Seta Balao

Cote o preço do seu Seguro Auto

Qual é a marca do seu carro?

Seguro contra roubo de carros vale a pena?

O seguro contra roubo de carros é mais acessível do que muitos pensam, mas será que compensa? Confira!

Imprevistos acontecem — e como! —  e é claro que não é possível evitar as consequências de todos eles. Mas podemos fazer alguma coisa para evitá-los (ou reduzi-los) em algumas situações.

Segundo informa o boletim da Tracker-Fecap, com base nos números fornecidos pela Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP), somente entre os meses de Janeiro a Abril de 2022, aconteceram 7.849 furtos e 21.249 roubos, o que representa um roubo a cada 6 minutos.

Contemplar essa realidade deixa claro a necessidade de resguardar nossos bens para evitar prejuízos caso algo do tipo nos aconteça.

Nesse cenário, encontramos o seguro contra roubo de carros. Vamos entender melhor o que ele é e como funciona.

Seguro contra roubo de carros vale a pena?
Imagem: Getty Images

Seguro contra roubo de carros

Um seguro cujo objetivo consiste em indenizar o segurado caso o seu carro seja furtado ou roubado.

Este seguro é a opção mais barata para se precaver contra danos financeiros resultantes das ações de criminosos.

Com esse seguro, caso seu veículo seja roubado (ou furtado) e não seja recuperado dentro do prazo determinado pela seguradora (que em geral é de 30 dias), ou se for recuperado mas estiver danificado a ponto de ser considerado perda total, a seguradora indenizará em 100% do valor do veículo (com base na tabela FIPE).

É importante lembrar que nesses casos, assim que o roubo acontecer, ou ao notar o furto, o proprietário deverá fazer um B.O. (Boletim de Ocorrência) e depois acionar a seguradora, que avaliará a situação.

Essa mesma indenização se aplica a carros que tiveram danos com o valor superior ao preço do automóvel. Caso o valor seja menor do que esse, a indenização provida pela seguradora será parcial.

Com uma cobertura mais específica, o seguro contra roubo protege apenas contra a perda do automóvel. Algumas empresas podem oferecer também serviços assistenciais adicionais e guincho.

Você sabe qual é a diferença entre furto e roubo?

Apesar de parecer a mesma coisa, já que nos dois casos o proprietário fica sem o seu carro, alguns detalhes diferem as duas situações.

Furto – Quando o carro é levado na ausência do dono, por exemplo, o carro estava estacionado enquanto o motorista ia ao mercado, mas ao voltar, não está mais lá.

Roubo – Acontece quando o bandido age na presença do dono, geralmente envolve violência e coação.

Por que ter um seguro contra roubo de carro?

Apesar de não contemplar todas as eventualidades que possam causar prejuízo financeiro, o seguro contra roubo ainda é uma vantagem. Pela sua menor abrangência, é um seguro mais fácil de ser contratado.

●     Sem consulta ao SPC

Por não ser necessário consultar o SPC/Serasa, pessoas negativadas podem se beneficiar dele.

●    Sem análise de perfil

Por não oferecer coberturas contra colisões ou danos a terceiros, seu preço não é calculado de acordo com as características do segurado.

●    Sem franquia ou carência

As taxas referentes à franquia não podem ser cobradas em caso de indenização integral por furto ou roubo, segundo determina a Susep (Superintendência de Seguros Privados).

Já no caso de o dano causado ao veículo ser inferior a 75% do seu valor, essa taxa pode ser aplicada.

●    Protege qualquer carro

Qualquer carro, independente da data de fabricação, pode ser segurado, pois por não oferecer serviços relacionados a manutenção ou reparos, esse quesito não se torna um ponto relevante.

●    Mais barato

Por cobrir poucas situações (furto e roubo) é um seguro muito mais econômico. Em alguns casos, seu valor chega a ser até 50% menor do que dos seguros tradicionais.

Quanto custa?

Como mencionado anteriormente, esse seguro não exige uma avaliação do perfil do motorista, mas é avaliada a cidade onde o veículo roda e para qual fim ele é utilizado.

Por exemplo, um carro que circula por São Paulo (uma cidade com grandes taxas de roubo de carros) corre mais riscos do que se estivesse em outra localidade, portanto, o valor de seu seguro será maior.

Outro ponto que influencia diretamente no valor é se alguma cobertura adicional será contratada.

É possível fazer uma simulação de custos do seguro online, ou entrar em contato com um corretor, que poderá fornecer os dados exatos e te auxiliar a encontrar o seguro perfeito para você.

Contratando o seguro

Atualmente, podemos contratar um seguro sem sair de casa, por meio da internet ou telefone.

Antes de se decidir por uma seguradora, é importante avaliar sua reputação, e se ela está em uma situação regular (é possível fazer isso no site da Susep).

Ao contratar o seguro (principalmente de forma virtual), leia e preste bastante atenção às cláusulas do contrato.

Na hora de preencher o formulário com as informações sobre você e seu veículo, certifique-se de não esconder nada. Por via das dúvidas, confira com atenção todos os dados antes de enviar.

Compensa contratar um seguro contra roubo de carro?

Por ter um valor menor e ser mais acessível, esse seguro se mostra interessante, pois protege contra uma das grandes preocupações dos proprietários: o roubo (e o furto).

Para ter certeza que esse é o seguro ideal para você, avalie com cuidado suas necessidades e possibilidades.

Com a opção de contratar cláusulas adicionais (de acordo com o desejo do cliente) ou se manter enxuto, esse seguro é uma forma eficaz de evitar prejuízos grandes sem exigir que o segurado arque com altas quantias.

Porém, se você deseja ter cobertura para outros riscos, ele pode não ser vantajoso. Sendo assim, avalie com seu corretor e, se tiver alguma dúvida, deixe seu comentário abaixo.

Foto de Jeniffer Elaina da Silva

Especialista em seguros, Jeniffer Elaina trabalha com redação, revisão e otimização SEO desde 2012. É formada em Gestão de Seguros, Marketing e tem pós em Administração na FGV, possui curso técnico em Direito do Seguro. Possui mais de 3.000 textos e 5 e-books publicados na área de seguros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.