dcsimg

Quais os documentos necessários para dar entrada no sinistro?

Seguro é o tipo de despesa que ninguém quer ter, mas pouquíssimos ousam abrir mão de incluí-lo no orçamento. Isso porque, diante da necessidade de precisar do sinistro, o benefício pode ajudar a amenizar a dor de cabeça.

Entenda tudo sobre sinistro no seguro de carro e veja a diferença entre sinistro parcial e integral.

Ainda assim, é quando um sinistro ocorre (que significa, no mercado de seguros, qualquer evento em que o bem segurado se envolve em um acidente ou incidente com prejuízo material) que o segurado precisa se mexer para apresentar alguns documentos exigidos pela sua seguradora. Só assim que o trâmite irá ter início para que a devida indenização ocorra.Quais os documentos necessários para dar entrada no sinistro?

É válido o segurado ter ciência que essa etapa, embora burocrática, é fundamental para que o processo seja o mais ágil e preciso. A matemática é simples: quanto mais rápido os documentos forem coletados e entregues, mais rápida ocorrerá a indenização e a vida continuará para todos os envolvidos no sinistro seguro.

Documentos solicitados em caso de sinistro

Cada seguradora possui um processo particular e que deve ser seguido à risca, uma vez que é com ela que o proprietário do veículo, e envolvido no sinistro seguro, tem acordo em contrato. O mais recomendável é que, assim que ocorrer o incidente, o segurado logo entre em contato com a sua seguradora para se informar sobre a situação e, também, a relação de documentos exigidos por parte da empresa.

Mas existem alguns documentos que são habituais e comuns às seguradores. Lembrando que a lista a seguir é válida para consulta, exclusivamente, devendo o segurado entrar em contato com a sua seguradora para confirmar exatamente quais os documentos solicitados. Segue, abaixo, a lista:

  • RG;
  • CPF;
  • Comprovante de residência;
  • Carteira de habilitação;
  • Documento do carro do segurado;
  • Boletim de Ocorrência;
  • Documento de compra e venda preenchido (com firma reconhecida – caso seja financiado, é necessário que dê baixa no financiamento);
  • Documento de porte obrigatório do veículo.

Fique de olho nos documentários necessários para dar entrada no sinistro seguro quando for preciso.

Como agir em caso de sinistro seguro?

Veja como agir em caso de sinistro seguro, com os mais comuns:

Quer saber como recorrer em caso de sinistro? Anote as nossas dicas!

– Furto e roubo

Assim que sofrer furto/roubo, entre em contato com a sua seguradora informando-a sobre o ocorrido. Não se esqueça do Boletim de Ocorrência, pois a seguradora irá analisar o caso, junto com a polícia. Siga o passo a passo que a sua seguradora passar, entregando todos os documentos necessários à ela.

– Colisão

Após o ocorrido, entre em contato com a seguradora para que ela indique a oficina para levar seu carro. Não se esqueça de verificar se você possui cobertura de assistência 24 horas antes. Porém, se a colisão envolver terceiros, você terá que registrar um Boletim de Ocorrência.

Saiba que a seguradora irá ouvir os envolvidos na colisão e os veículos serão analisados e fotografados. Então, a seguradora irá solicitar a documentação necessária para você, principalmente se houver perda total. Após a análise, ela irá autorizar ou não o conserto dos veículos envolvidos na colisão.

– Incêndio

Mesmo que seja um pequeno estrago, você deve comunicar a sua seguradora para saber quais os documentos necessários para enviar. Então, você será indicado a uma determinada oficina para uma vistoria, conforme o seu contrato, para então receber a indenização que contratou.

– Enchente

Se o seu carro ficou no meio de uma enchente e você quer acionar o seu seguro, terá que entrar em contato com a seguradora para agendar uma vistoria. Conforme a sua cobertura, seu carro será vistoriado em uma oficina que a seguradora ou você indicar, conforme a sua contratação. Então, a seguradora irá liberar a indenização correspondente.

Esses estão na lista de sinistro seguro mais comuns e agora você já sabe como proceder, não é mesmo?

Saiba como funciona o sinistro e não fique com dúvidas quando precisar acionar o seu seguro auto.

Leia mais artigos sobre:

Comentários

Sanaira Silveira - 2 de Janeiro de 2018 às 14:59

Boa tarde Celia,

Obrigada por comentar no SeguroAuto,
Para fazer uma cotação ou renovação de seguro, preencha o formulário em nossa página clicando no link https://goo.gl/gc1bj1 para que um corretor parceiro entre em contato com você.

Atenciosamente.

Celia - 31 de dezembro de 2017 às 13:09

Bom dia,

Tenho carro, mas ainda estou tirando minha carteira. Eu posso fazer o seguro?

Deste já, obrigado.

Sanaira Silveira - 4 de dezembro de 2017 às 13:44

Bom dia,

Obrigada por comentar no SeguroAuto,
Para sinistros, entre em contato com a seguradora responsável.
Caso você tenha interesse em fazer uma cotação ou renovação de seguro, preencha o formulário em nossa página clicando no link https://goo.gl/gc1bj1 para que um corretor parceiro entre em contato com você.

Atenciosamente.

Leonerdocsts - 30 de novembro de 2017 às 14:45

Boa tarde, meu veiculo está com o IPVA em atraso, para receber o sinistro tem que estar em dia as documentação?

Obrigado

Sanaira Silveira - 14 de novembro de 2017 às 12:02

Bom dia Joana,

Obrigada por comentar no SeguroAuto,
Por favor, entre em contato com seu corretor para que possa ajuda-lo.
Caso você tenha interesse em fazer uma cotação ou renovação de seguro, preencha o formulário em nossa página clicando no link https://goo.gl/gc1bj1 para que um corretor parceiro entre em contato com você.

Atenciosamente

Joana Nathalia - 7 de novembro de 2017 às 12:54

Olá, meu marido bateu meu carro, ele não tem habilitação. Posso ainda assim acionar o seguro contra terceiros?

Obrigada.

Danival Silva Bispo - 9 de agosto de 2017 às 14:56

Olá, bom dia,

Quanto tempo demora em média para receber a indenização após acidente no caso de terceiros?

Obrigada

Sanaira Silveira - 3 de julho de 2017 às 19:43

Boa tarde Almerinda,

Obrigada por comentar no seguroauto.org,
Entre em contato com a corretora para tirarem sua dúvida.
Visite nosso site e faça sua cotação já! Preencha o formulário em nossa página e receba todas as informações necessárias para a concretização de sua proposta.

Atenciosamente.

Almerinda Souza - 30 de junho de 2017 às 03:29

Olá, meu filho tem 24 anos e não tem habilitação, mesmo assim saiu de moto, um carro fechou ele, amassou a moto, ele foi para hospital, deslocou a clavícula. O cara assume culpa, tem seguro. Meu filho pagou diária, multa, está machucado. Queria saber se o Seguro vai cobrir mesmo ele não tendo carteira. O cara do carro quer um B.O com a versão do meu filho porque só dele não dá, tá certo?

Obrigada

Sanaira Silveira - 18 de outubro de 2016 às 15:48

Boa tarde Jacqueline,

Obrigada por comentar no seguroauto.org,
Para informar um sinistro, somente entrando em contato com a seguradora responsável.
Caso você tenha interesse em fazer uma cotação de seguro, entre em nosso site e preencha o formulário para que um de nossos corretores entre em contato com você.

Abraço

Jacqueline Siqueira Moreira de Sa - 10 de outubro de 2016 às 13:21

Olá,

Pelo que sei a SulAmerica seria uma das melhores seguradoras, mas estou decepcionada, pois não consigo acesso, quero fazer o sinistro, pelo telefone apenas escuto já vamos atende-lo, pela internet comunica os documentos e aí fico procurando o link para dar entrada no sinistro e nada.

Grata

Sanaira Silveira - 5 de agosto de 2016 às 13:07

Bom dia Silvana,

Obrigada por comentar no seguroauto.org,
Entre em contato com um profissional especializado para te auxiliar.
Caso você tenha interesse em fazer uma cotação de seguro, entre em nosso site e preencha o formulário para que um de nossos corretores entre em contato com você.

Abraço

Silvana Moraes - 5 de agosto de 2016 às 01:34

Olá,

Faz 97 dias que entreguei toda a documentação necessária do roubo do meu veículo, agora me mandaram mais uma lista de documentação pra eu receber a indenização, entre elas, certidão negativa do veículo expedida pelo Detran o que vai demorar mais 30 dias pra ficar pronta, isso é legal?

Obrigada

Postar um comentário