Seta Balao

Cote o preço do seu Seguro Auto

Qual é a marca do seu carro?

Seguro de carros com mais de 20 anos

Você tem um carro mais antigo na garagem e está querendo saber se é possível fazer um seguro de carros com mais de 20 anos? Saiba que a resposta é sim, mas esta é uma proteção meio difícil de conseguir e que pode acabar oferecendo menos proteção do que se espera.

Se você possui um carro repleto de memória afetiva ou considerado uma joia rara, praticamente um item de colecionador e, não pretende se desfazer dele, muito menos quer correr riscos como furtos, roubos etc.

Você já deve ter pensando em contratar um seguro para carros com mais de 20 anos.

Para quem possui um carro com mais de 20 anos, e deseja mantê-lo seguro de sinistros, a dúvida se existe uma cobertura disponível para esse tipo de veículo é constante.

E, caso essa seja a sua dúvida, saiba que a resposta é sim, é possível deixar o seu carro seguro.

Neste artigo falaremos sobre esse tipo de cobertura, como ela funciona, como contratá-la e quais são as possíveis dificuldades que você encontrará nessa procura.

Acompanhe e saiba mais sobre o seguro de carros com mais de 20 anos.

Seguro de carros com mais de 20 anos

Imagem: Getty Images

As seguradoras podem se negar a fazer um seguro para carros mais antigos?

A resposta para essa pergunta é sim.

A SUSEP –  Superintendência de Seguros Privados, responsável pela fiscalização do setor diz que a seguradora pode se recusar a fazer um seguro sempre que achar devido, no entanto, essa recusa deve ser sempre justificada.

A idade de fabricação do veículo não é o único motivo que pode levar a uma recusa da seguradora. Mas independentemente da causa, essa atitude sempre deve ser explicada.

Portanto, os carros com mais de 20 anos devem ter a sua recusa justificada e os motivos muitas vezes são bem conhecidos.

É possível fazer um seguro de carros com mais de 20 anos?

Sim, é possível fazer um seguro de carros com mais de 20 anos, ou até muito mais antigos, mas isso não significa que esta será uma tarefa fácil.

Existem algumas seguradoras que oferecem pacotes de proteção mais simples voltados especificamente para carros antigos, ou carros de colecionadores.

No entanto, são poucas as empresas que aceitam carros mais velhos no seguro carro e consideram uma série de fatores para aprovar a cobertura.

Além disso, os valores desse tipo de apólice costumam ser bem altos.

O que muitas vezes acaba tornando o negócio completamente inviável.

Por que é tão difícil conseguir um seguro de carros com mais de 20 anos?

A justificativa dada pelas seguradoras sobre não aceitar o seguro para carros com mais tempo no mercado é que pelo fato de o veículo não ser fabricado há bastante tempo, dificilmente se encontra peças de reposição, o que é uma verdade.

Assim, se o veículo sofrer uma colisão, que cause apenas uma perda parcial não será possível achar uma peça de reposição.

E, em alguns casos quando ela existe, o custo é muito alto e acaba não compensando para a seguradora.

Além disso, quanto mais antigo é o veículo, maiores são as chances de ele apresentar problemas mecânicos.

Outro fator que dificulta muito a contratação de um seguro para carros com mais de 20 anos é que, ao contrário do que se pensa, esse tipo de veículo é muito visado para roubo.

Isso porque suas peças possuem um alto valor no mercado ilegal, devido à escassez por parte dos fabricantes.

Outro motivo que pode atrapalhar na contratação de um seguro de carros com mais de 20 anos é o fato de o modelo não constar mais na Tabela FIPE.

As seguradoras, consideram essa situação como um empecilho para definir um valor de indenização em caso de perda total.

E o seguro auto popular? Conhecido como seguro para carros antigos

O seguro auto popular é destinado para veículos com mais de 5 anos de circulação e possui uma cobertura menos abrangente que um seguro tradicional.

Mas, mesmo esse seguro de veículos que é destinado para os carros antigos, pode não incluir modelos com mais de 20 anos.

De olho nesse nicho do mercado, algumas seguradoras estão oferecendo coberturas especiais para veículos com 11 anos ou mais.

Com condições de pagamento facilitadas e alguns benefícios, por isso, é interessante que uma boa pesquisa seja feita.

O seguro carros antigos mais 20 anos não é exclusivo para colecionadores?

Algumas pessoas acreditam que o seguro carros antigos mais 20 anos disponibilizado nas seguradoras seja uma cobertura de seguro para carros de colecionadores.

No entanto, essa não é uma verdade.

Existe sim, coberturas específicas no seguro para carros nesse caso. No entanto, são poucas as empresas que as oferecem.

Para contratar um seguro de colecionador é preciso que seu carro tenha uma placa preta, ou seja, é preciso que ele seja considerado como um item de colecionador.

Apenas os veículos com mais de três décadas e que possuem no mínimo 70% do veículo original em funcionamento podem ser considerados como item de colecionador.

E acredite, mesmo que esse seja um seguro para um carro que mal sai da garagem, ele pode ser bem caro.

Seguro de carros com mais de 20 anos

Imagem: Getty Images

O que o seguro de carros com mais de 20 anos costuma cobrir?

Quando uma seguradora disponibiliza o seguro para carros com mais de 20 anos eles costumam ser bem mais restritivos do que um seguro auto convencional.

Não pense que será possível escolher as coberturas que deseja, nesse caso apenas algumas delas lhe serão apresentadas.

O mais comum é que sejam apresentadas apenas as proteções contra roubo, furto e assistência 24 horas.

Mas também é possível encontrar empresas que ofereçam coberturas contra incêndios e outros tipos de sinistros.

Como muitas vezes o valor do veículo não está contemplado na tabela FIPE se estabelece um valor de indenização, utilizando um método um pouco diferente do praticado comumente no mercado.

Já os serviços de assistência acabam sendo bastante úteis, pois, podem socorrer em casos de emergência.

Só que as coberturas se limitam a essas, dificilmente se terá qualquer outro tipo no seguro para carros com mais de 20 anos.

Como funciona a questão do desmanches junto ao seguro auto?

Se você já está pesquisando sobre o seguro para carros antigos, é possível que tenha visto ou ouvido em algum lugar, algo sobre a regularização dos desmanches e a parceria das seguradoras com eles.

Não há com o que se preocupar com essa informação, ela apenas significa que é possível contratar um seguro auto, contando com a utilização de peças usadas, ou como também são conhecidas, peças de segunda mão.

Estas são facilmente encontradas em desmanches regularizados e podem suprir as necessidades para quem tem carros com mais de 20 anos.

Essa regularização da utilização de peças usadas pelas seguradoras para a realização de reparos em veículos segurados trouxe a possibilidade de carros velhos conseguirem coberturas de seguro.

Além disso, carros mais novos também podem conseguir coberturas mais em conta, uma vez que o segurado poderá optar pela utilização dessas peças que, muitas vezes são mais baratas que peças novas.

Saiba até qual é o limite de “idade” do carro que as seguradoras costumam aceitar no seguro.

Como encontrar um seguro para carros com mais de 20 anos?

É preciso solicitar uma cotação para saber se a seguradora oferece proteção para carros com mais de 20 anos e assim, deixar seu carro seguro.

Como dito anteriormente, não são todas as seguradoras que oferecem esse serviço.

Porém, sempre é válido conversar com um corretor e solicitar uma cotação para conhecer todas as opções e descobrir qual oferece os melhores valores.

Especialmente se você estiver procurando um seguro para carros com mais de 40 anos, ou seja, muito mais antigos.

Vale mencionar também que, para a contratação de um seguro para carros com mais de 20 anos, muitas vezes não existe a análise de perfil do condutor.

Nesse caso, é considerado apenas as condições, modelo e ano de fabricação do veículo.

Por isso, se você está à procura de um seguro de veículos clássicos ou mais antigos, não há com o que se preocupar.

Pode ser que essa busca demore um pouco mais do que o normal, mas ela será bem sucedida.

Agora que você já sabe a resposta para as principais dúvidas sobre o seguro de carros com mais de 20 anos, não perca mais tempo, procure um corretor de sua confiança e peça uma cotação seguro auto para seu modelo antigo.

Qual seguradora cobra o menor preço para proteger carros com mais de 20 anos?

Imagem: Getty Images

Qual seguradora cobra o menor preço para proteger carros com mais de 20 anos? 

Não temos como informar qual seguradora vai cobrar o menor preço na proteção para carros. Afinal, a cotação do seguro de veículo leva em conta o perfil do condutor principal, modelo do veículo, tipo de plano desejado, entre outros. 

Portanto, somente após fazer a cotação seguro auto é que será possível saber o valor cobrado pelas seguradoras de carro. Mas, se quiser economizar, existem alguns fatores que tornam o seguro para carros antigos mais em conta. 

Entre eles, o contrato ser feito em nome de mulher (seguro auto para mulheres é mais barato), contratar apenas as coberturas mais essenciais, morar em um local com baixo índice de furtos e roubos, ter garagem coberta, estacionar em estacionamento particular, entre outros.  

Além disso, recomendamos cotar seguro auto com mais de uma empresa. Assim, você compara os serviços e preços cobrados pelas seguradoras de carro. 

Entenda que nem sempre os seguros baratos para carros são os mais recomendados. É importante analisar se o plano contempla as proteções que você busca para seu bem. 

Como contratar a melhor seguradora de carros? 

Para contratar o melhor seguro de carros você poderá fazer uma lista com as mais renomadas e que aceitam carros antigos. Então, pesquisar sobre elas, com base na opinião dos clientes. 

Você pode verificar em sites diversos, como o Procon, Reclame Aqui e até em fóruns sobre as experiências dos clientes. Assim, montar uma lista com pelo menos cinco dessas empresas e cotar seguro auto com cada uma delas. 

Isso te ajudará a comparar quais planos oferecem e quanto cobram pela proteção. Lembre-se de que, ao pesquisar qual o melhor seguro para carros, o que importa são as coberturas e não contratar o plano mais barato. 

Afinal, se você precisar de determinada cobertura no seguro para carros, mas não tiver contratado apenas para economizar, não é vantagem, concorda? 

Então, agora você já sabe como deixar seu carro seguro, mesmo se ele for antigo. Aproveite e faça uma cotação do seguro seguro para carros com mais de 20 anos, on-line, aqui no SeguroAuto. É gratuita!

*Publicado em: 

Leia mais artigos sobre:
Foto de Jeniffer Elaina da Silva

Especialista em seguros, Jeniffer Elaina trabalha com redação, revisão e otimização SEO desde 2012. É formada em Gestão de Seguros, Marketing e tem pós em Administração na FGV, possui curso técnico em Direito do Seguro. Possui mais de 3.000 textos e 5 e-books publicados na área de seguros.

23 Comentários

  • izabel says:

    ola tenho um ka 1997
    quero fazer guincho e chaveiro

    é possível?
    obrigada

    • Augusta Miranda says:

      Olá, Izabel!
      Caso queira solicitar uma cotação, você pode entrar em contato pelo formulário de nosso site: https://seguroauto.org/cotar
      Um corretor entrará em contato com a proposta e poderá tirar suas dúvidas.
      Atenciosamente,
      Equipe Seguro Auto

  • Marcio says:

    Gostaria de seguro contra terceiros gol 1000 modelo antigo 94/95

    • Augusta Miranda says:

      Olá, Márcio!
      Caso queira solicitar uma cotação, você pode entrar em contato pelo formulário de nosso site: https://www.seguroauto.org/cotar.
      Um corretor entrará em contato com a proposta e poderá tirar suas dúvidas.

      Atenciosamente,
      Equipe Seguro Auto

  • Nice ferreira da silva says:

    Boa noite gostaria de fazer um seguro pro meu carro gol 97 2 portas. Quanto sairia?

    • Augusta Miranda says:

      Olá, Nice!
      Para fazer a cotação do seguro auto personalizada, preencha o formulário em nosso site: https://www.seguroauto.org/cotar
      Se desejar, pode entrar em contato pelo telefone 0800 591 1543.
      Um corretor entrará em contato com os planos das melhores seguradoras de seguro auto e poderá tirar suas dúvidas.

      Atenciosamente,
      Equipe Seguro Auto

  • Ricardo says:

    Tenho um Ford Galaxie 1979. Faz seguro contra terceiros e assistência 24hs?

    • Augusta Miranda says:

      Olá, Ricardo!
      Obrigada por comentar no SeguroAuto!
      Como foi explicado no artigo, é comum a seguradora disponibilizar cobertura com assistência 24 horas. Todavia, os demais serviços ofertados podem variar de acordo com cada seguradora, por se tratar de um seguro mais restritivo.
      Por favor, entre em contato com um corretor de seguros ou seguradora para tirar suas dúvidas.

      Atenciosamente,
      Equipe Seguro Auto

  • Fabio T Yamamoto says:

    Consigo fazer seguro somente para guincho e mecânica para um Fusca Itamar 1995?

    • Andréia Silveira says:

      Olá, Fábio!

      É preciso fazer uma cotação personalizada para que as seguradoras possam analisar.

      Para fazer a cotação do seguro auto personalizada, preencha o formulário em nosso site: https://www.seguroauto.org/cote/

      Um corretor entrará em contato com os planos das melhores seguradoras de seguro auto e poderá tirar suas dúvidas.

      Atenciosamente!

  • anivaldo minelvino says:

    Tenho uma Ford Courier ano 2000. Faz seguro contra terceiros e danos pessoais?

    • Andréia Silveira says:

      Olá, Anivaldo!

      Para fazer a cotação do seguro auto personalizada, preencha o formulário em nosso site: https://www.seguroauto.org/cote/

      Um corretor entrará em contato com os planos das melhores seguradoras de seguro auto e poderá tirar suas dúvidas.

      Atenciosamente!

  • jose crisci says:

    Boa noite…sou proprietário de um Omega CD 3.8 V6 australiano 1999. Gostaria de fazer um seguro. Se for possível entre em contato. Obrigado.

    • Jeniffer Elaina da Silva says:

      Olá Jose, tudo bem?

      Caso queira solicitar uma cotação, você pode entrar em contato pelo formulário de nosso site: https://www.seguroauto.org/cote/

      Um corretor entrará em contato com a proposta e poderá tirar suas dúvidas.

      Abraço!

  • Ayrton says:

    Bom

  • Daniel Pontes Oddone says:

    Olá, bom dia,

    Tenho um Passat Alemão 98/99, sedan. Tabela Fipe é 13.000 +ou-. Tem como fazer um seguro?

    Obrigado

    • Sanaira Silveira says:

      Bom dia Daniel,

      Obrigada pelo contato.
      No momento estamos sem parceiros que fazem seguro para carros com mais de 15 anos.

      Atenciosamente.

  • Fernando Teles says:

    Oi,

    Tenho um Corsa 1998, gostaria de fazer o seguro guincho, mecânico, chaveiro e borracheiro, há possibilidade?

    Obrigado

    • Sanaira Silveira says:

      Boa tarde Fernando,

      Obrigada por comentar no SeguroAuto,
      Visite nosso site e faça sua cotação já! Preencha o formulário em nossa página clicando no link https://www.seguroauto.org/cote/ e aguarde um corretor parceiro entrar em contato com você para tirar suas dúvidas.

      Atenciosamente.

  • Marco Aurélio says:

    Olá,

    Não há como fazer uma cotação já que o limite exposto no site é até 1990. Ratifico, o carro em questão é de 1969, Fusca 1300 Gasolina, de coleção, todo original. Então, mais uma vez questiono, há como fazer o seguro com vocês, relativo a este veículo?

    Agradecido fico,
    Marco Aurélio

    • Sanaira Silveira says:

      Bom dia Marco,

      Obrigada pelo contato.
      No momento estamos sem parceiros para fazer seguro de carros muito antigos, como o seu.

      Atenciosamente.

  • Marco Aurélio says:

    Olá,

    Adquiri um Fusca 1969 e desejo fazer o seguro, ao menos de furto e roubo com reboque. O mesmo é de coleção, todo original e tem nota fiscal de compra. Consigo algo neste sentido com vocês?

    Agradecido.
    Marco Aurélio

    • Sanaira Silveira says:

      Boa tarde Marco,

      Obrigada por comentar no SeguroAuto,
      Visite nosso site e faça sua cotação já! Preencha o formulário em nossa página clicando no link https://www.seguroauto.org/cote/ e aguarde um corretor parceiro entrar em contato com você para tirar suas dúvidas.

      Atenciosamente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.