Seta Balao

COTE AQUI SEU SEGURO AUTO RAPIDINHO!

Qual é a marca do seu carro?

O que é uma seguradora de carro?

Está de carro novo e pretende contratar um seguro, mas não entende absolutamente nada sobre o assunto? Não se preocupe, neste guia explicaremos o que é uma seguradora de carro, como elas funcionam e muito mais.

Muitas pessoas estão realizando o sonho de ter seu carro e, com medo de perdê-lo, seja em um acidente ou em roubo, procuram por um seguro auto. No entanto, grande parte dessas pessoas não entende muito bem o que é uma seguradora de carro, como funciona o seguro e tudo mais.

Para ajudar essas pessoas, preparamos um guia completo sobre esse assunto, onde explicaremos de maneira simples e clara cada um dos itens que envolvem a contratação deste serviço e os principais termos usados neste meio, acompanhe.

O que é uma seguradora de carro?

O que exatamente é o seguro auto?

Para que este guia seja completo e de fácil entendimento, explicaremos primeiro o que é o seguro auto e como ele funciona. Este serviço nada mais é que um contrato fechado entre uma pessoa comum (segurado) e uma empresa (seguradora).

Este contrato chamado de apólice serve para estabelecer a prestação de serviços onde o segurado paga um valor para que a seguradora se responsabilize por eventuais problemas que venham a acontecer com o veículo, com custos possivelmente elevados, como colisão, incêndio, roubo, etc.

Funciona assim: o cliente procura a empresa solicita uma cobertura de seguro, com proteção para situações diversas, paga um valor determinado com base em informações que possam aumentar ou diminuir o risco desses problemas acontecerem e, então ele terá contratado um seguro.

A partir desse momento, a seguradora será a responsável por qualquer eventualidade que venha acontecer com o carro. Se o segurado (cliente), bater o carro, por exemplo, basta que ele acione a seguradora, abra um sinistro (nome dado aos problemas relacionados com o veículo) e peça auxílio.

Ele deverá pagar um valor chamado franquia, que deverá ser estipulado no momento da contratação do serviço e depois disso, todos os gastos e providências serão de responsabilidade da seguradora.

O que é uma seguradora de carro?

A seguradora de carros é uma empresa especializada em fornecer serviços de proteção financeira aos seus clientes. Neste caso, elas se responsabilizam por indenizar seus clientes, caso algum problema aconteça com seu veículo, este serviço é conhecido como o seguro auto.

Como dito anteriormente, as seguradoras oferecem essa proteção através de contratos, chamados de apólices, onde todas as condições para que a indenização aconteça devem estar claras e ser aprovada pelos dois lados, cliente e empresa.

Para que seja possível contratar esse tipo de serviço é preciso que o cliente faça um pagamento único, chamado de prêmio, pela contratação e, posteriormente, quando um acidente acontecer e for necessário solicitar o serviço da seguradora, outro pagamento menor, chamado de franquia.

Como contratar o serviço de uma seguradora de carro?

O caminho mais recomendado para contratar um seguro auto é através de um corretor de seguros, um profissional que pode trabalhar tanto de maneira liberal (contanto que devidamente registrado), como em uma corretora de seguros.

O corretor é o profissional que conhece todas as seguradoras, suas coberturas oferecidas, valores e benefícios. Por isso, ele é a pessoa mais indicada para lhe ajudar a encontrar aquela empresa ou serviço que melhor se adeque às suas necessidades.

Além disso, ele ajuda em toda a tramitação do seguro auto e, quando ocorre um acidente você pode contatá-lo para que ele cuide de toda a parte burocrática da situação e te ajude da melhor forma possível.

Como encontrar empresas e corretores confiáveis?

As seguradoras de carro, assim como as corretoras de seguro (empresas de corretagem) e os corretores (profissionais da corretagem), são fiscalizados por um único órgão. Estamos falando da SUSEP – Superintendência de Seguros Privados, uma autarquia unida ao governo federal, responsável por fiscalizar todas as empresas e profissionais deste setor no país.

Além de observar se empresas e profissionais trabalham dentro das leis, a SUSEP também é responsável por garantir um bom funcionamento do setor e promover as regras a serem seguidas.

Todos os profissionais e empresas responsáveis e idôneos, que trabalham dentro das leis estão cadastrados no site da SUSEP. Caso você queira saber se uma empresa ou profissional liberal é confiável, é possível fazer uma pesquisa rápida e gratuita no site.

Como pesquisar uma seguradora ou corretor no site da SUSEP?

Se você quer saber como pesquisar uma empresa ou corretor do site da SUSEP, não se preocupe, esta é uma tarefa simples. Basta que você acesse o site da SUSEP.

Ao entrar no site, você encontrará um menu na barra lateral à sua esquerda, onde é possível realizar às duas pesquisas, veja o caminho:

Dica de pesquisa: esteja muito atento a ortografia correta na hora da pesquisa, caso você troque uma letra ou escreva um nome errado, não será possível encontrar a empresa ou o profissional pesquisado, mesmo que este esteja devidamente cadastrado e, dentro da lei.

Quais são as seguradoras de carro que operam no Brasil?

Atualmente existem cerca de 120 seguradoras cadastradas junto a SUSEP e operantes em todo o território nacional. Entre elas algumas se destacam em relação aos preços, serviços e atendimentos prestados.

Segundo um levantamento feito em outubro de 2018, com base em uma pontuação dada por clientes no site do Reclame Aqui, as 15 melhores seguradoras brasileiras no ano de 2018 são:

Posição no ranking Seguradoras Nota do reclame aqui
01 Suhai Seguradora 8,07
02 Caixa Seguradora 7,06
03 Cardif Seguros 7,04
04 Chubb Seguros Brasil – ACE Seguradora 6,79
05 Liberty Seguros 6,24
06 Azul Seguros 6,44
07 Youse Seguros 5,90
08 Porto Seguro Auto 5,85
09 Generali Seguros 5,82
10 Itaú Seguro Auto 5,81
11 Tókio Marine Seguradora 5,73
12 Sompo Seguros 5,66
13 Mapfre Seguros 4,54
14 Bradesco Auto 5,49
15 SulAmérica Auto 4,60

Tabela 1: Pesquisa realizada em 28 de outubro de 2018 no site Reclameaqui.

Como contratar um seguro auto?

Se você se considera leigo no assunto e deseja fazer um bom negócio, o mais indicado é que você procure um corretor ou uma corretora de confiança e faça uma cotação de seguro auto para a contratação do serviço.

O profissional colherá algumas informações como montadora e modelo do veículo, ano de fabricação, sexo do motorista, quantos motoristas conduzem o veículo, endereços: residencial; de trabalho; escola; etc., e mais.

Com essas informações e o conhecimento do tipo de cobertura que você deseja, ele poderá realizar as cotações, junto as melhores seguradoras.

É preciso que você saiba o tipo de proteção que procura, um seguro auto pode oferecer coberturas contra furto, roubo, colisão, incêndio, desastres naturais (como enchentes), cobertura para vidros, acessórios, etc.

As possibilidades de coberturas são muitas e é fundamental que você escolha aquelas mais importantes para seu caso, afinal, quanto mais coberturas você escolher, mais caro ficará o seguro.

Depois das cotações feitas, será preciso apenas que você escolha a oferta com os melhores serviços e valores para o seu caso e prossiga com a contratação. O próximo passo, será a vistoria veicular.

A seguradora realizará uma inspeção veicular para saber qual o estado real do seu veículo e, se ele de fato pode ser protegido pela seguradora. Após essa inspeção, a empresa terá um período de 15 dias para aprovar ou negar a proteção ao seu veículo.

Sua proposta de seguro sendo aprovada e a apólice assinada e paga, seu seguro auto passará a ter validade por um período de 12 meses a partir desta data.

Nesse período, além de poder contar com a proteção contratada, você poderá contar com outros serviços também oferecidos pela seguradora, a conhecida assistência 24 horas.

Trata-se de um pacote de serviços, que pode ser usado quando necessário sem que haja a necessidade de pagar uma franquia, esses serviços são acionamento de guincho, chaveiro, socorro mecânico, socorro para pane seca ou elétrica e muito mais.

Agora que você sabe mais sobre o que o seguro auto, o que é uma seguradora de carro e como essas empresas e serviços funcionam, será muito mais fácil contratar uma proteção adequada para seu veículo.

*Este texto é de conteúdo editorial e não garante a comercialização deste produto nesse site.

Leia mais artigos sobre:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *