Seta Balao

Cote o preço do seu Seguro Auto

Qual é a marca do seu carro?

7 dicas importantes para você simular seguro auto e garantir o menor preço

Confira aqui 7 dicas importantes para você simular seguro auto e garantir o menor preço. Saiba como fazer a cotação on-line e economizar!

No momento de contratar um seguro auto, diversos são os fatores que analisamos em busca de melhores condições de pagamentos, coberturas e preço. Afinal, quanto maior o desconto, menor será o valor a ser pago pelo serviço e melhor é para nossa vida financeira e nossos projetos.

Mas, para além da diferença de valor, alguns outros aspectos precisam ser observados, como as coberturas que o contrato oferece. Por isso, listamos 7 dicas importantes para usar na hora de simular o seguro auto e garantir o menor preço, sem perder a proteção desejada ao realizar o contrato.

7 dicas importantes para você simular seguro auto e garantir o menor preço

Imagem: Getty Images

1. Escolha uma seguradora confiável

A busca pelo menor preço deve ser pautada, primeiramente, na escolha de uma seguradora confiável. Isso porque caso a seguradora não realize o serviço contratado, mesmo que o preço seja inferior, você terá grandes prejuízos.

Por isso, faça uma busca da empresa junto ao Susep (Superintendência de Seguros Privados) e certifique-se que ela esteja cadastrada no órgão responsável por regulamentar a oferta desses serviços. Assim, em caso de não cumprimento, você saberá onde poderá recorrer.

2. Analise as coberturas

O preço de um seguro sofre grande impacto de acordo com as coberturas selecionadas. Por isso é importante se atentar quais delas estão incluídas no plano escolhido e quais são realmente necessárias para a contratação. Afinal, pode ocorrer que algum dos serviços oferecidos não sejam necessários para sua realidade.

Por isso, analise com calma e certifique-se da real necessidade de adquirir ou não uma cobertura, avaliando o valor a ser pago por ela e a probabilidade de seu uso. De maneira geral, os seguros mais básicos com proteção roubo e furto são os mais baratos e permitem a inclusão de outros serviços de acordo com a sua realidade.

3. Compare preços

Uma das vantagens da pesquisa on-line é a facilidade de realizar a comparação de valores entre diferentes empresas, e isso se aplica a qualquer compra on-line. Assim, faça a simulação em diferentes seguradoras, comparando as coberturas e valores de cada uma delas.

Mas tenha calma nessa etapa. Um olhar atento pode fazer a diferença para perceber os detalhes e identificar a melhor opção de seguro para seu automóvel, garantindo o melhor preço e as melhores coberturas.

4. Instale itens de segurança

Mesmo que pareça controverso, mas ter itens de segurança instalados no automóvel ajudam a diminuir o preço do seguro. Seja travas elétricas, alarme e até mesmo um rastreador.

Ter esses itens faz com que o valor cobrado pelo seu seguro seja menor, uma vez que eles já conferem certa proteção ao veículo, deixando-o menos suscetível a roubos e furtos, por exemplo. Confira quais seguradoras oferecem esse benefício.

5. Itens extras

Algumas empresas oferecem benefícios para seus segurados, como aplicativos para de monitoramento e outros recursos. Se, por um lado, eles não deixam o seguro mais caro, por outro eles podem ser contados como um recurso a mais para a empresa, e que pode tornar o valor mais alto no concorrente.

Por isso, verificar a existência desses itens extras e que não são listados como coberturas pode influenciar na hora de escolher um seguro com o melhor custo e benefício para seu automóvel e você.

6. Verifique as opções de pagamento

Outra forma de garantir o menor preço na hora de contratar um seguro é simular as opções de pagamento. De maneira geral, pagamentos à vista conferem descontos significativos e que podem fazer a diferença para quem dispõe de todo o valor.

Mas, verifique também as opções de parcelamento e a existência de possíveis taxas para a modalidade de pagamento. É importante estar atento a toda quantia que possa alterar o valor final do seguro.

7. Tenha um bom histórico de direção

Motoristas com menos infrações de trânsito em mais tempo de habilitação, sem ter pontos na carteira, garantem os melhores preços na hora de contratar um seguro. Isso porque as seguradoras entendem que a chances de se envolver em um acidente, principalmente por imprudência, são menores, o que causa menos custos à empresa.

Da mesma forma, carteiras novas têm um valor mais alto para a seguradora, que entende que o motorista ainda não tem maturidade e perícia para evitar colisões.

Essas são algumas dicas para simular o seguro auto e garantir o menor preço na hora da contratação. Mas, o mais importante é analisar os serviços oferecidos e se eles vão de encontro com as suas necessidades. A melhor saída é uma ótima relação custo e benefício.

Leia mais artigos sobre:
Foto de Jeniffer Elaina da Silva

Especialista em seguros, Jeniffer Elaina trabalha com redação, revisão e otimização SEO desde 2012. É formada em Marketing com pós em Administração na FGV, possui curso técnico em Direito do Seguro e atualmente cursa Gestão de Seguros. Possui mais de 2.000 textos e 5 e-books publicados na área de seguros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *