dcsimg

O seguro é obrigado a usar peças originais?

Está em dúvida se o seguro do seu carro é obrigado a usar peças originais caso precise de algum concerto? Saiba quais são as obrigações de um seguro na hora de fazer a reparação do seu veículo.

O seguro é obrigado a usar peças originais?É comum você precisar do seu Seguro Auto e nem sempre você sabe quando será a hora ou o motivo. No caso de um acidente ou de furtos que danifiquem o veículo, por exemplo, você precisará repor algumas peças do carro. Mas a grande dúvida nessa hora é se as seguradoras utilizam peças originais ou paralelas durante o conserto.

Na verdade, todas as empresas são obrigadas a usar somente peças originais e novas no reparo do seu veículo. Isto é uma norma da Susep (Superintendência de Seguros Privados, órgão responsável por regular o mercado de seguros) e nenhuma empresa poderá descumprir este item.

Para carros antigos, quando é difícil conseguir peças novas originais mais facilmente no mercado, pode acontecer a perda total no veículo justamente pela falta existente. Neste caso, o segurado pode decidir se quer usar peças usadas que não sejam originais para não ter esta perda, mas para isso precisa negociar com a seguradora e fazer um termo afirmando que possui total responsabilidade por essa escolha de peças que não sejam originais e novas.

Esta questão levanta dois pontos de vista, de quem aprova e quem reprova a medida, sendo que quem aprova afirma que o fato de saber que as peças não possuem procedência duvidosa (podem vir até mesmo de desmanches ilegais), além de poder garantir que terá a mesma qualidade da peça que já estava no carro. Já para os que são contra esta medida obrigatória, este fato torna o valor do seguro mais caro, principalmente para quem possui carros mais antigos, já que a seguradora vai calcular o valor tendo como base também este item de reposição.

E você, o que acha do seguro ser obrigado a usar peças originais?

Artigos relacionados:

Comentários

Sanaira Silveira - 10 de Maio de 2017 às 17:12

Boa tarde Ederson,

Obrigada por comentar no seguroauto.org,
Por favor, entre em contato com seu corretor para que ele possa ajuda-lo.
Caso você tenha interesse em fazer uma cotação ou renovação de seguro, preencha o formulário em nossa página para que um corretor entre em contato com você.

Abraço

Ederson - 9 de Maio de 2017 às 16:48

Olá, em dezembro de 2015 acionei o seguro para uma troca de farol, no começo desse ano, o mesmo farol começou a ter infiltração. Liguei para o meu corretor comunicando o ocorrido e ele me enviou uma mensagem dizendo que a seguradora não cobre esse tipo de ocorrência, também devido ao tempo. Para resolver o problema, levei o carro numa auto elétrica para ver o que poderia ser feito. Em primeira instância já me avisaram que o farol não é original. Também levei na concessionária e me deram um laudo dizendo que a peça não é original. Pergunto, eu tenho direito da troca apesar do tempo, visto que pela lei as seguradoras são obrigadas a usar apenas peças originais e usaram uma paralela?

Obrigado.

Sanaira Silveira - 29 de outubro de 2016 às 17:50

Boa tarde Daniel,

Obrigada por comentar no seguroauto.org,
Entre em contato com a seguradora para ver se podem te ajudar.
Caso você tenha interesse em fazer uma cotação de seguro, entre em nosso site e preencha o formulário para que um de nossos corretores entre em contato com você.

Abraço

Daniel - 28 de outubro de 2016 às 04:31

Oi,

Me envolvi em uma colisão só que o outro veículo que provocou o acidente assumiu a culpa e entrou em contato com a seguradora, mandaram eu levar em uma Oficina autorizada deles, tem mais de 30 dias que meu carro se encontra lá, fui na Oficina de surpresa e constatei que o reparo está sendo feito com peças paralelas e usadas no conserto do veículo. Que picaretagem, gostaria de saber se isto pode ser feito já que eu não estou de acordo com a atividade deles, o carro não é antigo e dá pra encontrar peças originais nas concessionária Chevrolet! Isto que estão fazendo pode?

Obrigado.

Sanaira Silveira - 21 de setembro de 2016 às 11:37

Bom dia Leonardo,

Obrigada por comentar no seguroauto.org,
Entre em contato com seu corretor e explique sua situação para ver o se ele pode te ajudar.
Já fez a cotação do seu seguro auto? Faça a sua solicitação através do formulário que está na home-page do nosso site!

Abraço

Leonardo Santos - 15 de setembro de 2016 às 15:09

Ola,

Bati minha moto e entortou o quadro então acionei o seguro, eles então falaram que tinha conserto só que me devolveram a moto com todas as peças paralelas e a balança sem pintar, posso processar eles?

Grato

Sanaira Silveira - 7 de setembro de 2016 às 12:50

Bom dia Rozimeri,

Obrigada por comentar no seguroauto.org,
Para seu caso, pedimos que procure um profissional no assunto para que possa ajuda-lo.

Abraço

Rozimeri Isaac Scherer - 31 de agosto de 2016 às 17:55

Boa tarde, meu filho tem um Corolla Altis 2.0, ano 2011, envolveu-se em um acidente e o carro capotou duas vezes, acionou o seguro e mandaram um perito para avaliação, onde este constatou que havia possibilidade de concerto. Concertado o carro pela oficina autorizada do seguro, este foi entregue com peças não originais, como retrovisor, para-brisa com desvio, sensores que não funcionavam, painel não colocado corretamente (como se estivesse descolando) e motor com barulho diferente. Contratamos um perito por conta pra que nos fornecesse um laudo para contestar este concerto, pois em contato com a oficina e a seguradora estes diziam que estava tudo ok. O perito contratado avaliou que o carro havia dado perca total, e que as peças repostas não eram original da Toyota. Entramos na justiça para reaver o valor assegurado. Como o carro já foi entregue, a seguradora alega que não foi questionada antes, que gastou com o concerto e quer pagar apenas R$ 10.000,00. Gostaria que me auxiliassem se isso seria correto, pois o advogado que nos representa disse que isso seria um bom acordo. Repassei varias vezes este questionamento e não consigo ver que esse acordo seja bom.

Agradeço,
Rozimeri

Sanaira Silveira - 5 de julho de 2016 às 13:55

Bom dia Everton,

Obrigada por comentar no seguroauto.org,
Tudo depende do seguro e coberturas que você contratou, entre em contato com seu corretor e tire suas dúvidas com ele.

Abraço

Everton Campos - 4 de julho de 2016 às 18:25

Olá,

Bati minha moto, estragou carenagens, empenou, rodas, guidão e balança. Nesse caso a asseguradora pode usar peças paralelas ou posso exigir peça original?
Devo ter o direito de exigir carenagens novas ou eles podem mandar pra um serviço de lanternagem?

Grato

Sanaira Silveira - 10 de Maio de 2016 às 13:19

Bom dia Marcelo,

Obrigada por comentar no seguroauto.org,
Caso tenha interesse em fazer uma cotação, entre em nosso site e preencha o formulário para que possamos entrar em contato com você.

Abraço.

Marcelo Rodrigues de Sá - 4 de Maio de 2016 às 10:58

Bom dia caro colega,

Sou taxista em SP e há algum tempo atrás sofri uma colisão onde tive que acionar meu seguro (SulAmérica), no reparo, frente e traseira foram colocadas quase que a totalidade de peças paralelas.
Agora lendo a matéria de vocês, percebi que fui enganado. Tenho um astra 2011.
Minha pergunta é, eles deveriam ter colocado todas as peças originais? Pois são encontradas facilmente no mercado, no caso deste modelo.

Aguardo resposta, obrigado.

Sanaira Silveira - 7 de dezembro de 2015 às 14:23

Boa tarde Franco,

Obrigada por comentar na página seguroauto.org,

Solicite a cotação de seguro, preenchendo o formulário que se encontra na home-page do nosso site, para que um de nossos corretores especializados entre em contato com você e tire suas dúvidas.

Abraço.

Franco - 5 de dezembro de 2015 às 01:36

Boa noite,

Pode o seguro, mandar soldar a casca seca da caixa de câmbio?

Grato.

flavio ferreira da silva - 30 de dezembro de 2014 às 09:26

Bom dia. Gostaria de saber se o seguro pode fazer funilaria na lataria, mesmo que eu não concorde com esse serviço, pois antes de bater meu carro tava novo.

Att.

Postar um comentário