Seta Balao

COTE AQUI SEU SEGURO AUTO RAPIDINHO!

Qual é a marca do seu carro?

Como funciona o seguro auto para acessórios

Buscando mais informações sobre seguro? Veja neste artigo como funciona o seguro auto para acessórios, o que cobre e quando acioná-lo.

Quem possui um veículo entende como alguns acessórios podem fazer toda a diferença no conforto diário do motorista. O que algumas dessas pessoas não sabem é que é possível incluir esses acessórios na cobertura do seguro auto.

Apesar das coberturas completas oferecidas pelas seguradoras não contarem com uma proteção para acessórios, a maioria das empresas de seguro possui uma cobertura adicional para a proteção desses itens.

E é sobre o como funciona o seguro auto para acessórios que falaremos neste artigo.

Como funciona o seguro auto para acessórios

O que é a cobertura e como funciona o seguro auto para acessórios?

Esse tipo de proteção, é chamada de cobertura adicional e atende a todos os equipamentos instalados no veículo após a sua aquisição, ou seja, itens que não são de fábrica e, por isso, não estão inclusos na cobertura compreensiva do seguro auto.

Equipamentos de áudio e imagem como sistemas de som e DVD, equipamentos de adaptação para condutores portadores de deficiência, kits de gás natural, blindagem e muito mais, são atendidos nessa cobertura.

Para que todos os acessórios presentes no veículo sejam protegidos, além de contratar essa cobertura é preciso que todos eles sejam discriminados, com seus respectivos valores, na apólice de seguros.

Assim, caso ocorra um sinistro de perda total ou parcial onde esses equipamentos também sejam danificados, você poderá ser ressarcido com o valor de compra deles.

Vale mencionar que os acessórios de fábrica não precisam desse tipo de cobertura adicional, ou seja, se o seu veículo saiu de fábrica com os equipamentos de adaptação para PCD ou um moderno sistema de som e imagem, não há com o que se preocupar, esses itens serão automaticamente cobertos pelo seguro auto compreensivo.

Posso contratar o seguro auto para acessórios para meu Kit Gás?

Sim, como mencionado acima, essa cobertura também serve para proteger seu kit de gás natural veicular, também chamado de Kit GNV. No entanto, para que sua proteção seja aceita pela seguradora, é preciso que alguns critérios sejam obedecidos.

O primeiro deles é que o kit deve estar dentro das normas de segurança estipuladas para esse tipo de equipamento, além disso é preciso que o segurado apresente o CHC – Certificado de Homologação de Conversão, fornecido pelo INMETRO, assim como ele deverá apresentar todos os certificados de vistoria anual.

Outro fator importante é que a documentação esteja em dia, afinal quando se modifica a alimentação de combustível de um veículo é preciso também providenciar a alteração dessa informação do documento do carro, o CRV – Certificado de Registro do Veículo.

O prêmio ficará mais caro contratando o seguro auto para acessórios?

Infelizmente sim, afinal, trata-se de uma cobertura extra, ou seja, será adicionado um valor a mais no preço final do seu prêmio. Evidentemente, esse valor adicional dependerá da quantidade e dos tipos de acessórios que serão incluídos na apólice.

Além disso, o perfil do motorista também influenciará no preço dessa cobertura, uma vez que, alguns motoristas tendem a se arriscar mais ou moram em áreas de maior risco de roubo ou furto de carros ou peças automotivas.

Agora que você sabe como funciona o seguro auto para acessórios será muito mais simples contratar uma cobertura de qualidade para proteger os itens instalados no seu veículo que lhe trazem tanto conforto no dia a dia.

Leia mais artigos sobre:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *