Seta Balao

COTE AQUI SEU SEGURO AUTO RAPIDINHO!

Qual é a marca do seu carro?

15 coisas que você deve fazer hoje para se tornar um ótimo motorista

Compartilhe nas redes sociais:

Existem algumas dicas de direção que não são passadas na autoescola e que, se você pretende se tornar um ótimo motorista, deve conhecer. Veja só…

Meu sonho sempre foi ser um bom motorista, fui aprovado com excelentes notas quando conquistei minha habilitação, mas, ao começar a trafegar pelas ruas, me deparei com uma série de situações e questões que não havia tido contado ainda.

É fato que a autoescola nos prepara para poder dirigir corretamente e com segurança pelas ruas, mas, a função dela é apenas nos tornar aptos a isso a fim de conseguir a CNH. As autoescolas não nos preparam para a vida de motorista. Desde pequeno sonhava em sair do Detran com minha carteira na mão e dirigindo como um profissional. No entanto, essa direção excelente veio apenas com o tempo, e com a descoberta de várias coisas que nos ajudam a ser ótimos ao volante.

Por isso, resolvi reunir as 15 coisas que você deve fazer hoje para se tornar um ótimo motorista o mais rápido possível, acompanhe:

15 coisas que você deve fazer hoje para se tornar um ótimo motorista

  1. Ajustar corretamente os espelhos

Uma das coisas que aprendi apenas com a prática foi ajustar os espelhos corretamente, evitando assim os famosos pontos cegos. Essa talvez seja a coisa mais simples e mais importante da lista, observe seus espelhos. Se os retrovisores laterais estiverem refletindo mais o seu carro do que a via, eles precisam ser reposicionados. E a maneira correta de fazer isso é colocando os retrovisores em uma posição onde eles reflitam apenas ¼ do seu veículo. Já o espelho interno deve estar posicionado de modo que o farol traseiro seja refletido bem no meio do espelho. Eu achava que isso era apenas para que víssemos tudo certo, mas sabia que o ajuste dos retrovisores evita acidentes?

  1. Estacionando com perfeição

Essa é uma coisa que todos os motoristas sonham em fazer, e certamente é algo que fará você se tornar um ótimo motorista. A baliza perfeita, por mais difícil que possa parecer, na verdade, é algo bem possível. O método que me ajudou a conquistá-la foi um de três passos que consistem em:

  • Posicionar o carro junto ao veículo parado na frente da vaga em que se pretende estacionar;
  • Esterçar todo o volante no sentido da vaga e dar ré, até que, seu farol dianteiro alinha com a traseira do carro da frente, e você consiga ver o farol dianteiro do outro lado do veículo que está atrás, através do seu espelho esquerdo;
  • Quando chegar no ponto citado acima, é só esterçar o volante para o outro lado e continuar acelerando.

Pronto, você estará dentro da vaga, sem dificuldades. Minha explicação ficou confusa? Então veja a ilustração a seguir:

15 coisas que você deve fazer hoje para se tornar um ótimo motorista

Fonte: www.checkcar.com.br

  1. Maior controle nas curvas

Se você realmente almeja se tornar um ótimo motorista ter um excelente controle sobre o veículo nas curvas é quesito fundamental a ser aprendido. Em uma curva exageradamente aberta com o carro em alta velocidade, os pneus dianteiros acabaram perdendo aderência. Assim como no caso de uma curva muito fechada, só que nessa situação, são os pneus traseiros que derrapam. Especialmente em pistas molhadas ou escorregadias. Por isso, sempre dirija em uma velocidade moderada, e nunca solte o acelerador ou o freio de maneira brusca em uma curva.

  1. Segure o volante da maneira certa

Por muito tempo, os professores de autoescola ensinaram os futuros motoristas a segurar o volante na posição que lembra os ponteiros de um relógio apontando para o 2 e o 10. No entanto, o recomendado, e, também modo como eu faço, é segurar o volante no sentido do ponteiro na posição 3 e 9 ou 4 e 8. Fazendo assim, além de não cansar demais os braços, você terá mais controle sobre a direção.

  1. Mantenha o fluxo

Essa é uma coisa que todos aprendemos na autoescola, mas, como mágica esquecemos quando estamos em um congestionamento. Manter a velocidade inconstante no trânsito atrapalha a fluidez do mesmo, então, se sua ambição é se tornar um ótimo motorista, aprenda a dirigir na mesma velocidade que os carros ao seu redor.

  1. Freie sempre com o pé esquerdo

Apesar de ser considerada por muitas pessoas uma técnica complexa, frear com o pé esquerdo pode ser muito útil em situações emergências. Com essa técnica você conseguirá fazer curvas mais rápido, diminuindo a velocidade sem que o motor perca as rotações e o carro derrape. Mas fique atento, essa técnica comum a motoristas de corrida, deve ser treinada, e isso precisa ser feito em regiões de pouca movimentação. Eu sempre treinava quando ia ao sitio do meu tio no interior.

  1. Não dirija no ponto cego de outro veículo

Você certamente sabe onde fica o seu ponto cego, logo, é fácil deduzir que o ponto cego dos outros motoristas, é o mesmo. E eu preciso lhe dizer que, se você pretende se tornar um ótimo motorista, deverá evitar dirigir no ponto cego alheio. Se você notar que seu carro está à direita de outro e um pouco atrás dele, então as chances de você estar no ponto cego desse carro são imensas. O conselho que tenho para você nessa situação é, acelere o carro e fique ao lado do veículo ou um pouco a frente, ou simplesmente reduza a velocidade e afaste-se um pouco. Assim você sairá do ponto cego do outro motorista e evitará acidentes.

  1. Tenha um curso de direção defensiva

Qualquer pessoa pode fazer um curso de direção defensiva. Ele não é exclusivo de motoristas iniciantes, os mais experientes também podem, e devem fazê-lo. Eu fiz, e não me arrependo nem um pouco. Certamente o curso foi um passo importante para eu me tornar um ótimo motorista.

  1. Sinta onde as rodas estão

Sei que pareceu estranho, mas, essa é outra coisa que lhe ajudará a se tornar um ótimo motorista. Aprendendo a sentir onde as rodas do seu carro estão você será capaz de evitar cair em buracos e destruir suas calotas em sarjetas. Essa é uma das chaves para aprender a controlar completamente seu veículo e desenvolver uma direção muito mais segura. Algumas pessoas conseguem perceber isso naturalmente, mas, a maioria assim como eu, precisa aprender. Uma boa dica é amassar uma garrafa pet e posicioná-la embaixo das rodas dianteiras, uma de cada vez, e passar com o carro por cima dela. Fazendo isso você aprenderá a sentir as rodas do seu veículo além de treinar seu ouvido a escutar os sons do carro.

  1. Aprenda a dirigir com chuva

Outra coisa importante que lhe ajudará a se tornar um ótimo motorista é saber dirigir com chuva ou qualquer outra condição climática desfavorável. Essa é uma situação que precisa ser dominada, e você só conquistará o controle dela, como eu fiz, praticando. Então, nada de evitar sair com o carro em dias de mau tempo.

  1. Seque os freios depois de uma poça d’água

Essa é uma dica que aprendi depois de ter problemas com essa situação. Secar os freios depois de passar por uma poça é crucial para mantê-los funcionando perfeitamente. Para isso, basta que você passe em uma velocidade reduzida e constante sobre a poça e depois mantenha essa velocidade. Enquanto estiver andando com o carro, pressione o pedal do freio algumas vezes, enquanto mantém o carro acelerando. A fricção promoverá calor e fará com que os freios sequem.

  1. Fique atento com as manobras de carros mais altos

Em um congestionamento, mantenha-se atento ao veículo que está na sua frente e os carros mais altos presos no trânsito. Os motoristas de ônibus e caminhões conseguem ver situações na estrada a uma distância muito maior que os carros de passeio. Se você perceber que eles estão mudando de pista de maneira rápida, as chances de ter algum problema logo a frente, são muito grandes.

  1. Use mais o freio de mão

Mesmo que você não tenha o hábito de parar o carro em ruas inclinadas, eu aconselho que você use o freio de mão com frequência. Assim você o manterá ativo e funcionando perfeitamente.

  1. Cuidado com a ilusão da baixa velocidade

Quando dirigimos em estradas retas, a sensação que temos é que estamos indo devagar, mais precisamente, duas vezes mais devagar do que realmente estamos dirigindo. Logo, a tendência é que busquemos aumentar a velocidade, e fazendo isso colocamos nossas vidas e das demais pessoas em risco. Por isso, não se deixe enganar por essa ilusão.

  1. Em uma curva para esquerda, não gire as rodas antes da hora

Essa é uma dica de segurança, nunca deixe gire as rodas para a esquerda antes do momento de fazer a curva. Se você fizer isso, e um carro bater na traseira do seu, seu veículo poderá ser empurrado para a pista oposta, ou até mesmo capotar.

Essas foram as 15 coisas mais importantes que eu achei que deveria dizer a vocês que sonham em se tornar um ótimo motorista. Espero que tenham gostado das dicas, e as sigam com muita cautela e atenção.


Compartilhe nas redes sociais:
Leia mais artigos sobre:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *