Seta Balao

COTE AQUI SEU SEGURO AUTO RAPIDINHO!

Qual é a marca do seu carro?

Seguro auto com nome sujo

Seu nome consta no cadastro do Serasa ou SPC e, você está em dúvida se consegue fazer seguro auto com nome sujo? Veja como esta situação funciona e saiba quais são os seus direitos.

Ninguém deseja estar com o nome sujo ou com restrição, mas infelizmente isso pode acontecer, afinal, ninguém está livre de sofrer com alguns imprevistos na hora de pagar as contas ou até mesmo erros de cobrança que deixem sua situação irregular para realizar compras, ou contratações de serviços.

Isso muitas vezes acaba acontecendo por falta de atenção na hora de fazer as contas e pode acabar prejudicando muito a sua vida financeira. Neste artigo, você entenderá melhor como essa situação funciona e quais são seus direitos a respeito, acompanhe.

Seguro auto com nome sujo

Posso contratar um seguro auto com nome sujo?

É possível sim haver a recusa do seguro, desde que haja justificativa e sejam apresentadas opções para o contratante. O prazo que a seguradora tem para recusar a proposta do cliente sem que precise dar explicações ao consumidor, é de 15 dias.O Procon também defende essa informação, porém, diz que as informações devem ser passadas ao consumidor, mesmo que seja devido às restrições cadastrais.

No caso de ser um pagamento à vista ao contratar um seguro auto para negativado, por exemplo, as seguradoras nem costumam fazer esta pesquisa, então nem sequer levantarão esta questão. Porém, quando é feito um parcelamento, pode haver esta consulta, mas isso não significa necessariamente que existirá a reprovação, pois, o cliente possui o direito de ter o seguro mesmo assim.

Na verdade, essa pesquisa é realizada para verificar qual a possibilidade de a seguradora aceitar um cliente inadimplente e com isso já se preparar para possíveis problemas que possam surgir na contratação do seguro auto com restrição.

O que diz a SUSEP sobre este assunto?

Conforme informações da Susep (Superintendência de Seguros Privados), empresa responsável por regulamentar o setor de seguros no Brasil, as seguradoras não podem negar o fornecimento deste serviço para pessoas com o nome negativado, podendo até serem multadas caso impeçam o seguro de carro com restrição.

O que fazer em recusa de seguro auto com nome sujo

Caso ocorram problemas quando for contratar o seu seguro auto para negativado, entre em contato com a Susep. E solicite todos os esclarecimentos necessários sobre o assunto, assim, se houver alguma irregularidade sendo cometida, você saberá como proceder.

Aproveite para ver esse vídeo e entender melhor sobre como é calculado o valor do seguro (evitando cair em armadilhas) e entenda os fatores pessoais que influenciam no valor do seguro: Vídeo – Como o valor do seguro é calculado

Posso fazer o seguro auto com restrição no nome?

É importante consultar sua situação cadastral antes de fazer o seguro, caso haja alguma pendência que te deixe na dúvida se foi resolvida ou não. Isso pode ser feito gratuitamente indo ao Serasa ou até mesmo por sites, mediante alguma taxa.Dessa forma já se elimina uma possibilidade de ter a proposta do seguro com nome sujo recusado, evitando uma dor de cabeça a mais.

Se for constatada alguma pendência, o ideal para não ter problemas na hora de contratar o seguro auto é negociar essa dívida com a empresa.Isso porque, ao fazer a negociação, e pagando a primeira parcela em dia, o nome é retirado do SPC e assim fica mais fácil conseguir a aprovação da seguradora, pelo menos por esse motivo.

Fazendo esta consulta prévia você evita um aumento no preço do seguro auto para negativado ou qualquer tipo de surpresa, e consegue fazer uma boa economia. Por isso, se você não quer ser pego de surpresa e nem pagar a mais pelo seguro consulte a sua situação cadastral e também as opções de planos disponíveis.

Caso esteja com o seu nome sujo e impossibilitado de regularizar o seu débito, você pode também verificar a hipótese da seguradora aceitar o seguro em nome de outra pessoa, já que existem empresas onde o seguro pode estar em nome de quem não é proprietário do carro.

As seguradoras aumentam o valor do meu plano, em caso de nome sujo?

Como já informado acima, ao realizar uma cotação com a seguradora, ela vai pesquisar no Serasa o seu nome. Mas isso só se for para o parcelamento do pagamento do seguro, pois, se você fizer à vista, não será preciso consultá-lo.

E, mesmo que seu nome esteja sujo e você vá parcelar o seguro, é importante ficar de olho sim no aumento do preço da sua apólice. Como você já tem o perfil de cliente devedor, a seguradora não vai querer correr o risco de ter você como inadimplente também. Como ela não pode negar o seguro por esse motivo, acaba colocando o preço lá em cima para não sair no prejuízo, caso você não efetue algum pagamento.

Então, fique sempre por dentro do que está sendo contratado, o valor de cada cobertura, e todos os detalhes importantes. Não se esqueça de analisar cuidadosamente as informações da apólice, assim você se certificará de não estar sendo passado para trás.

Muitas vezes, o cliente nem fica sabendo desses detalhes, até porque existem diversos outros itens que podem influenciar no valor final do seguro auto com nome sujo.Por isso, é sempre preciso estar bem atento e questionar ao corretor exatamente o porquê daquele valor.

Alternativas para quem não consegue contratar um seguro auto

Caso você não consiga contratar um seguro auto com o nome sujo, não se preocupe, pois, existem algumas alternativas disponíveis no mercado que são capazes de promover alguma proteção.

Um bom exemplo, são os rastreadores ou bloqueadores de carro. Existem inúmeras empresas que oferecem a instalação do equipamento aliado a um monitoramento realizado através de uma central que funciona 24 horas. Esses serviços podem ser pagos mensalmente e possuem valores muito acessíveis, a partir de R$ 49,90 ao mês.

Esse tipo de saída, não protegerá seu veículo em relação a colisões e outras situações que se configuram como um sinistro, no entanto, caso seu veículo seja roubado ou furtado, as chances de recuperá-lo são de praticamente 100%.

Algumas empresas ainda oferecem indenização de acordo com a tabela Fipe, caso o veículo seja roubado ou furtado e não seja recuperado, com o uso do rastreador e todo o aparato oferecido pela empresa.

Ou seja, não é porque você está com o nome sujo que você não poderá contar com nenhum tipo de proteção para seu veículo. No entanto, independentemente do tipo de seguro ou rastreador que você escolher, você terá que pesquisar uma boa empresa de seguros. Então, considere buscar a melhor opção entre os melhores seguros de carro da atualidade. Para isso, faça uma pesquisa no site da Susep, Procone Reclame Aqui, por exemplo.

33 Comentários

  • Welton de Sousa Lobato says:

    Olá,

    Esse seguro era mensal, nunca precisei usar, se atrasasse um dia o carro perdia o seguro e só voltava a estar segurado 24 horas após o pagamento, até que deixei de pagar, eles tentaram me fazer voltar me dando alguns descontos, mas não quis mais. Então, após alguns meses recebi esse e-mail abaixo. A pergunta é: Isso é legal?
    PREZADOS (AS) COOPERADOS (AS) DA BRASIL COOPERATIVA

    Informamos que consta em nosso sistema a existência de débito(s), referentes(s) ao não pagamento do(s) boleto(s) bancário(s) na BRASIL COOPERATIVA . Com o intuito de solucionarmos amigável e extrajudicialmente a questão, evitando cadastramento nos serviços de proteção ao crédito (SPC/SERASA) pedimos, encarecidamente, que vossa senhoria, ou quem a represente, compareça na nossa sede ou entre em contato conosco.

    Caso o(s) referido(s) débito(s) já tenha(m) sido quitado(s) ao tempo do recebimento desta, favor desconsiderar esta notificação.

    Certos de que seremos prontamente atendidos nesse cordial pedido, desde já agradecemos sua compreensão.

    Att.

    • Sanaira Silveira says:

      Bom dia Welton,

      Obrigada por comentar no SeguroAuto,
      Por favor, entre em contato com seu corretor para que possam resolver mediante ao seu contrato.

      Caso você tenha interesse em fazer uma cotação ou renovação de seguro, preencha o formulário em nossa página clicando no link https://goo.gl/gc1bj1 para que um corretor parceiro entre em contato com você.

      Atenciosamente.

  • Sonia Nogueira Santos says:

    Bom dia,

    Não tenho restrição, no caso, sou a titular do seguro. Porém, tentei incluir minha filha, em virtude dela usar o carro num período durante a semana, e a seguradora recusou devido restrição no CPF dela. Como devo proceder?

    Obrigada

  • Alessandro Lima says:

    Olá,
    Fiz um seguro recentemente pela Ituran, sem justificativa eles depois de 3 dias negaram me prestar o serviço, sou negativado mas eu pergunto a razão, eles não falam, gostaria de saber o que posso fazer para colocar meu carro no seguro e se a postura deles está correta. Não sei a razão de negarem, mas imagino que seja por eu ser negativado.

    Obrigado

    • Sanaira Silveira says:

      Boa tarde Alessandro,

      Obrigada por comentar no SeguroAuto,
      Não podemos responder por outra empresa, mas você pode cotar conosco.
      Preencha o formulário em nossa página clicando no link https://goo.gl/gc1bj1 e aguarde um corretor parceiro entrar em contato com você para tirar suas dúvidas.

      Atenciosamente.

  • Francisco Carlos says:

    Oi,

    Estava pesquisando, seguro auto Itaú, essa seguradora, é Itaú?

    Obrigado.

    • Sanaira Silveira says:

      Bom dia Francisco,

      Obrigada pelo contato.
      Somos do portal Seguroauto.org, temos parceria com as melhores seguradoras do Brasil.
      Entre em nosso site e solicite uma cotação!

      Atenciosamente.

  • Rodrigo says:

    Bom dia,

    O seguro da minha namorada vence domingo agora, e o rapaz da seguradora ligou dizendo que não ia renovar o seguro por que o nome dela está com uma restrição desde o meio do ano passado. Gostaria de saber se tem algum meio dela renovar esse seguro ou até mesmo mudar pra alguma outra seguradora que aceite com restrição no nome?

    Obrigado

    • Sanaira Silveira says:

      Bom dia Rodrigo,

      Obrigada pelo contato.
      Existem seguradoras fazem o seguro mesmo com restrição no nome da pessoa.

      Para fazer uma cotação ou renovação de seguro, preencha o formulário em nossa página clicando no link https://goo.gl/gc1bj1 para que um corretor parceiro entre em contato com você.

      Atenciosamente.

  • Jeferson Eduardo says:

    Boa tarde,

    Fui contar meu seguro junto a uma seguradora, deu restrição em meu nome, ai verifiquei, realmente estava com restrição, providencie o pagamento da dívida e já foi tirado do SPC, só que já tem 17 dias úteis e até hoje consta no sistema da seguradora pendência. Como faço para arrumar isso, pois preciso fazer o seguro do carro para trabalhar.

    Obrigado.

    • Sanaira Silveira says:

      Bom dia Jeferson,

      Obrigada por comentar no SeguroAuto,
      Entre em contato com o SPC para encontrar uma solução.

      Visite nosso site e faça sua cotação já! Preencha o formulário em nossa página clicando no link https://goo.gl/gc1bj1 e aguarde um corretor parceiro entrar em contato com você para tirar suas dúvidas.

      Atenciosamente.

  • Carlos says:

    Olá, tenho o nome com restrição e quero fazer um seguro, será que as seguradoras podem não aceitar?

    Obrigado

    • Sanaira Silveira says:

      Bom dia Carlos,

      Obrigada por comentar no SeguroAuto,
      O correto é aceitarem sim, desde que o pagamento seja feito à vista.
      Para fazer uma cotação ou renovação de seguro, preencha o formulário em nossa página clicando no link https://goo.gl/gc1bj1 para que um corretor parceiro entre em contato com você.

      Atenciosamente.

  • Leonardo says:

    Boa Tarde, eu gostaria de saber se eu por ter o nome sujo posso perder a apólice, sendo que o segurado é a minha mãe, o nosso seguro é da Liberty e eu sou o principal condutor.

    Obrigado

  • Adão Donizete says:

    Bom dia,

    Tenho um Fiat Idea 2014.

    Aguardo cotação.

    • Sanaira Silveira says:

      Boa tarde Adão,

      Obrigada por comentar no seguroauto.org,
      Visite nosso site e faça sua cotação já! Preencha o formulário em nossa página e receba todas as informações necessárias para a concretização de sua proposta.

      Abraço

  • Paulo Edson Brasil says:

    Bom dia!

    Tenho o nome negativado no Serasa e gostaria de saber qual companhia aceitaria um seguro meu.

    Obrigado

    • Sanaira Silveira says:

      Bom dia Paulo,

      Obrigada por comentar no seguroauto.org,
      Para fazer uma cotação de seguro, entre em nosso site e preencha o formulário para que um de nossos corretores entre em contato com você.

      Abraço

  • Jose Rech Neto says:

    Boa tarde,

    Fiz meu seguro com a corretora Zottis.
    Seguro aprovado com emissão do primeiro boleto para 15.03.2017.
    Paguei antecipado.
    Para minha surpresa e sem explicação, a Zottis, dias mais tarde me comunicou que meu seguro não foi aprovado.
    Pergunto então, por que a emissão para pagamento do boleto?
    Ainda mais grave, até esta data (19.04) não devolveram o valor que paguei.
    Pergunto, meu seguro está valendo? Se estiver me enviem os boletos restantes.

    Agradeço a atenção.

    • Sanaira Silveira says:

      Boa tarde Jose,

      Obrigada por comentar no seguroauto.org,
      Entre em contato com a seguradora para confirmar, caso não tenha dado certo o seguro, entre em nosso site e preencha o formulário de cotação para que um de nossos corretores entre em contato com você.

      Abraço

  • Brancilene Araujo says:

    Olá,

    Não é bem assim. Como todo mercado financeiro brasileiro pertence aos bancos nacionais, se você dever a qualquer um deles, estará em péssima situação. Somente as seguradoras “independentes” fazem seguro de negativados, mesmo SulAmérica aceitam a simulação, o que não quer dizer que vão aceitar o seguro não é mesmo? Sem contar que como ficamos sem opção, acaba que temos que aceitar com pagamento à vista. Estou no processo de renovação do meu seguro e nenhuma seguradora de banco (quase todas) sequer simula o seguro. Tive cotação de R$ 5.200 de franquia sem qualquer cobertura a vidros. Nessas horas é que a gente vê o quanto o mercado financeiro brasileiro tem concorrência zero, infelizmente. Estou pretendendo pagar a vista e mesmo assim não tenho o serviço. Vai entender. Ainda bem que o supermercado não me nega comprar né?

    Até mais

    • Sanaira Silveira says:

      Boa tarde Bancinele,

      Obrigada por comentar no seguroauto.org,
      Caso você tenha interesse em fazer uma cotação de seguro, entre em nosso site e preencha o formulário para que um de nossos corretores entre em contato com você.

      Abraço

  • Francisca Leidiane da Silva says:

    Boa tarde, meu marido comprou um carro e queremos colocar no seguro, mas estamos com o nome sujo, podemos fazer um seguro? Por favor me responda.

    Abraço.

    • Sanaira Silveira says:

      Boa tarde Francisca,

      Obrigada por comentar no seguroauto.org,
      Para fazer uma cotação de seguro, entre em nosso site e preencha o formulário para que um de nossos corretores entre em contato com você.

      Abraço

  • Eduardo Lopes Pinto says:

    Oi,

    Tenho um Onix 2015, o seguro inicial foi Liberty paguei tudo certo vence dia 27/11/16, até agora não me procuraram para renova-lo? Não tive qualquer sinistro, será que é restrição na idade pois estou com 77 anos com boa saúde?

    Obrigado

  • Auricélia says:

    Olá,

    Sempre faço seguro do meu veículo e ganho sempre o bônus (desconto), pois nunca precisei usar para sinistro. Ano passado fiquei desempregada e com isso fiquei com o nome negativado, hoje estou querendo renovar meu seguro, porém as seguradoras estão recusando, mesmo com pagamento à vista, um absurdo isso!

    Att

    • Sanaira Silveira says:

      Bom dia Auricélia,

      Obrigada por comentar no seguroauto.org,
      Caso você tenha interesse em fazer uma cotação de seguro, entre em nosso site e preencha o formulário para que um de nossos corretores entre em contato com você.

      Abraço

  • Thamara says:

    Olá,

    Meu marido tem o nome restrito e desejamos fazer um seguro pro nosso carro. Quero ter informações se iremos conseguir?

    Obrigada

    • Sanaira Silveira says:

      Bom dia Thamara,

      Obrigada por comentar no seguroauto.org,
      Visite nosso site e preencha o formulário, assim um de nossos parceiros entrará em contato com você o mais breve possível.

      Abraço

  • Tiago Rodrigo de Oliveira says:

    Boa noite,

    Fechei um seguro para meu carro, mudei a minha conta salário para conta corrente para fazer os débitos automáticos, ficou agendado para fazer a vistoria na outra semana (hoje), em horário comercial, 17:10 mandei um e-mail perguntando que horas viriam, pois tinha compromisso às 17:30, a atendente me falou que não foi aceito e não sabia o por que, mas poderia estar cotando outro seguro.
    Não quero outro seguro, esse é o que dava no meu orçamento.
    Obs.: Estou com o nome sujo, será por isso? E eles podem?
    Por favor, me orientem o que devo fazer.

    Agradeço

    • Sanaira Silveira says:

      Bom dia Tiago,

      Obrigada por comentar no seguroauto.org,
      Algumas seguradoras não aprovam o seguro da pessoa que está com nome negativado, você pode procurar ajuda de um profissional neste assunto para que possa te ajudar.
      Caso tenha interesse em fazer uma cotação, entre em nosso site e preencha o formulário para que um de nossos parceiros entre em contato com você.

      Abraço

  • Sandra Aparecida Dias de Medeiros says:

    Olá,

    Venho por meio deste, mostrar minha indignação, pois paguei o seguro com a liberty por 2 anos consecutivos, e neste ano foi reprovado, porque? Não foi por falta de pagamento, que não foi barato, e seria o terceiro ano, sem explicação. Eu nunca precisei usa-lo, pois não tive nenhum sinistro, nada, e vocês, simplesmente recusam, e não foi o primeiro carro, já fiz em outra época com outro carro.
    sem mais para o momento, somente a minha indignação.

    Sandra Dias.

    • Sanaira Silveira says:

      Boa tarde Sandra,

      Obrigada por comentar no seguroauto.org,
      Caso tenha interesse em fazer uma cotação de seguro, preencha o formulário na home-page do nosso site para que um de nossos corretores entre em contato com você.

      Abraço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *