Seta Balao

COTE AQUI SEU SEGURO AUTO RAPIDINHO!

Qual é a marca do seu carro?

Como funciona o sinistro de terceiro em carro alugado?

Os prejuízos do terceiro ficam por conta da seguradora ou do motorista que alugou o carro? Será que eu devo pagar franquia? Acompanhe o texto e descubra tudo o que você precisa sobre o sinistro de terceiro em carro alugado.

Sofrer um sinistro com o carro costuma trazer muitas dúvidas. Mas elas são ainda maiores quando o acidente acontece com um veículo alugado. Afinal, a seguradora cobre ou não sinistro de terceiro?

Para começar, é preciso dizer que as seguradoras conhecem os riscos de que um sinistro aconteça. Por isso, a maior parte delas já possui seguro para os seus veículos.

Dessa forma, caso qualquer problema aconteça, a seguradora paga os prejuízos.

Geralmente, os usuários pagam uma taxa por este custo do seguro. A taxa é embutida no preço do aluguel, e assim a locadora garante a divisão dos custos com os usuários.

Em todo caso, as regras para o uso das coberturas, especialmente para terceiros, são rígidas.

Por exemplo: se o motorista locatário infringir a lei de trânsito e causar o acidente, a seguradora pode não pagar os prejuízos.

O mesmo acontece se o sinistro for proposital. Assim, o usuário ficará responsável pelos consertos. Tanto do carro alugado, quanto do outro indivíduo envolvido no sinistro.

Essas regras são da Susep (Superintendência de Seguros Privados), que fiscaliza as empresas de seguro no Brasil.

Algumas normas também variam por seguradora, e ficam listadas no contrato de locação. Por isso, é fundamental ler o documento antes de sair dirigindo o carro.

Dessa forma, você terá a certeza de que estará protegido durante o uso do automóvel.

Como funciona o sinistro de terceiro em carro alugado?

O que fazer após o sinistro?

Após um acidente ou outro sinistro, o motorista do carro alugado deve sinalizar o local e verificar se não há vítimas.

Realizados esses passos, ele precisa entrar em contato com a locadora do auto. Isso porque, algumas empresas solicitam que o usuário compareça à locadora.

Lá, ele precisará assinar um documento com aviso de sinistro. O registro deve ser feito em, no máximo, 24 horas, ou o seguro pode não valer.

De qualquer forma, antes de comparecer à locadora, é necessário fazer um Boletim de Ocorrência. No BO, ficarão listados todos os dados do sinistro. Ele servirá como um comprovante da ocorrência.

O que acontece após um sinistro de terceiro em carro de locadora?

Se o motorista que alugou o veículo for causador do acidente, ele precisará acionar o seguro da locadora. Com isso, seu carro será reparado por uma oficina. O único custo que o motorista possui, neste caso, é o da franquia.

A franquia é uma parte do custo do reparo do carro, que precisa ser paga pelo usuário à oficina. A outra parte é quitada pela seguradora.

Algumas locadoras de veículo cobram uma taxa extra no momento do aluguel do automóvel, a assim isentam o usuário da franquia.

Se for preciso acionar o seguro para um terceiro, não há franquia. Ou seja, se o seguro do seu carro for acionado para consertar outro veículo no acidente, você não precisará pagar franquia.

Caso a locadora faça essa exigência, entre em contato com o Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) da sua cidade. A prática de cobrança é abusiva.

É importante destacar, também, que a franquia só existe em perdas parciais. Quando há uma perda total (em que os custos do reparo do veículo são maiores do que 75% do valor do carro), a franquia não pode ser cobrada pela seguradora.

Outro caso em que o consumidor não paga nada é se o outro usuário for culpado pelo acidente, e se ele assumir a culpa. Nessa situação, é a seguradora dele que vai quitar o conserto dos danos do veículo.

Agora, se o autor fugir e não for possível localizá-lo, é preciso, novamente, acionar o seguro do veículo alugado. Inclusive fazendo o pagamento da franquia solicitada.

Viu só como é fácil resolver um sinistro de terceiro em carro alugado? Para ter a certeza do passo a passo na sua locadora de veículos, leia bem o contrato.

É importante conhecer todas as regras do negócio antes de sair dirigindo o automóvel.

Leia mais artigos sobre:

2 Comentários

  • Cristine says:

    Olá,

    Então se eu locar um veículo e ocorrer sinistro por parte de terceiro, e este acionar o seu seguro para cobrir o dano, eu não tenho que pagar a participação obrigatória do contrato?

    Obrigada

    • Sanaira Silveira says:

      Boa tarde Cristiane,

      Obrigada por comentar no SeguroAuto,
      Para sinistros, entre em contato com a seguradora responsável.
      Caso você tenha interesse em fazer uma cotação ou renovação de seguro, preencha o formulário em nossa página clicando no link http://vemm.go2cloud.org/SHEv para que um corretor parceiro entre em contato com você.

      Atenciosamente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *