o conforto térmico do veículo. As películas de boa qualidade protegem contra os raios infravermelhos e UV e possuem uma camada contra riscos.

Cote agora o preço do seu Seguro Auto!

A melhor cotação, com as melhores corretoras, pelos melhores preços.

O insulfilm mais barato não tem o revestimento contra riscos ou é feito com materiais inferiores, que perdem a proteção UV ao longo do tempo. Vale ressaltar que, se o adesivo não for de boa qualidade, pode formar bolhas e descolar. Dessa forma, busque por materiais de alta qualidade para garantir sua segurança e conforto.

6. Confira a durabilidade do item

Os fabricantes costumam oferecer garantias de 10 a 15 anos para o risco de descolamento ou desbotamento do insulfilm. Normalmente, se forem de boa qualidade, as películas costumam durar muitos anos, sendo muito resistentes. Para evitar dores de cabeça futuras, certifique-se da qualidade da película.

7. Procure profissionais qualificados para a instalação

Os motoristas não podem dirigir com o insulfilm com bolhas ou descolando, por isso, é muito importante que a instalação seja feita por pessoas qualificadas. Normalmente, é possível realizar a instalação sem retirar o vidro, desde que a espessura tenha no máximo 0,2 mm (também chamada de PS8). Apesar disso, existem instaladores que preferem retirar os vidros para aplicar a película por dentro — processo que exige cuidado.

E aí, agora já sabe qual insulfilm é permitido? Esperamos que esse texto tenha te ajudado e tirado todas as suas dúvidas! Continue acompanhando o blog do SeguroAuto para mais conteúdos como esse. Dê uma passadinha no nosso post sobre balanceamento e alinhamento e fique por dentro de tudo!

5/5 - (1 vote)

Artigos relacionados

sensor de temperatura carro

Saiba tudo sobre Sensor de Temperatura do Carro

Data: 20/02/24

Tempo estimado de leitura:

2 min
Categoria: Manutenção Carro Leia agora
o que é abalroamento

Descubra o que é abalroamento!

Data: 15/02/24

Tempo estimado de leitura:

2 min
Categoria: Manutenção Carro Leia agora
quantos pontos perde a cnh

Descubra com quantos pontos perde a CNH

Data: 07/02/24

Tempo estimado de leitura:

3 min
Categoria: Dicas de Direção Leia agora

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • M
    Mundo feminino says:

    Olá, tudo bem? Amei seu post. Seu conteúdo está muito bom. Vou acompanhar o blog. Sucesso :)