Seta Balao

Cote o preço do seu Seguro Auto

Qual é a marca do seu carro?

18 situações em que a seguradora pode negar a indenização do seguro

Contratou um seguro auto e não quer ter nenhum problema? Então acompanhe este artigo e veja quais são as principais situações em que a seguradora pode negar a indenização do seguro!

Contar com um seguro auto é uma excelente escolha para quem procura mais proteção e menos dores de cabeça em relação ao seu carro.

No entanto, independente de contratar uma das seguradoras mais confiáveis do país, ou uma empresa nova no mercado, existem algumas regras para que a indenização do seguro seja paga.

Quando essas não são cumpridas, o segurado perde o direito a receber os valores.

Então, é preciso estar sempre atento, por exemplo, se você precisar de um carro reserva, mas seu contrato não possui esse benefício, a seguradora tem o direito de negá-lo.

Ler a apólice com cuidado, e assim não correr o risco de ter o seguro negado.

Quer conhecer quais são as situações mais comuns em que a empresa pode negar a indenização do seguro?

Então veja algumas delas.

15 situações em que a seguradora pode negar a indenização do seguro

Fonte: Pixabay

18 situações em que a seguradora pode negar a indenização do seguro

  1. Mentir sobre suas informações

Informar dados errados, seja em relação ao uso do veículo, local de residência, ou outros pode resultar na negação do pagamento da indenização.

É importante que você saiba que as seguradoras possuem um departamento de investigação, responsável por analisar se todas as informações passadas realmente condizem com a realidade.

Se a seguradora encontrar divergências, pode negar a indenização do seguro, então é melhor falar a verdade e pagar um pouco a mais pelo seguro do que ficar sem ele.

  1. Perfil incorreto

Qualquer informação errada sobre o perfil como, por exemplo, a idade do motorista, já se torna um problema, mesmo que ela não seja intencional, a recusa da indenização acontecerá.

Então é importante que você reveja diversas vezes as informações da proposta para evitar esse tipo de dor de cabeça.

  1. Mudança de perfil durante a vigência

Qualquer alteração deve ser informada à seguradora.

Se você mudar de casa, se casar, ou separar, por exemplo, é importante que avise seu corretor para que um endosso com a alteração seja anexada à sua apólice.

Assim que o fato ocorrer, a seguradora deve ser comunicada para que sejam feitas as correções necessárias em relação ao valor cobrado pelo serviço.

Isso é importante porque essas informações alteram diretamente o perfil de risco analisado pela seguradora.

  1. Dirigir embriagado

Entre as situações em que a seguradora pode negar a indenização do seguro, está a embriaguez ao volante.

Está previsto em lei e na apólice de seguros que não é permitido dirigir embriagado.

Se você sofrer um acidente e mesmo após recorrer contra a Lei Seca for comprovado que estava embriagado, ou que você estava praticando qualquer ato contra a lei, a recusa da indenização é certa.

  1. Emprestar o carro para pessoas não habilitadas

Se você resolver ensinar um filho, ou qualquer outra pessoa não habilitada a dirigir, e ela provocar um sinistro, nem adianta acionar a seguradora.

Ela está amparada pela lei para negar o pagamento da indenização.

  1. Atraso de pagamento

Não estar com o pagamento das mensalidades em dia gera a suspensão da cobertura e até mesmo o cancelamento do seguro.

Nesses casos, se percebido que não será possível pagar até o vencimento, o melhor a fazer é entrar em contato com a seguradora para negociar os valores e não correr o risco de perder seus direitos em caso de sinistro de veículos.

  1. Sinistro intencional

Mesmo parecendo improvável, existem alguns segurados que provocam o sinistro de veículos para receber a indenização.

Como dito anteriormente, as seguradoras possuem profissionais especializados para analisar diferentes situações, inclusive o motivo do sinistro.

Se for provado que a situação foi intencional, o pagamento da indenização será negado.

  1. Agravamento de risco

Ações consideradas como agravo do risco precisam ser evitadas.

Se o carro foi estacionado com o vidro aberto, a chave foi deixada no contato enquanto o motorista estava ausente, ou qualquer outra situação que exponha o carro a um risco desnecessário for constatada, a negação do seguro acontecerá.

  1. Colocar acessórios de valor no veículo

Instalar acessórios chamativos no carro, como aparelhos de som e/ou DVD, entre outros, são uma espécie de agravamento de risco, visto que eles chamam a atenção dos bandidos.

Por isso, sempre que for adicionado algum acessório após a vistoria, é preciso comunicar a seguradora.

  1. Mudanças na estrutura do veículo

Qualquer mudança estrutural no veículo que seja realizada após a vistoria ou mesmo a contratação do seguro auto precisa ser comunicada à seguradora.

Até porque existem algumas situações, como o rebaixamento do carro e mudanças no motor, por exemplo, que as seguradoras não oferecem cobertura, pelo contrário, se recusam a segurar esse tipo de veículo.

  1. Levar vantagem em cima da seguradora

Qualquer ação que seja considerada vantagem sobre a seguradora resulta na recusa do seguro.

Além das citadas acima, podem ocorrer diversos outros casos.

  1. Sinistro envolvendo veículos de parentes de 1º grau ou cônjuges

Familiares de primeiro grau, como pais, irmãos e filhos, assim como cônjuges, não são caracterizados como terceiros.

Por isso, se você bater no carro da sua esposa, ou do seu irmão, o seguro não atenderá ao sinistro.

  1. Acidentes provocados por terceiros

Você foi a um restaurante que havia serviço de manobrista, e este bateu seu carro.

Se o estabelecimento não oferecer um seguro, nem adianta entrar em contato com o seu, pois, ele não atenderá o sinistro.

Neste caso, o melhor a ser feito é procurar pelo responsável do estabelecimento e cobrar os danos dele.

  1. Tumultos generalizados

Caso seu carro seja exposto a situações de risco como brigas de torcedores ou manifestações públicas, e seja danificado, você não terá direito a receber a indenização da seguradora.

Esta cláusula está prevista na apólice, portanto, tenha sempre muita atenção com esses detalhes.

  1. Dirigir na contramão

Por mais improvável que essa situação possa parecer, acredite, ela acontece com muita frequência.

Constantemente as pessoas entram em ruas, sem ter certeza da ‘mão’ destas, e na maior parte das vezes acontecem colisões.

Se isso acontecer com você, resolva a situação na hora, pois, acionar o seguro não resolverá nada, visto que a seguradora poderá negar a indenização do seguro.

Dirigir na contramão é uma infração de trânsito, por isso não é coberto pelo seguro.

  1. Dirigir acima da velocidade permitida

É preciso respeitar a legislação de trânsito se quiser ser indenizado pelo seguro, isto consiste em respeitar os limites de velocidade.

Se for constatado que estava acima do limite da via, poderá haver negação por parte da seguradora uma vez que o motorista assumiu o risco e descumpriu com a legislação.

  1. Documentação incompleta

Quando a pessoa sofre um sinistro é preciso que o segurado envie alguns documentos para a seguradora, sendo que esses são informados quando é comunicado o ocorrido.

Por exemplo, se o carro for roubado será preciso encaminhar um boletim de ocorrência com o fato registrado e mais os documentos do carro.

Se eles não forem enviados, o pagamento da indenização fica retido até que tudo seja regularizado.

Veja com a seguradora a lista do que precisa ser enviado e confirme se eles receberam o que foi solicitado se não quiser ficar sem receber.

  1. Falta de cobertura

Não é porque se envolveu em um sinistro que a seguradora é obrigada a pagar qualquer coisa que aconteça com o carro.

É preciso que tenha contratada a cobertura para aquela determinada situação.

Se causar um acidente e isso envolver terceiros, caso você não tenha a cobertura especial para esse caso, saiba que a seguradora pode negar indenização ao terceiro.

Por isso, é fundamental estar sempre atento a sua apólice para saber o que tem direito e o que pode ser negado.

18 situações em que a seguradora pode negar a indenização do seguro

Imagem de aymane jdidi por Pixabay

Quando a indenização é aprovada, como recebo?

Na maioria dos casos o pagamento da indenização é aprovado, por isso, se você se envolver em um acidente e não tiver cometido nenhuma infração que faça a seguradora negar a indenização do seguro, poderá recebê-la sem problemas.

No caso de perda parcial, aquele em que o carro precisa ir para oficina para ser consertado, basta informar à seguradora onde levou o carro e após o orçamento aprovado, ela fará o pagamento para o estabelecimento.

Você também precisará entrar com valores, arcando com a franquia, previamente estipulada na apólice, esse pagamento deve ser realizado diretamente na oficina escolhida para o reparo.

No caso de perda total que pode ser resultante de uma colisão, roubo ou furto, o prazo para pagamento é de até 30 dias após o envio da documentação. Essa regra é válida para todas as seguradoras, seja a Azul Seguros, seguro MAPFRE, Mitsui Seguros, Assurant seguradora e outras.

Mas, fique atento a cada uma das regras da seguradora que você contratou e se informe sobre algumas alterações nos veículos antes de realizá-las, como, por exemplo, caminhão rebaixado. 

O que fazer se a seguradora não quer pagar a indenização?

Se tiver algum problema para receber os valores que tem direito converse com a seguradora e entenda o que está acontecendo.

Se não tiver acordo, então terá de procurar os seus direitos.

A SUSEP – Superintendência de Seguros Privados, empresa responsável por regulamentar todo o setor de seguros do país, lançou no ano de 2017 um conteúdo chamado “Guia de orientação e defesa do consumidor” que poderá ajudar muito na solução de dúvidas sobre o seu seguro auto.

Este conteúdo está disponível para download neste link e, vale a pena ser lido com mais atenção.

Apesar de este ser o caminho mais longo, muitas vezes a única alternativa do segurado é mover uma ação contra a seguradora que não paga o sinistro.

Por isso, se este for o seu caso, procure se informar o máximo possível.

Agora que já sabe dessas situações, quando for fazer o seu seguro auto fique mais atento a elas.

Se uma destas regras for descumprida, não adianta reclamar, seja na seguradora ou na SUSEP.

Se ela já estava prevista na apólice, era necessário ter prestado atenção antes.

Por isso, tenha muita atenção com seu contrato, assim não correrá o risco de a empresa negar a indenização do seguro e poderá andar despreocupado com o seu carro.

Em caso de dúvidas, a quem devo recorrer? 

Se você ainda ficou com dúvidas sobre se a seguradora pode ou não negar a indenização do seguro, fale com seu corretor de seguros. Além dele, você pode falar diretamente com a seguradora ou, inclusive, com a SUSEP. 

Além disso, pode tirar as dúvidas com o seu advogado. Mas, é importante estar ciente do que contratou com a Mitsui Seguros, seguro MAPFRE, Assurant seguradora, Azul Seguros e outras. Então, leia a sua apólice e tenha certeza das regras para indenização do seguro de carros para sinistro de veículos. 

*Publicado em:

Leia mais artigos sobre:
Foto de Jeniffer Elaina da Silva

Especialista em seguros, Jeniffer Elaina trabalha com redação, revisão e otimização SEO desde 2012. É formada em Marketing com pós em Administração na FGV, possui curso técnico em Direito do Seguro e atualmente cursa Gestão de Seguros. Possui mais de 2.000 textos e 5 e-books publicados na área de seguros.

175 Comentários

  • Carlos Alberto da Silva Victória says:

    Tive um acidente com o meu carro tenho Seguro com carro reserva mais não consigo pegar o carro reserva pq não tenho cartão de crédito penso como uma seguradora oferece o serviço pq no meu contrato não fala q tenho q ter cartão de crédito disponível para pegar o carro reserva aí fiquei até a oficina falou q leva de 10 a 12 dias para ficar pronto o meu carro aí tenho q andar a Pe estou indignado.

    • Andréia Silveira says:

      Olá, Carlos!

      Obrigada por comentar no SeguroAuto.org!

      Por favor, entre em contato com o seu corretor de seguro ou advogado para tirar suas dúvidas.

      SeguroAuto é um portal de geração de leads que encaminha as solicitações de clientes em busca de um plano de seguro auto para os corretores parceiros das seguradoras em todo o Brasil.

      Atenciosamente!

  • Tatiana Silva de Assis says:

    Boa noite! Em uma curva reduzi é um veículo bateu na minha moto (o veículo fugiu)e eu caí é minha moto bateu em outro carro danificando o carro. Posso eu acionar o meu seguro para terceiro e concertar o carro cujo a minha moto danificou. Eles podem negar?

    • Andréia Silveira says:

      Olá, Tatiana!

      Obrigada por comentar no SeguroAuto.org!

      Apresente o Boletim de Ocorrência para a sua seguradora. O correto é quem provocou o acidente arcar com todas as despesas.

      Na dúvida, por favor, entre em contato com o seu advogado.

      SeguroAuto é um portal de geração de leads que encaminha as solicitações de clientes em busca de um plano de seguro auto para os corretores parceiros das seguradoras em todo o Brasil.

      Atenciosamente!

  • Milena lira Furtado says:

    Estou com o licenciamento atrasado e habilitação vencida, um segurado bateu no meu carro e solicitou a seguradora, eles querem abrir o sinistro, eu tenho direito a ter o conserto do meu carro? Mesmo com essa documentação em atraso?

    • Andréia Silveira says:

      Olá, Milena!

      Obrigada por comentar no SeguroAuto.

      Saiba que mesmo se a seguradora se negar, a pessoa que causou o acidente é obrigada a ressarcir os prejuízos.

      Na dúvida, fale com o seu advogado.

      Atenciosamente!

  • Ana Larissa da Silva Nogueira says:

    Olá, boa noite! Sofri um acidente. Estacionei o carro quando ia saindo o carro começou a descer esta a estacionando em um rampa do nada o carro comeu a descer e bateu em um viga de uma casa e estragou a traseira do meu carro. Será que o seguro cobre?

    • Andréia Silveira says:

      Olá, Ana Larissa!

      Por favor, entre em contato com a sua seguradora para saber se o seu contrato oferece esse tipo de cobertura.

      Atenciosamente!

  • Ana Paula Torres de Souza says:

    Boa noite! Sofri um sinistro no meu carro, a seguradora fez o reparo mais ele teve um depreciação no valor. Como recorrer?

    • Andréia Silveira says:

      Olá, Ana Paula!

      Obrigada por comentar no SeguroAuto.org!

      Por favor, entre em contato com o seu advogado para tirar suas dúvidas.

      SeguroAuto é um portal de geração de leads que encaminha as solicitações de clientes em busca de um plano de seguro auto para os corretores parceiros das seguradoras em todo o Brasil.

      Atenciosamente!

  • Inês Caiçara Neves says:

    Olá , meu marido tem moto e se envolveu num acidente com carro, ele estava no corredor ela fez conversão errada, a seguradora dela não quer pagar, o que fazer? Está correto?

    • Andréia Silveira says:

      Olá, Inês!

      Obrigada por comentar no SeguroAuto.org!

      Com o Boletim de Ocorrência em mãos, é obrigação do motorista que causou o acidente efetuar o pagamento e não importa se a seguradora dela irá ou não fazer isso.

      Por favor, entre em contato com o seu advogado para tirar suas dúvidas.

      SeguroAuto é um portal de geração de leads que encaminha as solicitações de clientes em busca de um plano de seguro auto para os corretores parceiros das seguradoras em todo o Brasil.

      Atenciosamente!

  • Glauber says:

    Olá Tudo bem? O motorista me atropelou com seu carro detona do minha moto, não me socorreu e foi embora, eu não fiz o BO, pois estou suspenso de dirigir e não sabia, porém fui atrás do condutor e ele foi que vai acionar o seguro! Será que o seguro vai arcar com o meu prejuízo mesmo com minha CNH vencida?

    • Andréia Silveira says:

      Olá, Glauber!

      Obrigada por comentar no SeguroAuto.org!

      Por favor, entre em contato com a seguradora responsável para verificarem a situação, ou com o seu advogado para tirar suas dúvidas.

      SeguroAuto é um portal de geração de leads que encaminha as solicitações de clientes em busca de um plano de seguro auto para os corretores parceiros das seguradoras em todo o Brasil.

      Atenciosamente!

  • Gabriel goncalves says:

    Olá! O meu veiculo estava estacionado na porta da minha casa, e um individuo chegou e começou a quebrá-lo sem motivo, amassou todo meu carro, quebrou para brisas e amassou toda a lataria, chamei a polícia e fiz a ocorrência presencialmente. Será que o seguro pode negar neste caso?

    • Andréia Silveira says:

      Olá, Gabriel!

      Obrigada por comentar no SeguroAuto.org!

      Depende muito do que está na sua apólice de seguros. Veja com a sua seguradora ou corretor de seguros.

      SeguroAuto é um portal de geração de leads que encaminha as solicitações de clientes em busca de um plano de seguro auto para os corretores parceiros das seguradoras em todo o Brasil.

      Atenciosamente!

  • Magda Aparecida Souza Maia says:

    Boa noite! Gostaria saber se sendo a proprietária do veículo que deu indenização integral, quem recebe pela seguradora, eu enquanto proprietária ou minha filha que é a segurada e condutora.

    • Andréia Silveira says:

      Olá, Magda!

      Obrigada por comentar no SeguroAuto.org!

      É importante ver o que diz na apólice, mas as seguradoras realizam o pagamento aos seus clientes.

      Se ainda ficar com dúvidas, por favor, entre em contato com o seu advogado para tirar suas dúvidas.

      SeguroAuto é um portal de geração de leads que encaminha as solicitações de clientes em busca de um plano de seguro auto para os corretores parceiros das seguradoras em todo o Brasil.

      Atenciosamente!

  • Isa Michelle da Silva says:

    Olá, boa tarde! No sábado dia 11/09 sofri um acidente, o pneu dianteiro estourou ocasionando uma pequena batida em uma mureta, acionei a seguradora, que me informou o valor da franquia com o valor de 10% da tabela FIPE. A questão é, que em janeiro o meu carro foi roubado e me cobraram 5%, então confrontei os valores, aí me informaram que, acionando antes de 12 meses o valor era dobrado. Isso pode ocorrer?

    • Andréia Silveira says:

      Olá, Isa!

      Obrigada por comentar no SeguroAuto.org!

      É preciso verificar o que está estipulado no seu contrato. Se ainda ficar com dúvidas, por favor, entre em contato com o seu advogado.

      SeguroAuto é um portal de geração de leads que encaminha as solicitações de clientes em busca de um plano de seguro auto para os corretores parceiros das seguradoras em todo o Brasil.

      Atenciosamente!

  • Paulo Henrique R says:

    Olá, sofri uma colisão com uma caçamba e no momento de realizar a abertura do sinistro, descobri que minha apólice não possuí a cobertura de danos parciais, porém, quando fiz a contratação da apólice anos atrás, solicitei o pacote mais completo, hoje após duas renovações, o pacote mais completo que inclui essa cobertura de danos parciais apareceu como novidade nos pacotes oferecidos pela seguradora com rastreador. Na contramão a minha apólice durante as renovações não acompanhou, porém o valor que é pago é equivalente ao pacote de seguro com a cobertura mencionada, o que me diz sobre essa situação, eles negando a cobertura, e eu pagando um serviço que o valor é equivalente ao pacote com a cobertura que eu preciso, tenho direitos a serem cobrados? Eles devem cobrir os danos ao meu veiculo?

    • Andréia Silveira says:

      Olá, Paulo!

      Obrigada por comentar no SeguroAuto.org!

      Por favor, entre em contato com o seu advogado para tirar suas dúvidas. Ele terá acesso ao seu contrato e poderá te orientar.

      SeguroAuto é um portal de geração de leads que encaminha as solicitações de clientes em busca de um plano de seguro auto para os corretores parceiros das seguradoras em todo o Brasil.

      Atenciosamente!

  • Michael Raphael says:

    Olá, tudo bem? Fiz uma adesão de um seguro cobrindo colisão, incêndio e roubo e furto. A seguradora informou devido a tabela FIPE do carro ser acima de 35 mil alegou que teria que colocar rastreador. Caso aconteça um evento de roubo a seguradora disse que se não colocar o rastreador o seguro não cobriria. É obrigatório? Está em lei? Isso procede? Obrigado

    • Andréia Silveira says:

      Olá, Michael!

      Obrigada por comentar no SeguroAuto.org!

      Na maioria das seguradoras, o rastreador não é um item obrigatório e, caso você opte por ele, ajudará a reduzir o preço do seguro auto. Porém, se a seguradora em questão tem o rastreador como obrigatório e você não tem interesse, faça cotação com outra.

      SeguroAuto é um portal de geração de leads que encaminha as solicitações de clientes em busca de um plano de seguro auto para os corretores parceiros das seguradoras em todo o Brasil.

      Atenciosamente!

  • Aparecida J says:

    Minha casa pegou fogo 🔥! Eu recorri a seguradora Cardif BV! Eu não queria fazer seguro, pois minha casa estava novinha pitadinha. Com ligações cotei outra seguradora. Pois dava muitos benefícios. Esse seguro da Bv foi feito 09/11/2019 Por infelicidade deu curto acabei perdendo tudo. fui indenizada com metade da apólice. Da Mapfre. Só que a BV não quis pagar o restante foi para justiça ⚖ que país é esse causa ganha só para seguradora. Minha casa ficou parte sem terminar, pois tive que alugar casa ninguém indenizar aluguel, hoje estou endividada, pois fiz empréstimo, gastei cartão estou praticamente enlouquecendo.

    • Andréia Silveira says:

      Olá, Aparecida!

      Obrigada por comentar no SeguroAuto.org!

      Por favor, entre em contato com o seu advogado ou seguradora responsável para que possam ajudá-la e tirar suas dúvidas.

      SeguroAuto é um portal de geração de leads que encaminha as solicitações de clientes em busca de um plano de seguro auto para os corretores parceiros das seguradoras em todo o Brasil.

      Atenciosamente!

  • Raquel Pampuch says:

    Bateram no meu carro semana passada. Levamos na oficina credenciada e fizeram a primeira avaliação do carro, sem abrir o motor e deu 50 mil. A empresa de seguro fez a avaliação por fotos e deu 15 mil, uma diferença muito grande. Quando questionei me falaram que existe uma negociação de valores das peças para não dar perda total em carros de grande valor. O problema é estou insegura com as condições do carro e vou perder um monte, pois vai contar que meu carro é sinistrado. Vou perder muito na venda do carro. Estou insegura com o seguro. Também não entendo esta diferença de valores tão grande.

    • Andréia Silveira says:

      Olá, Raquel!

      Obrigada por comentar no SeguroAuto.org!

      Por favor, entre em contato com o seu corretor de seguros, ou mesmo um advogado, para tirar suas dúvidas.

      SeguroAuto é um portal de geração de leads que encaminha as solicitações de clientes em busca de um plano de seguro auto para os corretores parceiros das seguradoras em todo o Brasil.

      Atenciosamente!

  • Jaqueline Cassol says:

    Bom dia! Possuo seguro total, incluindo vidros, faróis, retrovisores, porém tive um acidente de trânsito e a Cia está citando como indenização total do veículo, por se tratar de um ano mais antigo e de peças de alto valor em relação a tabela Fipe. Como não afetou nada estrutural, solicitei reparo com utilização de peças genuínas usadas em perfeitas condições (de carroceria do mesmo ano, sinistrada), porém a Cia alega que isso não é possível (considerando que na apólice consta: Tipo de peças para reparo: Novas originais). Considerando as novas regras da SUSEP de 2019, preciso orientação, se na condição de cliente/consumidor, tenho o direito de exigir peças genuínas usadas, e como devo proceder.
    Grata

    • Andréia Silveira says:

      Olá, Jaqueline!

      Obrigada por comentar no SeguroAuto.org!

      É preciso verificar o que diz o seu contrato, pois a seguradora também não pode descumpri-lo.

      Por favor, entre em contato com o seu advogado para tirar suas dúvidas.

      SeguroAuto é um portal de geração de leads que encaminha as solicitações de clientes em busca de um plano de seguro auto para os corretores parceiros das seguradoras em todo o Brasil.

      Atenciosamente!

  • Fabio Gomes says:

    Boa tarde! Minha esposa foi derrubada em um cruzamento por um carro. Ela estava na moto, o carro se evadiu e agora o seguro está querendo foto do local testemunha do acidente, mais a minha esposa levantou e veio embora só danificou a moto. Como faço agora posso retirar foto do local e enviar?

    • Andréia Silveira says:

      Olá, Fábio!

      Obrigada por comentar no SeguroAuto.

      Por favor, entre em contato com o seu advogado para tirar suas dúvidas ou com o seu corretor de seguros.

      SeguroAuto é um portal de geração de leads que encaminha as solicitações de clientes em busca de um plano de seguro auto para os corretores parceiros das seguradoras em todo o Brasil.

      Atenciosamente!

  • Diogo Pereira Guimarães says:

    Olá! Me envolvi num acidente e no caso, eu seria o terceiro, pois o motociclista que conta como seguro (Porto Seguro), o motociclista ultrapassou a placa de pare e colidiu com o meu veículo, porém eu estava com a CNH vencida e por conta da pandemia não havia regularizado, pois achava que ainda tinha a possibilidade de 1 ano para renovar, porém não há mais a brecha da lei, a seguradora pode recusar o Sinistro do meu veículo por causa da CNH?

    • Andréia Silveira says:

      Olá, Diogo!

      Obrigada por comentar no SeguroAuto.org!

      Por favor, entre em contato com o seu corretor de seguros ou seguradora contratada para tirar suas dúvidas. É preciso analisar o que diz o contrato.

      SeguroAuto é um portal de geração de leads que encaminha as solicitações de clientes em busca de um plano de seguro auto para os corretores parceiros das seguradoras em todo o Brasil.

      Atenciosamente!

  • jorge Pio says:

    Tive um acidente há 5 anos atrás, ia no banco do pendura. estive com baixa. mais tarde, como o agente de seguros é perto, fui tratando do assunto com ele. pedia-lhe para resolver a indemnização e ele foi protelando. Ainda hoje não me indenizaram. Este ano pediram-me os documentos pela segunda vez e agora negam-se a pagar alegando que o prazo já acabou. O que fazer?

    • Andréia Silveira says:

      Olá, Jorge!

      Obrigada por comentar no SeguroAuto.org!

      Por favor, entre em contato com o seu advogado para tirar suas dúvidas. Leve todos os documentos que comprovam o seu contato com a seguradora sobre o sinistro, desde que o mesmo ocorreu.

      SeguroAuto é um portal de geração de leads que encaminha as solicitações de clientes em busca de um plano de seguro auto para os corretores parceiros das seguradoras em todo o Brasil.

      Atenciosamente!

  • antonio says:

    Olá, Boa Tarde! Queria saber porque sou terceiro nesse caso e o seguro vai pagar o pt na minha moto, só que não está no meu nome, mas quero receber na minha conta, eu teria que fazer uma procuração e a pessoa levar no cartório, ou não tem chance de receber na minha conta?

    • Andréia Silveira says:

      Olá, Antonio!

      Obrigada por comentar no SeguroAuto.org!

      Por favor, entre em contato com o seu corretor de seguros ou seguradora contratada para tirar suas dúvidas.

      SeguroAuto é um portal de geração de leads que encaminha as solicitações de clientes em busca de um plano de seguro auto para os corretores parceiros das seguradoras em todo o Brasil.

      Atenciosamente!

  • Rafael Douglas Pereira says:

    Oi, boa tarde! Tive minha moto furtada, porém a seguradora não que pagar, pois fala que estava parada em via pública. O que devo fazer?

    • Andréia Silveira says:

      Olá, Rafael!

      Obrigada por comentar no SeguroAuto.org!

      É importante ler a sua apólice para saber o que foi acordado entre vocês. Mas, no geral, o seguro é contratado (cobertura para roubo e furto) para essas situações. Porém, verifique seu contrato.

      Na dúvida, por favor, entre em contato com o seu corretor de seguros ou advogado.

      SeguroAuto é um portal de geração de leads que encaminha as solicitações de clientes em busca de um plano de seguro auto para os corretores parceiros das seguradoras em todo o Brasil.

      Atenciosamente!

  • Rodrigo says:

    Minha esposa teve um acidente que envolveu um motoqueiro (terceiro) ela estava errada na via, e a apólice está no nome da mãe dela (no caso minha sogra), o seguro NEGOU o sinistro, esse procedimento é de fato correto? Na minha visão isso é inadmissível, pois a principal condutora do veículo é a mãe dela, minha esposa usa apenas a trabalho, e é maior de idade (31 anos), pode me orientar o que fazer nesse caso? O sinistro do terceiro também foi negado.

    • Andréia Silveira says:

      Olá, Rodrigo!

      Se a sua esposa não estiver como condutora adicional na apólice de seguros, então, nesse caso, a seguradora não é obrigada a indenizar. É importante que o condutor conste na apólice como motorista principal ou adicional.

      Sobre o fato de ela ser filha da motorista principal, as seguradoras calculam o risco com base em informações pessoais do condutor (tempo de CNH, idade, endereço, histórico como condutor, entre outros), bem como os tipos de coberturas contratadas e vistoria do veículo para assim dar o preço do seguro.

      Mas, é melhor entrar em contato com o corretor de seguros para que ele analise a apólice e veja o que foi contratado. Assim, poderá tirar as suas dúvidas e dar certeza sobre o que pode ou não ser feito nessa situação.

      Atenciosamente!

  • Fernando Gomes says:

    Tive um acidente, deu-me sonolência e fui bater em dois veículos, acusei 0.98 g de álcool, será que a minha seguradora não indeniza os dois veículos, ou seja terceiros.

    • Andréia Silveira says:

      Olá, Fernando!

      Obrigada por comentar no SeguroAuto.org!

      Por favor, entre em contato com o seu corretor de seguros ou seguradora contratada para tirar suas dúvidas.

      Saiba que é comum as seguradoras recusarem pagar a indenização se o acidente foi provocado pelo segurado alcoolizado. Mas, somente com a leitura do seu contrato e Boletim de Ocorrência é que elas vão informar se vão ou não liberar o seguro.

      SeguroAuto é um portal de geração de leads que encaminha as solicitações de clientes em busca de um plano de seguro auto para os corretores parceiros das seguradoras em todo o Brasil.

      Atenciosamente!

  • José domingos says:

    Bom dia! Houve um acidente no qual eu sou o culpado, o carro do terceiro colidiu e precisa de reparos, no entanto o carro está no nome do meu filho, mas não é dele é de terceiros, outro motorista no caso o dono o conduzia no momento. Você acha que eles podem se recusar a pagar? Ressaltando o carro está no nome do meu filho, mas o dono não é ele, e sim outra pessoa sem parentesco algum e o mesmo que estava conduzindo o carro!

    • Andréia Silveira says:

      Olá, José!

      Obrigada por comentar no SeguroAuto.org!

      Por favor, entre em contato com o seu corretor de seguros ou seguradora contratada para tirar suas dúvidas. É preciso saber o que diz em seu contrato.

      SeguroAuto é um portal de geração de leads que encaminha as solicitações de clientes em busca de um plano de seguro auto para os corretores parceiros das seguradoras em todo o Brasil.

      Atenciosamente!

  • Genilton Souza Amorim says:

    Olá! Dirigindo na via por volta das 00:30 com medo de ser assaltado, acabei passando o sinal e não vi o veículo que vinha, acabei colidindo a associação se nega a cobrir os danos?

    • Andréia Silveira says:

      Olá, Genilton!

      Você precisa falar com um advogado, pois motoristas que contrataram a proteção para o carro por associação não são amparados pela SUSEP.

      Atenciosamente!

  • Ailton Lourenço da Silva says:

    Olá, boa tarde! Estava parado no sinal vermelho esperando que abrisse quando um veículo colidiu com o outro e foi arremessado para cima da minha moto, meu instrumento de trabalho, a seguradora foi acionada por parte do veículo responsável pelo acidente porém estou à espera que a moto seja arrumada. Trabalho de carteira assinada e preciso da moto para trabalhar, estou impossibilitado eles têm que me ressarcir?

    • Andréia Silveira says:

      Olá, Ailton!

      Obrigada por comentar no SeguroAuto.org!

      Por favor, entre em contato com o corretor de seguros ou seguradora contratada para tirar suas dúvidas. Se desejar, fale com um advogado para saber sobre essa possibilidade.

      SeguroAuto é um portal de geração de leads que encaminha as solicitações de clientes em busca de um plano de seguro auto para os corretores parceiros das seguradoras em todo o Brasil.

      Atenciosamente!

  • Valdinele Matos says:

    Boa tarte! Comprei um carro financiado junto ao financiamento veio um seguro, porém a seguradora não me enviou a apólice na constatação do financiamento constava apenas o contrato de adesão do seguro escrito “seguro auto casco” e o valor da indenização total em caso de sinistro, no contrato de adesão a seguradora se comprometia a me enviar a apólice via e-mail. Porém não enviaram 05 meses após assinado o contrato de adesão sofri um acidente. Acionei a seguradora e mesma me informou que aquele tipo de sinistro não constava no apólice. A apólice foi enviada para o meu e-mail 22 dias após a abertura de sinistro junto com a carta de negativa de atendimento. Como tentar resolver este tipo de situação. Att Valdinele

    • Andréia Silveira says:

      Olá, Valdinele!

      Obrigada por comentar no SeguroAuto.org!

      Por favor, entre em contato com o seu corretor de seguros ou seguradora contratada para tirar suas dúvidas. Você também pode falar com a SUSEP ou seu advogado para melhor orientação.

      É preciso estar com seu contrato em mãos para saber o que realmente foi contratado.

      SeguroAuto é um portal de geração de leads que encaminha as solicitações de clientes em busca de um plano de seguro auto para os corretores parceiros das seguradoras em todo o Brasil.

      Atenciosamente!

  • Valdinele Matos says:

    Olá, boa noite! Comprei um carro a um ano, financiei uma parte e junto o financiamento foi embutido um seguro auto, porém tive ciência do seguro e pedir cópia da apólice para ver o mesmo cobria, fui informado pelo vendedor que eu receberia a apólice via e-mail no financiamento só constava a proposta de adesão do seguro e pagamento do premio foi feito integral, junto com o financiamento. 05 meses depois sofri um acidente liguei para a financeira a mesma passou o contato da seguradora. Liguei para a mesma, foi aberto o sinistro o carro foi enviado para a oficina credenciada da seguradora, 22 dias depois da abertura do sinistro eu recebi a cópia da apólice de seguro junto com a carta de negativa de atendimento. A seguradora alega que aquele tipo de sinistro “colisão” não consta como coberta na apólice.
    Pergunto como eu resolvo isso.

    Att:Valdinele Matos

    • Andréia Silveira says:

      Olá, Valdinele!

      Obrigada por comentar no SeguroAuto!

      Por favor, entre em contato com o seu corretor de seguros ou seguradora contratada para tirar suas dúvidas. Se precisar, você também pode falar com a SUSEP ou seu advogado.

      SeguroAuto é um portal de geração de leads que encaminha as solicitações de clientes em busca de um plano de seguro auto para os corretores parceiros das seguradoras em todo o Brasil.

      Atenciosamente!

  • Joel da Silva Batista says:

    Boa noite! Minha moto foi roubada já fiz o B.O. e acionei a seguradora. Em quantos dias eu terei uma resposta?

    • Andréia Silveira says:

      Olá, Joel!

      Obrigada por comentar no SeguroAuto!

      Após enviar todos os documentos solicitados, será dado andamento ao processo de pagamento de indenização, sendo que a partir daí o segurado terá 30 dias para receber o valor.

      Atenciosamente!

  • Elane says:

    Tive acidente, pneu estourou, meu marido perdeu a direção bateu no barranco, fraturei o fêmur mais na agonia meu esposo em choque com o acidente botou na ocorrência que estava sozinho. Posso receber a indenização?

    • Andréia Silveira says:

      Olá, Elane!

      É importante consultar seu corretor de seguros para verificar o que diz a sua apólice. Outro ponto importante, o seguro está em seu nome? Caso não esteja, vocês possuem seguro para terceiros?

      Por favor, confirme com seu corretor.

      Atenciosamente!

      • Dagoberto says:

        Boa tarde! Motorista bateu no meu carro, ele tem seguro, de prontidão ficou de me incluir como terceiro. No boletim de ocorrência, disse que só bateu no meu carro, porque recebeu uma batida de outro carro.
        A seguradora negou a minha indenização! Como proceder? Processo o seguro ou motorista que me bateu ou tenho que processar o outro carro que bateu nele? Obg

        • Andréia Silveira says:

          Olá, Dagoberto!

          Você precisa consultar um advogado para que ele indique o que fazer nesse caso.

          Atenciosamente!

        • Walter says:

          O responsável pelos danos é sempre o dono carro. Ele que tem que te ressarcir. Você não pode entrar com ação contra o seguro, porque não foi você quem contratou e sim ele. Ele é obrigado legalmente a pagar, aí depois ele aciona o seguro na justiça.

          • Andréia Silveira says:

            Olá, Wlater!

            Obrigada por comentar no SeguroAuto.org e contribuir com os nossos leitores!

            Atenciosamente!

  • Demetrius Dias Pereira says:

    Se eu trocar os pneus do meu carro por outro pneu mais largo um pouco, caso venha precisar do seguro por causa de um acidente, pode ser que a seguradora se nega a cobrir devido a troca de pneus?

    • Andréia Silveira says:

      Olá, Demetrius, tudo bem?

      É importante ler no contrato do seguro os termos do seguro, pois as regras podem variar de seguradora para seguradora no que diz respeito a indenização.

      Busque entender as regras com seu corretor e veja a apólice que assinou no momento da contratação.

      Abraço!

  • Djanildo Figueredo de abreu says:

    Bom dia! Meu carro foi tomado de assalto na saída da minha garagem, porém o seguro alegou que o pernoite do veículo está em outro endereço sendo que o veículo não tem lugar fixo para dormir. Um dia eu durmo na casa de minha namorada no outro eu vou para casa. Como posso recorrer?

    • Andréia Silveira says:

      Olá, Djanildo!

      Obrigada por comentar no SeguroAuto.org!

      Por favor, entre em contato com o seu corretor de seguros ou seguradora contratada para tirar suas dúvidas. Se precisar entre em contato com a SUSEP ou um advogado.

      SeguroAuto é um portal de geração de leads que encaminha as solicitações de clientes em busca de um plano de seguro auto para os corretores parceiros das seguradoras em todo o Brasil.

      Atenciosamente!

    • Vitor Hugo Almeida de Blasio says:

      Bom vamos lá. Tenho um amigo que cometeu um acidente sendo feito o exame de sangue de dosagem de álcool deu 0,4 mg no sangue, verificando a lei no artigo 306 do CTB o teor e 0,6 mg, assim sendo foi negado a indenizações relativas ao acidente. O que devo fazer? Aguardo resposta

      • Andréia Silveira says:

        Olá, Vitor!

        Obrigada por comentar no SeguroAuto.org!

        Por favor, entre em contato com o corretor de seguros ou seguradora contratada para tirar suas dúvidas.

        SeguroAuto é um portal de geração de leads que encaminha as solicitações de clientes em busca de um plano de seguro auto para os corretores parceiros das seguradoras em todo o Brasil.

        Atenciosamente!

  • Andrea says:

    Meu carro deu pt e a seguradora autorizou o pagamento. Mandei os documentos necessários, transferi o dut para seguradora e entreguei a documentação do carro e chaves. Me deram 5 dias úteis para pagamento. No sexto dia me informaram que havia sido negado.
    Eles podem voltar atrás depois de ter feito todos os trâmites, e inclusive mandar o meu carro para o pátio do leiloeiro?

    • Andréia Silveira says:

      Olá, Andrea!

      Obrigada por comentar no SeguroAuto!

      Por favor, entre em contato com o seu corretor de seguros ou seguradora contratada para tirar suas dúvidas.

      SeguroAuto é um portal de geração de leads que encaminha as solicitações de clientes em busca de um plano de seguro auto para os corretores parceiros das seguradoras em todo o Brasil.

      Atenciosamente!

      • Ana Claudia Rosa says:

        Vc não responde nenhuma?

        • Andréia Silveira says:

          Olá, Ana!

          Obrigada por comentar no SeguroAuto!

          Qual é a sua dúvida?

          SeguroAuto é um portal de geração de leads que encaminha as solicitações de clientes em busca de um plano de seguro auto para os corretores parceiros que trabalham com diferentes seguradoras em todo o Brasil.

          Não somos seguradora e por isso pedimos que, para dúvidas pertinentes ao contrato, o leitor entre em contato com o seu corretor de seguros ou seguradora contratada para saná-las.

          Aqui em nossa página solucionamos dúvidas referentes ao nosso site, como fazer cotação do seguro auto, entre outras pertinentes. As que são relacionadas ao serviço ofertado por uma seguradora apenas ela tem autorização para resolver. Portanto, solicitamos que o leitor entre em contato diretamente com a mesma.

          Atenciosamente!

          • Gledson de Jesus leite Souza says:

            Eu bati no veículo da frente meu carro não tem seguro, porém o da frente sim e ele quem estava errado, pois ele freou muito brusco e assumiu o erro dele e o seguro dele cobre terceiros, porém eles se recusaram a me segurar.

          • Andréia Silveira says:

            Olá, Gledson!

            Por favor, entre em contato com o seu advogado para que ele possa avaliar o seu caso, ou entre em contato com a SUSEP para maiores esclarecimentos.

            SeguroAuto é um portal de geração de leads que encaminha as solicitações de clientes em busca de um plano de seguro auto para os corretores parceiros das seguradoras em todo o Brasil.

            Atenciosamente!

  • Danilo Oliveira says:

    Olá, boa Tarde, sou Danilo, fiz o seguro do meu carro e por azar no mesmo dia que o carro foi coberto, eu sofri o acidente chegando perto da minha casa, 800 m da minha casa, cochilei e bati o meu carro, novo, só que não chegou passar na vistoria, os meus dados estão todos corretos o do carro todos corretos, minha CNH válida, carro com documento pago 2020, e ainda estava sendo passado para meu nome. Fiquei muito triste, pois este carro sempre foi o meu sonho, como somos humildes já fui colocar o seguro, falei com o meu corretor, prestou um bom atendimento, a seguradora pegou o meu carro na minha garagem, quanto tempo eles têm para me dar um parecer, pois o meu corretor me assegurou que o meu carro já estava segurado.

    • Andréia Silveira says:

      Olá, Danilo!

      Por favor, entre em contato com o seu corretor de seguros ou seguradora contratada para tirar suas dúvidas.

      SeguroAuto é um portal de geração de leads que encaminha as solicitações de clientes em busca de um plano de seguro auto para os corretores parceiros das seguradoras em todo o Brasil.

      Atenciosamente!

  • Clayri says:

    Boa tarde! Fiz um seguro do meu carro dia 06/10 e sofri um acidente no dia 11/10. O carro já tinha passado por perícia no dia 07/10, mas não venceu a 1° parcela do seguro ainda e ela se recusa a pagar pelo meu carro que deu perda total. Posso recorrer?

    • Andréia Silveira says:

      Olá, Clayri!

      Obrigada por comentar no SeguroAuto.org!

      É melhor você entrar em contato com o seu corretor de seguros para tirar suas dúvidas e, caso achar necessário, entrar em contato também com a SUSEP.

      SeguroAuto é um portal de geração de leads que encaminha as solicitações de clientes em busca de um plano de seguro auto para os corretores parceiros das seguradoras em todo o Brasil.

      Atenciosamente!

  • Caio says:

    Fiz o refinanciamento do meu veículo e bateram no meu carro, mas o Detran está fechado e não consegui retirar um novo CRV.
    A seguradora fala em encerrar o sinistro sem pagamento.
    A seguradora pode fazer isso, mesmo já estando com o veículo no pátio? O que fazer nesse caso?

    • Olá Caio, tudo bem?

      Nesse caso você deve ver o que está previsto em contrato e verificar com a seguradora o que pode ser feito se não consegue fazer esse procedimento. Lembramos que vários procedimentos podem ser feitos online pelo Detran, então informe-se em sua cidade e com seu corretor.

      Caso não consiga resolver dessa forma, indicamos que procure um advogado.

      Abraço!

  • Marcelo Henrique says:

    Ola! Gostaria de saber se meu IPVA estiver atrasado se existe algum problema de receber o seguro?

    • Sandro says:

      Não, é descontado na indenização.

      • Andréia Silveira says:

        Olá, Sandro!

        Obrigada por comentar no SeguroAuto.org!

        Atenciosamente!

  • ANTONIO ELIEZER ARAUJO FERREIRA JUNIOR says:

    Boa tarde, fiz um seguro com a Carsystem plano Plus e meu carro foi roubado em 27/04/2020. Ela se negou a indenizar o veículo, pois alegou que eu não fiz o teste obrigatório do rastreador uma vez ao mês. Mas eu fiz e no site não consta meu histórico, apenas uma única vez que aliás foi feito no ato da instalação. O que devo fazer? Já liguei várias vezes, mas ela não me passa nenhum protocolo de atendimento e também não gerou nota fiscal do serviço.

    • Olá Antonio,
      Nesse caso, você deve recorrer a justiça entrando com um recurso e vai precisar de ajuda de um advogado especializado, que poderá avaliar a situação e ver como podem proceder.
      Abraço!

  • Farlei says:

    Boa tarde, deixei o carro estacionado na rua e foi furtado, com medo de não receber o seguro, resolvi contar na delegacia que fui roubado, o policial pegou meu telefone e percebeu que eu estava mentindo, resolvi falar a verdade que foi um furto e ele redigiu a história no bo, frisando bem que eu estava mentindo com medo de perder o beneficio do seguro, ele sinalizou que foi furto e não roubo como eu havia dito na primeira história. O seguro mesmo assim cobre se eu acionar?

    Att

    • Sanaira Silveira says:

      Bom dia Farlei,

      Obrigada por comentar no SeguroAuto,
      Para sinistros, entre em contato com a seguradora responsável.

      Atenciosamente.

  • Willian says:

    Boa tarde,

    Minha moto foi roubada e minha cnh está vencida, o seguro cobre ?

    Obrigado

    • Sanaira Silveira says:

      Boa tarde Willian,

      Obrigada por comentar no SeguroAuto,
      Para sinistros, entre em contato com a seguradora responsável.
      Caso você tenha interesse em fazer uma cotação ou renovação de seguro, preencha o formulário em nossa página clicando no link https://vemm.go2cloud.org/aff_c?offer_id=129&aff_id=1339 para que um corretor parceiro entre em contato com você.

      Atenciosamente.

  • Elias says:

    Oi,

    Fui acidentado com minha moto, mas meu IPVA está atrasado, o seguro de quem me colidiu cobre meus danos?

    Att

    • Sanaira Silveira says:

      Bom dia Elias,

      Obrigada pela mensagem em nosso site.
      Para seu tipo de dúvida, entre em contato com um corretor para que possa auxiliá-lo.

      Atenciosamente.

  • Bianca says:

    Olá, tudo bem?

    Eu me envolvi em um acidente em que eu fui a culpada, por distração eu passei no farol vermelho e bati em outro carro. Eu não estava no celular, não estava acima da velocidade, só distraí e não vi o farol. Foi um acidente leve e ninguém se feriu, mas tenho muito receio do seguro não cobrir porque avancei o sinal. Isso pode acontecer?

    Obrigada!

    • Sanaira Silveira says:

      Bom dia Bianca,

      Obrigada por comentar no SeguroAuto,
      Para sinistros, entre em contato com a seguradora responsável.

      Atenciosamente.

  • Anderson Bonini Cuencas says:

    Bom dia,

    Sofri um acidente no qual fui o culpado, meu carro teve varias avarias e algumas foram liberadas e outras não liberaram, dizendo que não tem haver com o sinistro. Já tem meses do sinistro, não aguento mais ficar pedindo avaliação e eles negando, está entrando água nele porque não arrumaram um amassado no capo e nem nas barras laterais de meu carro. Preciso de uma atenção da seguradora Zurich.

    Obrigado

  • Felipe Amorim says:

    Olá, boa noite.

    Eu tenho seguro de cooperativa, Facility associados. Me envolvi em um acidente de carro sem vítimas e acionei somente o serviço para terceiros, a mesma negou o reparo no carro do terceiro alegando que eu cometi uma infração de trânsito.
    Mas isso é possível? Sendo que eu fui o responsável legal pela colisão? E assumi isto no BRAT.

    Tive que arcar com o conserto do carro dele que ficou no total de R$3.600,00. Gostaria de corre atrás desse prejuízo legalmente na justiça, seria válido?

    Abraços e obrigado.

    • Sanaira Silveira says:

      Boa tarde Felipe,

      Obrigada por comentar no SeguroAuto,
      Para sinistros, entre em contato com a seguradora responsável.
      Caso você tenha interesse em fazer uma cotação ou renovação de seguro, preencha o formulário em nossa página clicando no link https://www.seguroauto.org/cote para que um corretor parceiro entre em contato com você.

      Atenciosamente.

  • Marcos says:

    Bom dia,

    Meu veículo se envolveu em um acidente, tenho seguro, acionei meu seguro e ele negou trocar a longarina que danificou, alegando que o veiculo já tinha sido batido, como devo proceder?

    Obrigado

    • Sanaira Silveira says:

      Bom dia Marcos,

      Obrigada por comentar no SeguroAuto,
      Para sinistros, entre em contato com a seguradora responsável.
      Caso você tenha interesse em fazer uma cotação ou renovação de seguro, preencha o formulário em nossa página clicando no link https://www.seguroauto.org/cote para que um corretor parceiro entre em contato com você.

      Atenciosamente.

  • Dirlene Napoleão says:

    Boa tarde,

    Se o IPVA e licenciamento estiverem atrasados, o seguro cobre?

    Obrigada

    • Daniel Lester says:

      Boa noite,

      Entendo que sim, se forem danos parciais. Não é o fato de estar atrasado o IPVA que exime a seguradora de pagar, já que a dívida não é com ela, e sim com o Estado. Mas em caso de perda total, tem que estar em dia, já que tem que dar baixa no Detran. Mas é bom consultar um especialista.

      Att

  • Fernando says:

    Olá,

    Estou pegando um veículo para assumir as parcelas, quero fazer um seguro, mas caso ocorra qualquer coisa, como fazer o valor ser pago para mim e não ao proprietário, não conheço ele e quem está fazendo o seguro sou eu, talvez um contrato no cartório foi o que pensei, mas o que precisaria estar especificado no contrato?

    Obrigado

  • Natan says:

    Boa tarde, no meu seguro tem uma cláusula no contrato, que diz que eu contratante, devo fazer o teste do equipamento rastreador de 30 em 30 dias, meu veiculo foi furtado com 4 dias de vencimento desse teste e ele pede o protocolo deste teste para dar continuidade ao ressarcimento!
    E meu veiculo não foi encontrado!
    Devo processar a empresa caso ela negue o ressarcimento?

    Obrigado

    • Sanaira Silveira says:

      Boa tarde Natan,

      Obrigada por comentar no SeguroAuto,
      Para sinistros, entre em contato com a seguradora responsável.
      Caso você tenha interesse em fazer uma cotação ou renovação de seguro, preencha o formulário em nossa página clicando no link https://www.seguroauto.org/cote para que um corretor parceiro entre em contato com você.

      Atenciosamente.

  • Michele says:

    Olá, porque a seguradora pode recusar a pagar sinistro quando ocorre entre parentes? Com base em que vem essa negativa? Na apólice isso não está escrito, tem alguma lei que especifica isso?

    Obrigada

  • Márcio says:

    Olá, caso preciso do seguro e o carro estiver totalmente irregular, IPVA/Licenciamento atrasado por 2 anos, o seguro vai cobrir normalmente?

    Att

    • Sanaira Silveira says:

      Bom dia Márcio,

      Obrigada por comentar no SeguroAuto,

      Caso você tenha interesse em fazer uma cotação ou renovação de seguro, preencha o formulário em nossa página clicando no link https://www.seguroauto.org/cote para que um corretor parceiro entre em contato com você e tire suas dúvidas.

      Atenciosamente.

  • Luiz Filho says:

    Olá,

    Contratei o seguro para minha moto, com 10 dias de atraso da mensalidade bati, a seguradora pode se recusar a indenizar?

    Obrigado

    • Sanaira Silveira says:

      Bom dia Luiz,

      Obrigada por comentar no SeguroAuto,
      Para sinistros, entre em contato com a seguradora responsável.
      Caso você tenha interesse em fazer uma cotação ou renovação de seguro, preencha o formulário em nossa página clicando no link https://www.seguroauto.org/cote/ para que um corretor parceiro entre em contato com você.

      Atenciosamente.

  • Wemerson says:

    Oi, bati meu carro com recibo preenchido pro meu nome, mas não transferido ainda, o rapaz estava errado e assumiu a culpa e vai a acionar o seguro dele pra pagar, o motivo de eu estar com o doc, em andamento, afetará de eu receber o valor do conserto ou sinistro?

    Obrigado

    • Sanaira Silveira says:

      Boa tarde Wemerson,

      Obrigada por comentar no SeguroAuto,
      Para sinistros, entre em contato com a seguradora responsável.
      Caso você tenha interesse em fazer uma cotação ou renovação de seguro, preencha o formulário em nossa página clicando no link https://www.seguroauto.org/cote/ para que um corretor parceiro entre em contato com você.

      Atenciosamente.

  • Severino Pires says:

    Olá, bateram no meu carro, mas o meu carro está com o documento atrasado e quero saber se o carro que bateu no meu têm seguro, o seguro paga mesmo assim?

    Obrigado

    • Sanaira Silveira says:

      Boa tarde Severino,

      Obrigada por comentar no SeguroAuto,
      Para sinistros, entre em contato com a seguradora responsável.
      Caso você tenha interesse em fazer uma cotação ou renovação de seguro, preencha o formulário em nossa página clicando no link https://www.seguroauto.org/cote/ para que um corretor parceiro entre em contato com você.

      Atenciosamente.

  • Sebastiao Celio Conrado says:

    Olá,

    Eu tenho um seguro, bati meu carro e a seguradora esta se negando a pagar as despesas, alegando que tenho namorada. Porém, sou viúvo a 19 anos e sou só namorado, não tenho união estável. Gostaria de saber se isso tem algum fundamento para a negativa da seguradora.

    Fico no aguardo.

    Grato

    • Sanaira Silveira says:

      Olá Sebastião,

      Obrigada por comentar no SeguroAuto,
      Para sinistros, entre em contato com a seguradora responsável.
      Caso você tenha interesse em fazer uma cotação ou renovação de seguro, preencha o formulário em nossa página clicando no link https://www.seguroauto.org/cote/ para que um corretor parceiro entre em contato com você.

      Atenciosamente.

    • Gabriel says:

      Boa tarde,

      A cia se negar a pagar pelo simples fato do seu estado civil estar errado até por que solteiro é um agravante de risco, então se fosse ao contrário, tudo bem, mas o que não é o seu caso.

      Qual a cia?

      Att

    • Advogado says:

      Bom dia,

      Procure um advogado!
      Há grandes chances de reverter isso na justiça.

      Att

  • Gerson says:

    Boa noite,

    É o seguinte, a mulher bateu no meu carro e ela tem seguro certo, só que o seguro dela se recusou a arrumar meu carro porque ele estava em mal estado de conservação, está certo isso? Foi uma colisão de pouco efeito.

    Att.

    • Sanaira Silveira says:

      Olá Gerson,

      Obrigada por comentar no SeguroAuto,
      Para sinistros, entre em contato com a seguradora responsável.
      Caso você tenha interesse em fazer uma cotação ou renovação de seguro, preencha o formulário em nossa página clicando no link https://www.seguroauto.org/cote/ para que um corretor parceiro entre em contato com você.

      Atenciosamente.

    • Flavia Lemos Medeiros says:

      Olá, peço q me ajude por favor,

      Meu esposo se envolveu num acidente, o carro que estava a sua frente freou bruscamente para uma pessoa passar e não ligou o pisca alerta, meu esposo bateu na traseira dele, ambos os carros deu perca total, não temos seguro, mas o outro carro tem, pagamos a franquia de 8.000 mil, pois tem seguro de terceiros, nesse caso, a seguradora é obrigada a concertar o nosso carro? Visto que ele admitiu que freou bruscamente?

      Obrigada

      • Sanaira Silveira says:

        Bom dia Flavia,

        Obrigada por comentar no SeguroAuto,
        Para sinistros, entre em contato com a seguradora responsável.
        Caso você tenha interesse em fazer uma cotação ou renovação de seguro, preencha o formulário em nossa página clicando no link https://www.seguroauto.org/cote para que um corretor parceiro entre em contato com você.

        Atenciosamente.

  • Romeu says:

    Olá, olha que situação, a seguradora recusou minha apólice porque no dia vieram em casa confirmar os dados do carro, e justo nesse dia, estava chovendo muito e acabei esquecendo o carro na rua, isso pode?

    Até mais.

    • Fabricio says:

      Oi,

      Sim, você assumiu o risco de deixar o veículo em via pública.

      Att

  • Joice says:

    Boa tarde,

    Bateram em minha de moto e o proprietário da moto já é falecido e a seguradora já faz dois meses e não paga o seguro. O que posso fazer pra receber o avalista, deu perca total e a seguradora propôs um acordo mas agora só deposita se for em nome do proprietário.

    Att.

    • Sanaira Silveira says:

      Boa tarde Joice,

      Obrigada por comentar no SeguroAuto,
      Para sinistros, entre em contato com a seguradora responsável.
      Caso você tenha interesse em fazer uma cotação ou renovação de seguro, preencha o formulário em nossa página clicando no link https://www.seguroauto.org/cote/ para que um corretor parceiro entre em contato com você.

      Atenciosamente.

    • Luana FUnck says:

      Olá Joice, bom dia!

      Nestes casos, as seguradoras têm outras alternativas para liberar pagamentos.
      Qual o parentesco do proprietário com você? Umas alternativa seria você fornecer à seguradora cópia da Certidão de Óbito do então proprietário.
      De fato, as seguradoras realizam pagamentos na conta do proprietário, mas neste caso eles devem oferecer alternativa. Verifica isso com a seguradora.

      Até mais.

    • Fabricio Antonelly says:

      Oi,

      Confere o regulamento e seu contrato, caso não conste essas informações no mesmo, cabe ação contra a seguradora pois estarão fazendo um ato ilícito, mas se estiver no regulamento da empresa tudo o que eles ofertaram a você, acredito que a melhor solução é tentar um acordo mais tranquilo possível.

      Att

  • Luis Cláudio Rodrigues Saldanha says:

    Boa noite, meu carro deu perda total, tenho um GNV instalado nele, 5 geração, gostaria de saber se eu posso retirar o kit gás, pois ele não consta no seguro.

    Obrigado

    • Sanaira Silveira says:

      Boa tarde Luis,

      Obrigada por comentar no SeguroAuto,
      Para sinistros, entre em contato com a seguradora responsável.
      Caso você tenha interesse em fazer uma cotação ou renovação de seguro, preencha o formulário em nossa página clicando no link https://www.seguroauto.org/cote/ para que um corretor parceiro entre em contato com você.

      Atenciosamente.

    • Fabricio Antonelly says:

      Oi,

      Acredito que não, mas por ser um opcional instalado no mesmo e não um acessório que saiu de fábrica cabe um acordo entre o senhor e a seguradora.

      Att

  • Anderson Cruz says:

    Olá,

    Tive meu carro roubado no dia 21, a seguradora já havia iniciado o processo de ressarcimento da minha indenização, porém, acharam o carro na data de hoje e querem me devolver, isso está correto?

    Obrigado

    • Luana Funck says:

      Olá Anderson, bom dia!

      Pelo seu comentário entendi que o seu carro foi localizado na mesma data do roubo, é isso? (postagem dia 21.02 e texto “Tive meu carro roubado no dia 21”).
      Se sim, existem companhias que aguardam até 7 dias úteis para verificar se o carro é encontrado, para então depois iniciar o processo de regularização.
      Se seu carro foi roubado e encontrado em seguida, o procedimento adotado pela seguradora está ok.

      Obrigada

    • Fabricio Antonelly says:

      Oi,

      É correto sim, se estiver no prazo de ressarcimento da seguradora, ou seja, seguros particulares até 30 dias úteis, e associações sendo até 90 dias, claro que o veículo tem de ser avaliado e não poderá uma monta de danos acima de 75% da fipe, a seguradora pode sim devolve-lo e iniciar os reparos caso existam.

      Att

  • Edna Araújo Silva says:

    Boa tarde!

    Meu pai comprou um carro 0km novo, contratou um seguro, pagou todas as parcelas e está em dia com as documentações, por fim, ele sofreu um acidente com o carro e veio a óbito, ele não possuía carteira de habilitação, a seguradora me informou que eu e minha irmã não tínhamos o direito da indenização, o que eu faço agora pra poder resgatar o que é nosso por direito?

    Obrigada

    • Fabricio Antonelly says:

      Oi,

      Infelizmente nesse caso, nada. Edna, ele estava cometendo crime do CTB Art. 309, mesmo que não tivesse ocorrido essa tragédia, ele não teria direito a nenhum reparo no veículo por esse motivo.

      Att

      • Leidiany Gomes Ramos Lira says:

        Oi,
        Para contratar um seguro é obrigatório a apresentação da CNH do condutor do veículo. Se o seu pai conseguiu contratar o seguro sem ter CNH e a seguradora aceitou, agora ela não pode se recursar a efetuar o pagamento do seguro.

  • Paulo Roberto says:

    Bom dia,

    Contratei um seguro auto da Youse, e meu carro foi furtado, está. Alienado a BV Financeira, porém estava com 13 parcelas para quitar do total de 48, tive problemas financeiros e atrasei ao ponto de causar busca e apreensão, mas o banco fez uma proposta de quitação enviei com todos os documentos para seguradora, mas a mesma se nega a quitar exigindo uma tal declaração, orando que após o pagamento será retirado o processo de busca, a BV diz que nunca nenhum segurado pediu tal declaração e que as baixas são automáticas conforme lei, acho que a seguradora está com mais fé.

    Obrigado

    • Fabricio Antonelly says:

      Oi,

      Paulo, o que é de praxe é o seguinte, se seu veículo vale 50 mil (exemplo) e você deve 52 mil, a seguradora quita os 50 mil e os 2 mil que sobram o associado continua responsável pelo restante, ou se deve o mesmo valor de fipe é quitado aos credores, e assim acaba o débito, porem isso é variável de regulamento para regulamento, tem que analisar o que eles estão pedindo a você e se realmente estão de má fé.

      Att

  • Juliana Santana Carneiro says:

    Boa tarde,

    Sofri um acidente a 69 km/h em estrada de terra que tinha sido arrumada e cavalhada. A seguradora se negou a pagar, dizendo que estava em alta velocidade e que meus pneus estavam ruins, o que não era verdade. Eu entrando na justiça, qual seria minha chance de ganhar?

    Obrigada

    • Sanaira Silveira says:

      Boa tarde Juliana,

      Obrigada por comentar no SeguroAuto,
      Para sinistros, entre em contato com a seguradora responsável.

      Caso você tenha interesse em fazer uma cotação ou renovação de seguro, preencha o formulário em nossa página clicando no link https://www.seguroauto.org/cote/ para que um corretor parceiro entre em contato com você.

      Atenciosamente.

    • Fabricio Antonelly says:

      Oi,

      Você tem como provar que os pneus estavam em bom estado? Em relação a velocidade o que a lei fala é que em estradas de terras o limite é de 60 km/h – Estradas – vias não pavimentadas (terra, ferro, calçamento de pedras), ai cabe o bom senso.

      Att.

  • Valter de Oliveira Filho says:

    Olá,

    Não sou habilitado, a seguradora do rapaz que foi culpado quer pagar meu conserto mas estou preocupado por não ter CNH e eles quiserem cobrar o conserto de mim. O que devo fazer?

    Obrigado

    • Fabricio Antonelly says:

      Oi,

      Muito provavelmente, quando descobrirem que não é habilitado eles não vão dar a cobertura a você, porém vai também do senso e regulamento de cada seguradora.

  • Sandy says:

    Boa tarde!

    Coloquei GNV no meu veículo, e estava esperando os documentos chegarem pra avisar o corretor, neste período tive um sinistro, a seguradora pode me negar indenização?

    • Fabricio Antonelly says:

      Oi,

      Não, porque o GNV é opcional e não uma peça que saiu de fábrica, no caso você só não tem a cobertura do KIT mesmo ele estando no documento ou não.

      Att

  • Luiz says:

    Oi,

    Caso um familiar (ex: pai ou mãe) pegue o carro emprestado para, por exemplo, ir ao mercado e acontecer algum acidente, o seguro irá cobrir?

    Obrigado

    • William João says:

      Boa tarde,

      Cobre sim Luiz.
      O ideal é informar todos que possam utilizar o carro mais de 15% do tempo de circulação. Em algumas você pode informar todos que vão utilizar e em outras terá de informar o mais jovem caso venha a utilizar mais de 2 dias na semana!
      Se não for o caso, não tem problema. A seguradora só vai negar após abrir sindicância e se constatar irregularidades/divergências no perfil.

      Abçs

      William João

    • Fabricio Antonelly says:

      Oi,

      Associações geralmente não discriminam condutores, ou seja qualquer pessoa habilitada com habilitação em dia pode conduzir o veículo.
      Porem seguradores particulares eles exigem apenas o titular da apólice, aconselho você pegar o seu contrato ou apólice e dar uma lida, isso não é regra geral de todas as empresas.

      Att

  • Joaquim da Costa says:

    Boa tarde, tive um acidente com o meu carro, pelo qual não fui culpado, a seguradora do carro culpado só quer pagar o valor de mercado do meu carro, Legalmente poderá fazer isso? É que eu nunca tive o carro á venda, e apesar de velho, está em muito bom estado, se o quisesse vender teria feito por isso, o valor para mim, é muito superior ao valor de mercado, obrigado.

    • Sanaira Silveira says:

      Bom dia Joaquim,

      Obrigada por comentar no SeguroAuto,
      Para sinistros, entre em contato com a seguradora responsável.
      Caso você tenha interesse em fazer uma cotação ou renovação de seguro, preencha o formulário em nossa página clicando no link https://www.seguroauto.org/cote/ para que um corretor parceiro entre em contato com você.

      Atenciosamente.

    • Fabricio Antonelly says:

      Oi,

      Está correto sim, carros mais antigos geralmente tem valor sentimental alto para os donos, porem para efeito de ressarcimento, o correto é pagar o valor da FIPE no dia do ocorrido.

      Att

  • Vinicius says:

    Boa tarde!

    Instalação de GNV, tem que ser avisado a seguradora para não correr o risco de ser recusado uma possível indenização por sinistro?

    Obrigado.

    • Sanaira Silveira says:

      Boa tarde Vinicius,

      Obrigada pela mensagem em nosso site.
      Se você já possui seguro, entre em contato com seu corretor para que possa ajuda-lo.

      Atenciosamente.

    • Fabricio Antonelly says:

      Oi,

      Sim, porém, mesmo sendo avisado não será item de ressarcimento, pois se trata de um opcional e não original de fábrica.

      Att

  • Adriana Ferreira de Oliveira says:

    Boa tarde, meu esposo fez um seguro desses de cooperativa, nisso meu ele foi assaltado, já faz um ano e até o momento o seguro não pagou, foi pra justiça e tudo, lá na audiência eles alegaram que ainda não pagaram por falta de documentos, documentos esses que só era o recibo e que o mesmo já se encontrava com a assegurada, agora a assegurada está falando que deu negativa pra pagamento, antes quando meu esposo foi lá diziam que iriam pagar tal dia, depois final de mês e agora vieram com essa, gostaria de tirar essa dúvida, se eles estão certos em fazerem isso ou estão enrolando pra não pagar, devo voltar a justiça?

    Desde já, agradeço a compreensão.

    • Sanaira Silveira says:

      Boa tarde Adriana,

      Obrigada por comentar no SeguroAuto,
      Para sinistros, entre em contato com seu corretor para que possa lhe orientar da melhor forma.
      Caso você tenha interesse em fazer uma cotação ou renovação de seguro, preencha o formulário em nossa página clicando no link https://www.seguroauto.org/cote/ para que um corretor parceiro entre em contato com você.

      Atenciosamente.

    • Fabricio Antonelly says:

      Oi,

      O costumeiro em qualquer sinistro é primeiro fazer o B.O no dia do ocorrido, após isso dar entrada junto a associação e pedir a abertura do sinistro, se foi feito isso tudo e entregue todos os documentos necessários e mesmo assim eles não pagaram o melhor caminho é a justiça sim.

      Att

  • André Leão says:

    Boa noite,

    Me envolvi em um acidente onde eu estava certo. A pessoa causadora tem seguro e meu carro foi periciado como “perda total”. Porém, estou com o licenciamento atrasado. Isso impede que eu receba o valor do veículo?

    Obrigado

    • Sanaira Silveira says:

      Boa noite André,

      Obrigada por comentar no SeguroAuto,
      Para sinistros, entre em contato com a seguradora responsável.
      Caso você tenha interesse em fazer uma cotação ou renovação de seguro, preencha o formulário em nossa página clicando no link https://www.seguroauto.org/cote/ para que um corretor parceiro entre em contato com você.

      Atenciosamente.

    • Fabricio Antonelly says:

      Oi,

      Se no momento do acidente estivesse atrasado, é motivo sim para não ressarcimento do seu carro, pois consiste em crime, conforme o artigo 230 do CTB.

  • Antônio says:

    Oi,

    Fiz a compra de um veículo, juntamente adicionaram um seguro, de acidente de vida doença incapacidade temporária ou permanente, ai precisei acionar o seguro, e até agora nada dizendo que falta documentação tipo comprovante que eu não trabalho autônomo, sendo que na apólice é contrato já comprova isso, uma coisa sem nexo, falará que falta laudo médico, enviei dois, um na época do ocorrido, um atual e uma declaração do médico, juntamente com o formulário deles mesmos, eles estão agindo de má fé porque o valor não é tão alto, só que está me constrangindo muito, e como estou com problemas de saúde dependo dos outros para me locomover, e isso gera muita despesa. Gostaria de saber se eles vão me ressarcir todo esses danos, que estou passando, já que só quero o que é direito meu.

    Até.

    • Fabricio Antonelly says:

      Oi,

      Você pode entrar sim contra eles por esses transtornos e gastos, mas claro tudo comprovado mediante a notas fiscais, ninguém paga ninguém apenas por falar que gastou.

  • Noemia Ferreira says:

    Boa tarde,

    Eu tenho carro novo e nunca vou colocar seguro, senão serei roubada duas vezes, não tô aqui pra sustentar filhos dos outros e muito menos família de ninguém, quem fez carregue sua cruz.
    Essa de seguro é maior roubo, o cara paga e não recebe, porque se ler atentamente o contrato de crime de extorsão deles, você não tem direito a nada.
    Tiro como exemplo meu irmão que foi roubado pela Porto Seguro e pelo vagabundo ladrão, fora as diretrizes deles que são as filiais que dizem que vai ter rastreador.

    Até mais.

    • Paulo says:

      Bom dia,

      Só não recebe se mentir nas informações, pois tenho seguro e sempre que precisei fui atendido, agora se você tiver mentido nas informações vai ter negativa no sinistro sim.

  • Geronimo says:

    Bom dia, meu veículo foi roubado e não tenho o dult, como faço para obter o seguro sem esse documento?

    Obrigado.

  • Sidnei Sichieri says:

    Olá,

    Veículo com 3 mil km e 45 dias envolveu-se em acidente e duas rodas foram danificadas. Não fui o causador do sinistro. Tenho o direito de colocar rodas originais? Posso recusar roda diamantada, levando em conta que esta ficou diferente das demais? A seguradora quer me entregar o veículo com uma roda reparada e diferente das outras.

    Aguardo contato.

    • Sanaira Silveira says:

      Bom dia Sidnei,

      Obrigada por comentar no SeguroAuto,
      Para sinistros, entre em contato com a seguradora responsável.
      Caso você tenha interesse em fazer uma cotação ou renovação de seguro, preencha o formulário em nossa página clicando no link https://www.seguroauto.org/cote/ para que um corretor parceiro entre em contato com você.

      Atenciosamente.

    • Fabricio Antonelly says:

      Oi,

      Sim, veículos com garantia de fábrica, as peças obrigatoriamente deverão ser originais das que saíram no modelo em questão, e não reparadas. Eles tem a obrigação de repor a roda igual as demais ou ressarcir os valores referente a elas.

  • Cristian says:

    Bom dia, minha irmã comprou um carro e a seguradora recusou por estar constando adulteração na quilometragem, ela viu que é pouca, se ela retornar para a original a seguradora aprova um novo seguro? Ou teria que fazer um seguro em outra seguradora?

    Obrigado.

    • Fabricio Antonelly says:

      Oi,

      Nesse caso a seguradora está certa em negar a adesão dela, em relação a quilometragem é um caso a ser avaliado.

      Att

  • João Campos says:

    Bom dia,

    Gostaria de saber qual endereço de e-mail que eu posso mandar meus documentos e número do contrato para que eu receba o seguro da minha Van por motivo que fiquei desempregado no momento.

    Agradeço,

    João Campos.

    • Sanaira Silveira says:

      Bom dia João,

      Obrigada por comentar no SeguroAuto,
      Por favor, entre em contato com seu corretor para que possa ajuda-lo.
      Caso você tenha interesse em fazer uma cotação ou renovação de seguro, preencha o formulário em nossa página clicando no link https://www.seguroauto.org/cote/ para que um corretor parceiro entre em contato com você.

      Atenciosamente

      • Hermes says:

        Bom dia,

        Tenho um endereço que fico para o meu trabalho de segunda a sexta e outro que passo todos os finais de semana que são de minha propriedade. O endereço que passo os finais de semana está ficando bem mais barato na cotação do seguro. É arriscado deixar no endereço de final de semana?

        Obrigado

        • Sanaira Silveira says:

          Bom dia Hermes,

          Obrigada pelo contato.
          O correto é você informar todos os endereços que seu carro fica, trabalho/residência, para que não haja nenhum problema em caso de sinistro.

          Atenciosamente.

  • Filipi says:

    Olá, o seguro cobre carros com passagens por leilão?

    Obrigado

    • Fabricio Antonelly says:

      Oi,

      Cobre sim, mas geralmente sofrem depreciação entre 30% e 25% da tabela fipe, para efeito de ressarcimento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *