Seta Balao

Cote o preço do seu Seguro Auto

Qual é a marca do seu carro?

Como funciona o consórcio Toyota

O consórcio Toyota permite adquirir diferentes modelos da montadora sem precisar pagar juros nas parcelas.

*Este texto é de conteúdo editorial e não garante a comercialização deste produto nesse site.

A Toyota é uma montadora japonesa que foi fundada em 1937. Ela foi a primeira empresa a ter um veículo motorizado naquele país.

Com o passar dos anos foi se expandindo e hoje seus carros são vendidos no Brasil. Para adquirir os produtos, muitas pessoas recorrem ao consórcio Toyota.

São diferentes modelos que são comercializados e alguns figuram na lista dos mais vendidos. Isso aumenta o interesse pelos veículos que nem sempre possuem valores tão acessíveis.

Portanto, pagar de forma parcelada acaba sendo uma alternativa que cabe no bolso de muita gente.

Existe o banco Toyota que é a da própria montadora. Ele permite pagar parcelado ou até mesmo adotar o Ciclo Toyota facilitando a troca do veículo. Entretanto, essa modalidades de pagamento exigem um entrada, o que as torna inviáveis em alguns casos.

Como funciona o consórcio Toyota

Imagem: Getty Images

O que é o consórcio Toyota?

O consórcio Toyota é uma modalidade de pagamento para adquirir os carros da montadora. O interessado entra em um grupo de pessoas que também possuem o mesmo desejo.

Esse grupo é autofinanciado, ou seja, todos ajudam financeiramente para que todos adquiram o bem. Com pagamentos mensais, vai se somando uma quantia em dinheiro que é usada para a compra dos carros de forma escalonada.

Todos os meses uma ou mais pessoas são contempladas para a compra e recebem o dinheiro que o grupo já reuniu.

O consórcio tem um tempo de duração e como é autofinanciado não possui juros, o que faz com que seja mais barato que o tradicional financiamento bancário.

A desvantagem, por outro lado, é que a compra só acontece quando a pessoa for contemplada. Isso pode acontecer no início do consórcio ou final dele.

Onde adquiro o consórcio da Toyota?

Como dissemos, o banco Toyota não possui a modalidade de consórcio. Apesar disso é possível adquirir esse tipo de serviço.

Existem empresas financeiras, chamadas administradores que organizam os grupos de consorciados. São diversas instituições no mercado regulamentadas que podem disponibilizar o serviço.

Basta fazer uma busca, verificar se a empresa é confiável e se possui grupos que atendam a sua necessidade.

Preciso escolher o modelo ao contratar o consórcio?

Quando você adquire o consórcio Toyota entra em um grupo. Nesse momento precisa escolher qual será o valor do crédito que receberá ao ser contemplado.

Existem algumas possibilidades. Uma delas é contratar uma carta de um determinado valor, por exemplo, R$ 150.000,00. Nesse caso ela será usada para comprar um carro da Toyota desse valor aproximado.

Há administradoras que focam em determinados modelos. Por exemplo, se a intenção é comprar um Corolla, a carta será correspondente ao valor de mercado do veículo. Para garantir o poder de compra, as parcelas poderão ser ajustadas para acompanhar o valor de venda.

Cada empresa funciona de uma forma diferente, por isso, em alguns casos será necessário escolher o modelo do veículo no momento da adesão.

Como recebo minha carta de crédito?

Para que faça a compra do carro, o consorciado não receberá o valor em espécie. Ele recebe uma carta de crédito. Esse é um documento que deve ser apresentado ao vendedor para que a administradora repasse o dinheiro da venda diretamente a ele.

Para ser contemplado existem duas maneiras. Uma delas só pelos sorteios mensais que garantem que pelo menos uma pessoa seja contemplada. Em alguns grupos o número de premiados pode ser bem maior.

Outra possibilidade é dar um lance. Uma dessas modalidades consiste em fazer uma oferta em dinheiro. Se naquele mês a oferta for a maior, a pessoa é contemplada. O valor é usado para quitar as parcelas faltantes do consórcio Toyota.

Só posso comprar um carro novo?

Com a carta poderá ser feita a compra do veículo, e o modelo do tipo do carro depende das regras do consórcio.

Em geral, as administradoras costumam ser flexíveis, mesmo quando se escolhe um determinado modelo é possível adquirir outro com o valor. Além disso, existe a possibilidade de comprar um carro novo ou usado.

Além disso, quando a carta é de maior valor, ela pode ser usada para quitar impostos e documentação do veículo. Se atende ao contrato para saber no que valor poderá ser usado.

O consórcio Toyota é uma alternativa de compra oferecida por diversas administradoras. Se tem interesse em ter uma, comece pesquisando uma empresa de confiança.

Leia mais artigos sobre:
Foto de Jeniffer Elaina da Silva

Especialista em seguros, Jeniffer Elaina trabalha com redação, revisão e otimização SEO desde 2012. É formada em Gestão de Seguros, Marketing e tem pós em Administração na FGV, possui curso técnico em Direito do Seguro. Possui mais de 3.000 textos e 5 e-books publicados na área de seguros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.